Renovar Iluminação T5 vs LED's


Apoxyomenos

Recommended Posts

Boas

 

Tenho de renovar urgentemente a iluminação do meu aquário que tem 120cmx50cmx60cm e calha com duas t5 de 54W cada.

A ideia seria aproveitar para colocar algo que ajudasse a baixar a conta da luz pelo que imediatamente pensei em LED's:
Depois de pesquisar encontrei calhas com 6500k e com 12.000k.

Qual das duas aconselhariam a colocar?

Seriam suficientes 2 calhas de 1m para manter as plantas bem cuidadas?
Permitir-me-ia ter algo mais que as anubias, echinodorus e valisnérias?

Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu penso que o grande problemas dos leds é a distância até às plantas.

Eu arriscar-me-ia a dizer que com 60cm de altura os leds não são de toda a iluminação mais indicada.

Também depende muito do tipo de leds que estás a falar... há baratuchos e não tão baratuchos, melhores e piores.

Convem ver os K mas também os lumens etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estou com um dilema semelhante mas é em relação ao aquário da aquatlantis elegance plus 100 que já vem equipado com uma calha de leds e também tenho dúvidas se será suficiente, especialmente porque não encontro informações detalhadas sobre a potência e a quantidade dos leds.

Desculpem estar a usar o tópico, mas penso que se a informação estiver toda concentrada também ajuda na pesquisa. Se alguém tiver informações mais especificas sobre a calha diga!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, dá uma olhada no meu sistema.EHEIM 200L

com uma calha de leds 18w|1metro tive valisnerias, echinodorus, anubias e musgos sem problemas.

quando passei para plantas mais exigentes tive de fazer reforço, tudo com led.

Tenho Co2 e fertilização DIY (também ajuda no sucesso).

tenho lá explicado todo o material e evolução.

É apenas um exemplo do que dá para fazer, mas foge um pouco às regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Estive a ver o exemplo e estás de parabéns. muito bom mesmo.
Já deu também para perder um pouco o medo dos Leds. Acho que se devem aguentar.

Vou optar por colocar duas calhas com consumo de 15.5W cada, com ângulo de 120º e 48 leds cada.

Serão de 6500k.

Editado por Apoxyomenos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fui à loja e procurei na calha informações que me pudessem ajudar. encontrei isto: easy led 360 24v led 25,2W

Ora com isto suponho que sejam 360 leds que consomem 25,2 w e agora? Alguém sabem converter isto para as lâmpadas normais t5 ou t8?

Não havia informações de lúmenes nem de temperatura de cor...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Equivale 'assim por alto' a um tubo T5|T8 do mesmo comprimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá,

 

Desculpem reutilizar o tópico, mas tenho um problema práticamente igual. O meu aquário tem 50cm de altura (desde o substracto à lampada). Neste momento está equipado com 2 lampadas de 40w t8 e uma de 30w t8. Como comprei em 2ª mão parece-me que estas lampadas são de origem e já devem ter uns anos.

Tenho substrato fluval stratum e uma garrafa CO2, mas as plantas desde que montei o aquário, estão a enfraquecer e a ficar amareladas. Algumas (cambombas) estão a apodrecer.

Deduzo que será da iluminação insuficiente e velha. Estou correcto?

 

Estou a pensar em adquirir lampadas T8 LED. Mas não percebo grande coisas disto apesar da pesquisa.

Selecionei estas:

Mas realmente não tenho grandes conhecimentos para saber se isto serve.

Qual é o angulo ideal? 120º?

SMD 3528 ou SMD 3014?

 

Têm alguma loja em Portugal que aconselhem? Há LEDs apropriados para aquario? Devo-me preocupar com a humidade gerada?

 

Obrigado

Editado por Ivan Pereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais