Como acabar com Riccia?


João Miguel Silva

Recommended Posts

Boas pessoal, não sei se já alguém passou por este problema, mas o que se passa é que tenho o aquário completamente contaminado com riccia (não sei de onde apareceu). Tenho um tapete de parvula e marsilea hirsuta que está totalmente minado, e já não sei o que fazer... Este problema tornou-se sem duvida mais difícil do que qualquer alga, pois é impossível de remover todos os fragmentos à mão e não estou a ver nenhuma solução para acabar com isto...

 

Por favor se alguém tiver uma ideia, ou solução para isto, estou disposto a experimentar tudo... até já cheguei a pensar desmontar o aquário :/

 

Espero a vossa ajuda

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A riccia está presa no tapete, no fundo... mesmo penteando não estou a conseguir por varias razoes: o tapete está muito compacto e acaba por começar a levantar, para alem disso a riccia muitas vezes ao fazer isso parte-se em vários segmentos e acaba por ficar lá, o que ainda é pior!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal estou a desesperar... até já experimentei com um pente, mas a parvula esta a levantar porque está muito compacta

 

aqui está uma foto do problema, penso que conseguem perceber a confusão de riccia que está ali no meio

 

2wpv.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

João, quando chega a esse ponto só mesmo desmanchando. Não há pentes que resistam pq por muito que retires ela cresce numa semana.

A Riccia é a planta que mais abomino em aquariofilia, por muito bom aspecto que possa ter às vezes.

Pior qd entra sem sequer se querer (sempre numa planta qq).

 

A situação piora bastante em high-techs com todas as condições para tapetes como esse crescerem, pq a Riccia tem as mesmas boas condições mas cresce ainda mais.

 

Sorry :unsure: My two cents...

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Tugz, mas já se foi

 

João, quando chega a esse ponto só mesmo desmanchando. Não há pentes que resistam pq por muito que retires ela cresce numa semana.

A Riccia é a planta que mais abomino em aquariofilia, por muito bom aspecto que possa ter às vezes.

Pior qd entra sem sequer se querer (sempre numa planta qq).

 

A situação piora bastante em high-techs com todas as condições para tapetes como esse crescerem, pq a Riccia tem as mesmas boas condições mas cresce ainda mais.

 

Sorry :unsure: My two cents...

 

Pedro.

 

Pedro a partir deste momento partilho da tua revolta contra a riccia... que planta terrível, quanto mais tentei tirar pior foi, obrigou-me mesmo a remontar tudo e fazer uma segunda versão do aquário disponível por outros lados... o ponto positivo é que deu para a prender e para a próxima a evitar esta situação logo de inicio

 

Obrigado

Cumprimentos

Editado por João Miguel Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais