que pais tao mal comportados..


silvia_paixao

Recommended Posts

Boa noite a todos.

O meu casal de escalares fez uma postura logo no 1° mes que veio para o aqua. Nasceram e so retirei cerca d 10 alevins quando estes começaram a nadar mais afoitamente pelo aqua e claro.. os outros peixes comiam-nos.

Acabei por perder os alevins por ignorancia (fui apanhada d surpresa com a postura e nem nunca tinha tido escalares a procriar antes) durante as limpezas do recipiente que arranjei para os meter na altura

 

Entretanto li o que pude na net, aqui mesmo no forum e comprei o que iria ser preciso para uma outra ninhada.

O escalares ja fizeram mais posturas mas agora deram em comer os ovos todos durante a noite

Ja me livrei dos synodontis decora (um deles tava uma bisarma autentica) porque achei que talves stressasse os pais durante a noite nas sua caçadas, ja deixei uma luz d presença e nada. No dia seguinte ja n havia ovos para ninguem

 

Hoje houve uma 3a postura e agora mesmo fui colocar a luz d presença d forma a iluminar melhor os ovos e zas.. ainda nao tinha acabado d ajeitar o candeeiro e ja a malvada da fêmea estava a dar uma razia desgraçada aos ovos todos.. nao tive tempo para mais do que jogar mao a folha, corta-la com os dedos mesmo e deixar os ovos na folha dentro d uma maternidad ate amanha..

La vou eu por um aqua a ciclar ja amanha na boa fe de tentar ter exito com esta postura..

 

So nao entendo porque é que da 1a vez correu tudo tao bem e agora deram em ser uns pais desalmados..

 

Nao adicionei mais peixes nenhuns, ate me desfiz d alguns guppies e dos synodontis, alimentei-os antes d desligar as luzes e so tenho peixes d porte pequeno junto com os escalares.

 

Nao era suposto melhorarem este tipo d comportamento a medida que iam fazendo as posturas?

Acham que deva deixar a luz do aquario acesa sempre ate os alevins nasceram da proxima vez?

 

É que fico com muita pena de lhes tirar os ovos porque gostei tanto de ver o comportamento parental durante a 1a ninhada.. gostaria de conseguir ver mais vezes mas ta complicado, :(

 

Obrigado a todos desde ja

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ás vezes os peixes comem os filhos porque foram criados artificialmente, é como se não fossem ensinados quando nasceram a faze-lo. Pode também ser stress, falta da luz de presença, os peixes terem outros com eles e preferem comer a ninhada em vez de a perder para outros. Pode ser inexperiência também..

 

Se eles já o fizeram uma vez é provável que voltem a faze-lo (mudaste o layout?). É das coisas mais espetaculares ver os país a tomar conta dos filhos.. Uma vez assisti a um casal meu a "comer" todos os filhos porque eu apareci lá com uma seringa para lhes dar de comida. Passado minutos vejo-os a libertar os alevinos todos num outro sítio (mais de 50). Foi mesmo espetacular, portanto aconselho-te a deixa-los ter mais uns erros (ou então tirar só um bocado da postura, mas sem eles repararem, que senão ficam chateados) Boa sorte!

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nao. Nao mudei o layout, o numero de peixes é o mesmo do inicio, ou seja, o mesmo de quando fizeram a 1a postura..

 

Tambem ja vi eles a apanharem os alevins e a larga-los noutro lado, achei muito engraçado tambem.

 

Deixa la ver como me safo com estes ovos agora e da proxima acho que vou exprimentar deixar a luz acesa ate eclodirem pelo menos.. :( mas é uma pena. Adorava mesmo que conseguissem manter uma ninhada com eles.

Mas tambem ja li por aqui que num comunitario nao é tarefa facil d se conseguir e eu nao tenho espaço para montar mais um aqua com as dimensoes necessarias para o escalar.. enfim. Vamos tentando o que se pode

 

De qualquer forma muito obrigada

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu nao tenho como os separar do aqua comunitario. Pelo menos por agora.

Acho que se aparecesse ca em casa com mais um aquario era logo posta na rua com os peixes ao colo, lol.

 

Mas tenho um de 5 lts que se desenrrasca em certas ocasioes

Vou seguir o conselho e se tiver que tirar os ovos outra vez ponho-os depois nesse aqua com um bocado d azul d metileno.

 

Faço como?

Todos os dias um bocadinho ate os alevins eclodirem e depois de nascerem tpa de 30% durante uns dias ou meto a dose indicada so uma vez e nao mexo ate estarem todos a nadar e a comer?

 

obrigada

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais