Duvidas sobre iluminação


Recommended Posts

boas

 

tenho um aqua de 120 Lit (100x30x40) e a minha intenção e fazer um plantadozito qual o tipo de iluminaçao que devo usar. HQI, T5, T8???? :lol::drinking:starwars

expeliquem-me as diderenças entre elas e qual a mais indicada para mim

cumps

Fábio Baião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem as HQI sao mt boas em aquas fundos com mais de 60 cm. no caso do teu talvez n justifeque HQI pois sao muito caras e talvez uma calha do tipo life-tec, terias ela que comprar lanpadas com espectros vermelhos bracos e amarelados. mesmo assim com a compra das lampadas acho que acaba por compensar o preço pois as lampadas sao baratas. se o dinheiro n importar acho que as HQI sao a melhor opçao pois consegues ter numa lampada os espectros amarelo branco e vermelho com uma grande penetraçao na coluna de agua. para alem disso a HQI tem uma luz com um aspecto muito mais natural ou seja para o observador a HQI da uma ideia de sol ate se tiveres movimento a superficie da agua akilo faz tipo raios a penetrar na agua, igual ao sol.

 

ah, ja me esquecia lampadas HQI para plantas so entre os 4500 e os 6500 kelvin

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde a todos!

 

Hoje comprei um aquário de 80L (80cm de largura, 45 cm de altura de 30,5cm de profundidade.). O aquário vem com uma lâmpada fluorescente de 230v - 50hz - 18watts. Li, em vários sites dedicados à aquariofilia que a lâmpada deverá ser, de preferência, de 0,5 watts por litro... A lâmpada possui um sistema reflector... A minha questão é se os 18 watts serão suficientes para iluminar a aquário, dado que tenciono plantá-lo... :wink:

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende das especies que pretende plantar, nem todas as palntas tem as mesmas exisgencias de luz, habitualmente os aquarios só trazem luz para se ver os peixes e bem abaixo das necessidades das plantas. Se pretender se ficar pelas Anubias não vai precisar de mais luz para manter as plantas, são muito pouco exigentes.

Luís Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para a seguinte flora, qual a iluminação mais aconselhada?

é para um aqua de 60L ou de 72L!.

 

Flora:

- Hemianthus Micranthemoides

- Riccia Fluitans

- Glossostigma Elatinoides

- Heterantera Zosterifolia

- Salvinia Natans

- Myriophyllum tuberculatum (Red)

- Ludwigia arcuata

 

o sistema de Co2 será caseiro.

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Desde ha algum tempo q tenho andado a procura de uma resposta o mais correcta possivel sobre iluminaçao para o meu aqua.

 

O ultima conselho que me deram foi a utilizaçao de compactas.

As medidas do aqua sao 100x40x30 (+/- 110l).

 

Tenho alguns peixes e a flora neste momento sao so anubias (com 30w de luz nao preciso de mais). A intençao é por mais plantas.

 

O que aconselham?

 

Cumps

Os sonhos de uns são as certezas de outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tb vou por compactas.

Já começei a comprar o material.

 

O meu aqua é de 150*40*50, o que dá aproximadamente 310L, e vou por 6 lampadas compactas de 55W cada numa configuração de 3+3. O que me vai permitir tb, utilizar lampadas de espectro diferente.

 

Já ando de volta da iluminação à muito tempo, e esta pareceu-me ser a melhor solução. As lampadas compactas Dulux L são as que apresentam maior potência por cm de lampada, tirando as HQI claro.

 

As HQI para mim, têm o grande inconveniente de comsumir muito, e para a mesma potência não posso variar o espectro. Embora que como já foi dito, elas têm presente o espectro completo.

 

Eu voto em compactas! :shock:

Cpmts,

João

 

202_178.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.