Recommended Posts

Publicado

Bem sei que á primeira vista parece um aqua muito pouco cuidado na limpeza, mas não é o que parece, trata-se de uma alga ( não tenho a certeza) que todos os dias dá ao fundo um aspecto de excesso de matéria organica em decomposição, há uns bons 15 dias que aspiro o fundo todos os dias removendo esta sujidade, mas a propagação é rápida e no outro dia lá está de novo.

O filtro externo está OK, e isto ataca o caule da planta ganhando esta uns filamentos castanhos como raizes de fio fino, estou sempre puxar esses filamentos dos pés das plantas, mas rápidamente crescem de novo, se houver necessidade de colocar mais fotos de detalhe digam, tentei remover descendo nitratos a 2ppm e fosfatos a 0.5ppm sem sucesso...as plantas tem passado cá uma fomeca... :wink:

Alguém já teve algo parecido e me ajuda a eliminar?

Dêem a vossa opinião.

 

 

Pic_4352_1.jpg

Pic_4352_2.jpg

Luís Lima

Publicado:

aspirar o areao uma vez por semana, não sei como está isso em termos de trocas de água, já agora, que planta é essa?

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Publicado:

Boas

 

Crescem de um dia para o outro não é?

 

O melhor que te posso dizer é que tenho um aquário novo cujo fim do ciclo inicial foi "violento". As leituras de nitratos e fosfatos batiam o fim da escala.

 

Hoje comprei 4 Pitbul Plecos. Antes de os colocar tirei a maior parte dessas algas, mas ainda ficaram muitas nos locais menos acessiveis e agarrados às plantas.

 

Plecos para o aquário e poucas horas depois o resultado é simplesmente fabuloso... grandes tufos dessas alga já desapareceram e já passaram para os vidros. Lá trabalhadores são eles.

 

Durante esta semana vou baixar o fotoperiodo para 8H, colocar elementos na água e deixar os plecos trabalhar.

 

Boa sorte, esta é a minha receita actual.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Publicado:

não sei o nome das plantas, mas a vista parcial deste aquário aqui exposta é o espelho de todas os outros pés de plantas mesmo de outras especies existentes no aquário, faço TPA´s todos os dia 10-20%.

 

Os parametros da água fosfatos nitratos estão bons tendo mesmo removido a adubação tentando eliminar a alga.

 

O aquário recebe luz ( NÃO EXPOSTA ) de uma janela que está a uns 4m do aquario, será que a luz natural de manhã mais as 10h do fotoperiodo ( as luzes ligam ás 12 até 22h00, durante a manhã já houve alguma iluminação mesmo que não directa, será que está a dar vantagem ás algas?

 

Posso tentar melhorar a equipa de limpeza...VLAD as algas que tinhas eram deste tipo?

Luís Lima

Publicado:

Boas

 

Pelo que vejo das fotos, eram assim (e ainda são, os plecos lá andam a trabalhar) mas os meus valores de fosfatos e nitratos ainda são uma vergonha.

 

Se os teus valores de nitratos e fosfatos andam baixos, penso que possa ser uma carência de nutrientes das plantas que, aliado a um foto-periodo grande pode levar ao aparecimento de algas.

 

Infelizmente não te sei dizer quais são os nutrientes que podem estar em carência porque não percebo grande coisa disso. :(

 

Talvez (mas posso estar enganado) colocar elementos na água e diminuir o foto-periodo ajude, mas pode demorar uma semana, mais ou menos.

 

Boa Sorte

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.