[ajuda] que fertilizante usar e que luz colocar


karikas

Recommended Posts

Boas quero começar um aquario plantado e estava a pensar em por Eleocharis sp. mini e Hemianthus Micranthemoides ...

 

Li um pouco e descobri que é difícil manter a Hemianthus Micranthemoides, pelo queria uma opção de a substituir.

Eu estava a pensar numa Hottonia palustris o que acham ?

 

Agora tenho outras duvidas e elas são :

 

1- que substrato utilizar ?

 

2- Que luz vai ser necessária ?

 

3- um kit de CO2 caseiro dará conta do recado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá karikas,

 

hehe as perguntas que colocas costumam ser colocadas após uma escolha de plantas :P Neste caso fazes a pergunta ao contrário.

 

Não conheço a Hottonia por isso não vou falar dela senão ainda digo o que não devo!

 

Quanto à eleocharis, tipicamente são plantas de média luz (perto de 0,5W/L chega em aquários até 100L) mas mais exigente a nível de CO2, pressurizado é sempre aconselhado mas com caseiro já deve dar para as necessidades. Já a Micranthemoides é planta de alta luminosidade e níveis de CO2.

 

Quanto ao substrato, a meu ver, podes começar por ver substratos de gama baixa (mas de resultados muito bons) como o Manado e similares. Claro que depois há de gama alta, que são os que são à base de argila cozida como os Aquasoil (ADA), Terra (ELOS) e similares.

 

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas eu já escolhi XD


Vão ser as Eleocharis sp. mini e as Hottonia palustris XD


Quanto ao substrato tenho uma questão o meu aqua é de 115 Litros uteis achas que 15 kg de substrato chega ou é muito ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Só consigo calcular esse volume necessário se me deres as medidas do aquário!

 

Um abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

75 cm de comprimento * 43.5 de largura * 40 de altura ( só posso por água até 35 cm )

 

Estive a ler sobre humos de minhoca .. Achas que vale apena o risco ??
não queria gastar muito dinheiro no substrato , mas também não quero que as plantas morram por falta de nutrientes

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já alguma vez viste aquapaisagistas brasileiros? Nunca vi tamanho domínio sobre humus de minhoca como os nossos irmãos do outro lado do Atlântico ;)

 

Compensa especialmente, no teu caso, se usares planta que consomem uma boa parte dos nutrientes pelas raízes (como Echinodorus e Cryptocorynes). Caso contrário basta adquirires uma bom fertilizante de acordo com as necessidades das plantas que escolheres.

 

Ora vou fazer aqui as contas para o cálculo do volume de substrato, não penses que te estou a chamar burro ;) Estou sim a ensinar-te de modo a poderes ajudar o próximo :)

 

V= 0.75 x 0.43 x 0.05 (em que 0.05 é a altura média de substrato, 3cm à frente e 7cm atrás)

V= 0.016m3

V= 16L

 

Ora 15Kg não são 16L mas não há de estar muito longe, assim sendo creio que te safas com os 15L que tens!

 

Cmpts,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido em cada 10 kg de humos de minhoca apenas 6 são utilizáveis apos o tratamento ou seja vou ter de comprar 30 kg o que me fica a cerca de 15 €

 

Mas pelo que li também é mesmo muito importante ter uma boa camada inerte para impedir o surgimento de algas ...
Que camada inerte me aconselham ?

eu queria uma que fosse escura ... ( Mas baratinha ! )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca usei humus, mas reconheço o seu valor pelo que tenho visto de trabalhos de outros colegas dohobby.

 

Como substrato inerte tens 2 opções: Argilosos e Areões. Dentro destes 2 tens "N" marcas, feitios e cores! Cotumo aconselhar (gosto/conselho pessoal) o areão de rio (opção mais barata), Manado (Rocha vulcânica moída), e ADA/ELOS/TMC (Argila cozida, os mais caros)

 

Tipicamente aconselho uma altura de 3/4 cm à frente e 7/8cm atrás.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O manado é esteticamente mais apetecível na minha opinião possi fazer a camada "isoladora" de areia de rio e uma camadinha fininha de manado (apenas para fins estéticos =?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Manado é um excelente substrato para plantas quando comparado ao Areão! O Areão é realmente muito barato, mas olha que por uma pequena diferença podes passar para algo muito mais estético e direccionado para plantas de todos os tipos, tanto a curto como a longo prazo (além de ser 100% reutilizável).

 

NUNCA coloque 3 substratos. Sempre 2 ou 1 ( 1-caso não coloques substrato fértil)! É que depois misturam-se todos e fica muito feio hehehe

 

E já agora, fazendo aqui umas contas: 15Kg de areão rondará os €15. 10L + 3L de Manado rondará os €17 + €9 = €26euros. Por uma diferença de €11 garanto-te que o resultados compensam!

 

Acrescento ainda existe um "salto" de qualidade e preço igual quando comparas o manado com substratos argilosos. Em qualidade de substratos para aquário pode-se dizer/fazer areão < rocha vulcânica moída(Manado) < Substrato Argiloso (ADA, ELOS, TMC)

 

Claro que há MUITAS outras marcas mas estas talvez sejam as mais "conhecidas".

 

Espero ter ajudado

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nao me expliquei bem ou então não estou a perceber nada :S

 

Opção 1

1 camada - humos de minhoca
2 camada - areia de rio

3 camada - areia negra ( http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2442&pageNum_AquarioRS=0&idcat=243&cat=&subcat=&menu=53 )

 

Opção 2

 

1 camada - humos de minhoca
2 camada - manado

 

 

opção 3

1 camada - manado

2 camada - camada inerte ?? (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2442&pageNum_AquarioRS=0&idcat=243&cat=&subcat=&menu=53 )

 

Opção 2

 

1 camada - humos de minhoca
2 camada - areia negra (http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2442&pageNum_AquarioRS=0&idcat=243&cat=&subcat=&menu=53 )

 

Qual destas é melhor ?
a primeira é sem duvida a mais barata

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dar a minha opinião se tens experiência e já montas-te vários aquários, mete húmus de minhoca se o problema for económico (de outro mudo meto outra coisa qualquer essa seria a minha ultima opção).

Se não tens experiência não metas húmus de minhoca, planarias e vários outros problemas poderão surgir ao remexer o substrato num aquário tão pequeno um pico de amónia a plantar umas plantas é fácil.

 

Uma ideia diferente se fores fertilizar método EI, não metas substrato fértil, não é necessário e permite mexeres a vontade no aquário, na decoração e nos declives...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é o meu primeiro aquário mas será o meu primeiro plantado "a sério" já que a até agora só mantive plantas de fácil manutenção ( mugos de java e etc..)

 

Não entendi o que queres dizer com "método EI"

 

Eu fazia intençoes de o plantas todo de uma vez ( quando o monta-se ) e não lhe mexer tao depressa , os peixes serão guppys pelo que não me revolvem o areão , alem disso o areão deverá ter um tapete formado por Eleocharis sp. mini

 

e sim aqui o "problema" é econômico

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é quando montamos uma aquário plantado e não temos experiência, acabamos a mudar muita coisa, ao longo dos primeiros tempos e remexer muito, pedra para a esquerda, tronco para a direita. Sai planta entra outra que não goste de ver, etc. O humus não é uma boa opção para estes acontecimentos.

 

A fertilização EI é o estimative index, fertilização por sais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas isso a longo prazo ainda me fica mais caro ...

 

Quanto a remexer não será um problema por regra sou bastante calculista nestas coisas...
Antes de ser montado é bem planeado ... só lhe mexo caso as plantas morram :S

 

Eu queria poupar o máximo possível ( mas de modo a que tanto os peixes e as plantas cresçam sodáveis )

 

Eu não queria gastar mais do que 20 ou 30 euros com o substrato fértil e com a camada inerte :S

Editado por karikas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção para o tapete que queres vais ter sempre, mas mesmo sempre de fertilizar. Não se consegue ter um plantado sem fertilização liquida, o substrato fértil não substitui os nutrientes necessários, nem chega para alimentar plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais