O meu primeiro aquário!


Telmus

Recommended Posts

Já estive a fazer pesquisas, penso que ainda tenho algum espaço para a lã filtrante, para a cerâmica é que é mais difícil, é isto?

http://img2.mlstatic.com/ceramica-glass-rings-p-aquarios-300g-minjiang_MLB-O-3464369877_112012.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas Telmo,

 

Na minha opinião eu não lavava o filtro(a não ser que esteja entupido), aquilo que tu chamas lixo, é na realizade que permite também criar bactérias(não te esqueças que estás a ciclar e a estabelecer a colónia de bactérias). Mesmo nesse filtro será possível colocares algumas matérias filtrantes, mesmo em pouca quantidade, sempre é alguma coisa. Podes reduzir o tamanho da esponja. Eu no meu primeiro filtro fiz isso e resultou perfeitamente.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o NGOD já me mostrou umas cerâmicas pequenas, quando as comprar encurto a esponja e meto o resto...
O meu aquário está cheinho de bolhas na parte de baixo no filtro e no termostato, e a agua ainda não está 100% cristalina... Haverá algum problema?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não estou ver que exista qualquer problema por aparecer bolhas. Só queria retificar o que já te dissera. Por ordem ascendente, ou seja por onde entra a água do aquário no filtro, deves colocar em primeiro a esponja(filtragem mecânica), de seguida as cerâmicas(filtragem biológica) e por último podes ainda colocar a lã(novamente filtragem mecânica).

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o passar do tempo noto que a água está menos baça, a unica questão é um 'pozinho' branco acente no fundo do aquário.

 

Questão: Estou a pensar colocar umas valisnérias para acelerar um pouco o ciclo e começar a dar vida aos poucos ao aquário. O meu substato serve? (3-5mm)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite, Aproveito tambem este espaço porque montei algum tempo um aquário com perto de 30 litros de agua quente
Tenho usado um condicionar para água de torneira e passado uma semana(hoj) fiz limpeza do aquario, limpeza de agua etc...
MAs antes disso já morreram dois peixes um limpa vidros e outro cujo nome nao sei.
Não sei o que se passa li algumas coisas sobre aquariofilia tenho feito o processo normal se alguem experiente me pudesse ajudar agradecia

deixo aqui imagens do meu aquario
http://tinypic.com/view.php?pic=hx6o9c&s=5#.UquL8yeXAZ4
http://tinypic.com/r/2ymj448/5

Gosta de saber se as plantas são indicadas (plastico)

Se o filtro tambem é o melhor para tamanho

Se a luz do aquario tambem, é relevante dizer que aquela luz tem a possibilidade de fazer bolhas apartir de uma bomba de ar, só não coloquei a funcionar porque pareceu-me muita confusão e barulho...

Obrigado Telmo Ribeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes plantar valisnérias com essa volumetria de substrato. A valisnérias é de crescimento rapído, obriga a podas mais constantes, mas é ótima para iniciares o aquário

Características: Planta muito comum nas mais diversas lojas de animais, é uma das mais rústicas macrófitas ornamentais. Sua beleza, incrível adaptabilidade e sua fácil manutenção a tornaram uma espécie muito popular ente os aquaristas.

 

É uma ávida consumidora de compostos como amônia, nitrito, nitrato e fosfatos, tanto por via radicular como foliar, dispensa o uso de fertilizantes líquidos e é muito usada no início das montagens de aquários plantados, pois evita o aparecimento exagerado de algas verdes (perdem por competição de nutrientes). Com um sistema radicular bem forte e bem desenvolvido, suas raízes podem facilmente ultrapassar 15 cm de comprimento. Isso além de garantir uma maior área de alcance da camada fértil, torna a planta muito bem fixa, evitando que seja desenterrada por peixes escavadores, como muitos ciclídeos. Seu crescimento exageradamente rápido também ameniza o ataque de peixes herbívoros, como peixes do gênero Etroplus (Mexiricas).

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente, a sério, que resposta mais completa!

Estou mesmo a pensar comprar pelo menos uma! Custa-me ver o aquário vazio...

Na loja de animais da minha zona, as plantas estão em agua fria, a passagem para agua quente (por volta dos 26º) não a vai matar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será tanto no frio, mas em temperatura amena. Não fará qualquer diferença, embora as plantas também tenham a sua temperatura ideal, varia de espécie para espécie. No caso da valisnéria, entre 26º e 32º, de preferência águas moles.

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NGOD e Newhobby, tenho outra questão!
Desta vez tem a ver com o foto fundo! Comprei um foto fundo muito simples, é a casca de um sobreiro, é um padrão muito solido e fica bem!
A minha questão é a seguinte, reparei que o foto fundo quando molhado se cola ao vidro do aquario, danto muita cor ao foto fundo, fica muito mais notorio.

Como é normal a agua evaporou e o foto fundo está mais escuto (lado esquerdo da foto).
O normal é estar escuro e seco ou com a agua para dar o efeito mais nitido e brilhante?



http://www.aquariofilia.net/forum/galeria01/gallery_71624_4005_179202.jpg


O foto fundo já esteve completamente direito e sem bolhas, foi bem aplicado, agora é que está assim :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Telmo,

Sinceramente nesta matéria não te posso ajudar, porque nunca tive essa experiência. Pelo que percebi, colocaste a foto por dentro do aquário? Se sim, penso que seja normal que a cor se altere dentro e fora de água. Em todo o caso, gostei dessa foto, embora não aprecie coisas artificiais no aquário.

 

Bom Natal

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Telmo,

Sinceramente nesta matéria não te posso ajudar, porque nunca tive essa experiência. Pelo que percebi, colocaste a foto por dentro do aquário? Se sim, penso que seja normal que a cor se altere dentro e fora de água. Em todo o caso, gostei dessa foto, embora não aprecie coisas artificiais no aquário.

 

Bom Natal

Boas faço palavras minhas as do Newhobby.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está tudo controlado! Obrigado na mesma! :D
O ciclo já está a terminar e já estou quase a meter os peixes! :D

Espada
Tetra limão
Tetra negro
Platy
Otocinclus

No centro do aquario, troncos com musgo de java,
Em fundo:
Valisnérias.


Gostava de ver os vossos aquarios, se pudesses publicar fotos eu agradecia :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite!
Boas Festas e Boas Entradas! :D

Como qualquer principiante, mais questões!
Comprei 3 bocados de tronco red moor wood, já os tenho dentro de água, e já li que tenho de esperar pelo menos um mês para que parem de flutuar.
Tenho o musgo de java dentro de um saco, mas dentro do aquario na mesma.

Posso meter os peixes e meter os troncos prosteriormente?
Ou espero mais um mês? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Telmus.

 

Se já tens o aquário ciclado, podes já por os peixes ;)

Mas eu aconselhava-te que tivesses o tronco de molho (fora do aquário), porque ele vai libertar alguns taninos que vão deixar a água do aquário um pouco corada...

Convinha lavares esse tronco bem antes de o pores no aquário.. E também o podias deixar de molho para ele ir já absorvendo uma água e depois não ficar a flutuar ;)

 

O que podes fazer também, é atar ao tronco uma pedra, forçando-o a ir para o fundo... Foi o que fiz com o meu tronco :) Passado uns tempos o tronco já não flutuava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite ARodrigues!

Sim, já está ciclado! :D
E os troncos já estão de molho! Hoje meti agua a ferver 4 vezes, mas vou acalmar nos próximos dias só com os troncos dentro de água :)
Já pensei nisso de meter a pedra a fazer peso, mas não tenho pedras, e são 3 troncos, não havia pedras que chegassem :b
Mas pronto, em janeiro compro os peixes e a meio do mês já deve dar para meter os troncos!

Há problema de o musgo de java estar dentro de um saco? O saco tem furos, a agua do aquario entra e sai na mesma..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou do Algarve, é só abrir ali a porta da rua e o que não me faltam são pedras :P Arranjar uma pedra para prender o tronco não foi problema ;)

No teu caso já não sei... :P Mas mete o tronco dentro de um recipiente, ele vai "lavando" e vai-se ensupando e começa a ir ao fundo.

 

Não há problema em teres o musgo dentro do saquinho ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.