Ajuda com iluminação.


CarlosSainz

Recommended Posts

Vou reformular o meu aquário 100x50x50, para um plantado de dificuldade média.

 

O setup será equipamentos e materiais que já disponho:

 

  • tanque: 100x50x50;
  • Substrato vai ser a combinação dos substrato da Elos;
  • Iluminação: Calha "chinoca" 4x39W;
  • Plantas de dificuldade média

Para esta configuração queria saber se a iluminação não irá ser fraca uma vez que a calha não é das melhores, os seus refletores podem não ter um rendimento tão grande quanto o previsto uma vez que também já a tenho à um bom par de anos.

 

Gostava de saber as vossas opiniões e se possível o que deveria fazer.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Do pouco que tenho aprendido parece-me que 0,6W por litro é mais do que suficiente para a plantas de dificuldade média.

Provavelmente com essa iluminação e com um fértil de qualidade como pensa colocar terá eventualmente de considerar o Co2..

Mas aguarde mais opiniões do pessoal mais experiente.. :)

Abraço,

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa calha deve dar-te uns 0.5w por litro o que para baixa e algumas de média manutenção deveria chegar no entanto como bem dizes é de duvidar que realmente a calha "chinoca" consiga debitar essa potência.

 

Se a calha ainda está boa e tiveres espaço deixas-a ficar e compras mais uma ou 2 T5. podes também experimentar um hibrido com leds mas de leds ainda não pesco muito.

Inevitavel é um sistema de co2 à maneira e um bom plano de fertilização macro e micro de preferência por nutriente ( ou seja comprares os quimicos e fazeres tu a mistura consoante a necessidade)

Editado por Nelson Matos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a minha duvida, como a calha não é nenhuma topo de gama, os refletores também não devem ser grande coisa pelo que não se deve conseguir tirar um bom rendimento dela, estava a considerar fazer um upgrade à iluminação, mantendo esta claro mas dar-lhe um apoio. Queria era uma coisa que esteticamente não fica-se muito mal em cima do aquário. A nível de Led´s qual seria a vossa opinião. está uma calha à venda nos classificados (BeamWorks 600 - 50€) será que seria uma boa ajuda? Não presta? Iria ficar depois com muita luz no aquário.

 

Ao nível de CO2 este será pressurizado já o tenho de uma montagem antiga.

 

Agradecia as vossas opiniões e outras soluções.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloca imagens, assim é mais fácil opinar.

Led, recomendo e aconselho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aquário de 160 Litros tinha 2 T8 de 20W e como achava muito pouco pedi para alterarem a calha para 2 PLL de 55W...

 

Acho que exagerei e agora vejo-me aflito para controlar as algas...

 

Eu sou da opinião que podias tentar com o que tens... e se não funcionar então alteravas a calha ou compravas uma adicional..

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais