Guppy doente??


Fabio Domingos

Recommended Posts

Boas.

 

Comecei a pouco tempo com um aquário e ainda sei muito pouco sobre tudo o que o envolve.

O meu guppy macho desde de que veio da loja esta sempre junto ao areal, quase não nada e quando o faz é por pouco tempo, parece também que lhe custa respirar, a fêmea por contrario tem bastante energia e parece saudável.

O ph da agua é de 7,50 mas acho este tipo de teste muito incerto por se ter que comparar as cores. (sera ph-wer- test )

A temperatura da agua é de 26 º .

E antes de por os peixes utilizei Nutrafin aqua + plus , e nutrafin cycle .. os quais não sei bem para o que servem e se tenho que voltar a usar.

Aparte disto não fiz mais testes nenhuns.

 

Alguém me sabe dizer que se passa com o guppy ??

Em uma loja me disseram que deveria ter usado antes de por os peixes um tratamento que é: esha 2000 , e que serve como tratamento para varios fungos..

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei de que se trata isso !!!? :(

 

Poooissss. Não leves a mal mas todas as semanas aparece cá alguém como tu, e é cansativo repetir a mesma conversa a toda a hora.

 

Um conselho:

Muito provavelmente não tens as condições apropriadas para teres os peixes. Não faças as coisas porque um lojista te diz para fazer (a maior parte não percebe nada e só quer é vender)

É triste isto acontecer, porque é mau para ti, para o peixe e para a aquariofilia. Aconselho a leres e pesquisares os básicos de um aquário de água doce. São mesmo os basicos. Não percebo como colocas um produto só porque te dizem se não percebes o que aquilo faz.

 

De qualquer das maneiras, o mais importante a reter é: Ler e aprender, e corrijir os erros.

 

Não vou falar em tratamentos para o peixe porque não vale a pena. Quando não tens condições para manter um animal saudavel, por muito que o trates ele não melhora. E fazer diagnósticos à distancia, sem fotos, é complicado. Melhora o ambiente do aquário com as informações que podes vir a aprender se pesquisares. Assim tens tudo para inventer um começo menos bom. Outra coisa: não tenhas pressa. Se estiveres à vontade com ingles aconselho pesquisares em ingles, senão, os básicos estão cá todos no forum.

 

Boa sorte.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu antes de montar tive que ler alguns artigos como é óbvio mas o que não sei , pensei que aqui podia tirar algumas duvidas ... sei que um dos produtos que tive que por serve para ganhar bactérias no aquário e assim acelerar o tempo de espera para por os peixes ... o outro sei que protege os peixes em caso de feridas mas não sei bem que mais faz , tirei o ph e depois de por os produtos esperei 1 semana para por o casal de guppys... A fêmea esta bem o macho acho que vinha assim da loja .. A meu ver acho que tenho boas condições para manter os peixes mas queria saber se me falto alguma coisa... ( já me falaram em tantas coisas que não sei que fazer : por algo para eliminar cloro, fazer teste de dureza...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito basicamente:

 

-Tens de ter o aquário ciclado - O tal ciclo do azoto que já te falaram (há varios tópicos sobre como fazer)

-Tens de ter os parâmetros de água indicados para os peixes que queres ter (usas testes para medir os parâmetros mais importantes)

-Tens de ter um volume de aquário apropriado, decorações, iluminação, etc

-Filtragem adequada

-Ter peixes que são compatíveis uns com os outros

- Alimentação adequada

- Ambientar os peixes correctamente

 

Não precisas de tratar os peixes com esha, isso foi mais um loja a impinjir-te um produto. Podes fazer uma querentena aos peixes (é recomendado), mas não vale a pena entrar por aí porque isso é conversa para daqui a uns tempos. E embora pense que o esha trate alguns fungos não é propriamente um a anti-fungico,

 

Se tiveres alguma dúvida em relação aos pontos anteriores perguntar. Mas pergunta depois de pesquisares um bocado, porque é muito chato estar a explicar por exemplo o que é o ciclo do azoto quando existe essa informação por aí.

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou pesquisar um pouco mais sobre todos os pontos que me puseste.

E brevemente irei fazer um teste a dureza da agua , obrigado por a ajuda .

Pensei que se a agua não estivesse em condições nenhum dos dois peixes estaria saudável..

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe a possibilidade de o peixe vir doente da loja, convém comprar os peixes em lojas de qualidade, e olha que não há muitas. A ambientação também é importante, gota a gota é o melhor, mas muitas vezes não se tem paciência.

 

A dureza não é assim tão importante a meu ver, a não ser que tenhas peixes muito específicos ou estejas a reproduzir. Não tenho a certeza mas aposto que os guppies se dão bem numa grande área da escala de dureza.

Editado por jacjac

Afonso Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ai por as opiniões que me estão dando!!!

 

O guppy acabou por morrer mesmo depois de ter aplicado o tratamento esha 2000... Não cheguei a terminar o tratamento pois ele morreu ao segundo dia!

Tive a verificar de novo o ph da agua e ele esta entre os 8 e 8.5 ... sei que os guppys suportam varios tipos de aguas , mas mesmo assim gustava de poder descer o ph da agua para os 7 ou 7,5.

Cual é a melhor maneira??'

Pensei numa TPA com agua do lidl ... k tem um ph bom mas por contrario é uma agua bastante mole e isso não me convém..

Não queria recorrer aos produtos químicos pois por o que li o ph com químicos pode variar muito depressa...

 

Alguém sabe como o posso fazer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.