SérgioSF Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Boas. Tenho ambas as espécies no meu aqua comunitário. 8 aeneus e 3 panda. Li algures que os últimos são mais exigentes e sensíveis. Os cuidados a ter as duas espécies diferem bastante? Que conselhos me dão? Obrigado e cumprimentos. Sérgio -----Sérgio Ferreira-----
Vasco Matos Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 (edited) Boas Sérgio! As diferenças entre estas duas espécies são ténues. Ambas as espécies têm as fêmeas com um corpo maior e mais robusto, e os machos mais pequenos e delgados. o pH das Corydoras aeneus (provenientes das Ilhas Trinidad) deve andar +- entre 6.5 a 7.2, o pH das Corydoras Panda,(provenioentes de Aquas Amarillas, trib. of Río Pachitea,sistema do Río Ucayali, Huanuco, Peru), querem um pH pouco mais ácido entre 6.0 e 7.0 +-. O gH deve andar entre 2 e 8. A alimentação deve ser variada, com flocos de qualidade e comida congelada, para além das pastilhas de fundo próprias destas espécies. A procriação não é difícil, já consegui criar ambas as espécies, as Panda quase que por acaso, pois um dia num dos meus aquas surpreendeu-me o facto de 6 crias estarem a nadar no fundo. Para activares o frenesim da procriação, faz uma tpa com água fria, imitando as águas frias que descem as montanhas e despoletam a renovação. A fêmea desova e eu retiro os ovos um a um, sem rebentar, e coloco-os noutro aqua, com a mesma água e boa oxigenação. Porém é comum ver crias, mesmo sem estes passos... Edited November 7, 2013 by Vasco Matos Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
ThunderDrum Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Mais info: Cory Panda vs Cory Aeneus [hr] Zeisses | Aqua 60l
André Alves Posted November 7, 2013 Posted November 7, 2013 Info "Prática" - Tenho no meu aquário comunitário 4 espécies de Corydoras diferentes, entre as quais as espécies que mencionas. PH a 7, TPAs em condições, Filtro UV q.b., é o que uso para manter a minha água sempre em condições (além da filtragem quimica\fisica claro). 1 Aquanarcótico há cerca de 2 anos, 3 aquários agua doce (80 Lts ; 270 Lts; 600 Lts).
SérgioSF Posted November 10, 2013 Author Posted November 10, 2013 Boas. Obrigado pelas respostas. A água que utilizo é de superfície (barragem) e tem pH a rondar os 7. As TPA's são de um modo geral semanais. O alimento das corys são pastilhas de fundo (sinking wafers hikari for bottom feeders + vipachips da Sera) que complemento com alguns flocos tetra min (que conseguem passar pelos néons e cardinais), granulado e ainda artémia congelada ou viva. Também comem algae wafers (hikari) e wels-chips (sera) destinados aos ancistrus. Com 9 kuhlis, 11 corys e 4 ancistrus, que quantidade de pastilhas/granulado acham que devo colocar? Obrigado. Sérgio -----Sérgio Ferreira-----
Recommended Posts