Calcular percentagem de micros para ppm


Tiago Nicolau

Recommended Posts

Viva a todos,

ando a trocar-me todo nestas contas,

 

ora, se um mix de micros diz que tem 0,23% de Cu, o que posso dosear para não haver toxicidade de Cu?

 

Tou a falar da EI method, em que doseamos até 1,5ppm de ferro por semana,

 

o mix que me refiro é dessas percentagens:

50g de Trace Elements chelatados (Fe 8.2%, Mn 1.82%, Zn 1.16%, B 1.05%, Cu 0.23%, Mo 0.15%)

 

Não me tou safando nestas contas sinceramente :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso esta calculadora para me orientar, mas o mix de micros que uso não está aí, daí a minha confusão :/

 

Tenho medo que os 0,23% sejam muito cobre em ppm, muito mais que os 0,004 da flourish e que o csm+b por exemplo!

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Confirmo. Esses micros são dos mais utilizados.

 

Podes ver aqui a sua diluição e dosagem.

 

Tenho usado sem qualquer problema e com excelentes resultados.

 

Cumps,

 

Edit: Nos áquas de camarões uso uma dose mais reduzida, cerca de 20% da dose do comunitário.

Editado por A. Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para ter certeza, o mix que o A. Ferreira se refere é este que referi? "50g de Trace Elements chelatados (Fe 8.2%, Mn 1.82%, Zn 1.16%, B 1.05%, Cu 0.23%, Mo 0.15%)"

 

Pelo que percebi o facto de serem chelados faz com que sejam menos toxicos pois não são metais elementais, estarei certo?

Pesquisar isto pela net tornou-se demasiado confuso mesmo indo ao barreport.com lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então a constituição deve ser a mesma, o vendedor assegurou-me que todos os elementos sao chelados, apenas não sabe aual o elemento que fez a chelação,

 

Eu tive a fazer umas contas para ver quanto preciso de dosear por semana de ferro, para saber quando de cobre vem incluido, vejam se estou certo:

 

50g de micro

8,1%--82000ppm Fe
0,23%--2300ppm Cu

50g=50000mg

50000mg --- 82000ppm Fe
0,91mg --- 1,5ppm Fe

50000mg --- 2300ppm Cu
0,91mg --- 0,04ppm Cu

 

ou seja, que por 0,91mg de micros, vai haver 0,04ppm de cobre?

 

Não sei se fiz bem as contas, nisto não sou muito forte :/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Porquê essa obsessão com o cobre? Não compliques o que é fácil... :ohmy:

 

Diluis 10 gramas de micros em 250 ml de água destilada ou de fraca mineralização com um pH baixo.

 

Doseia 5/6 ml por semana por cada 40/50 litros de água do áqua e tens bons valores de micros.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas quis ver se não andava a meter muito já que este mix tem o dobro do cobre que o CSM+B e que o flourish :)

 

Tava pensando usar o mix a seco, mas parece que pelo menos para os micros, ser a seco requeria muita precisão, por isto mais vale liquido,

 

Isto de bons valores é muito vago, agora fiquei sem saber a que valores de Fe é que 5ml de solução tem lol

 

Mas ja tou mais descançado, obrigado pela ajuda :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se usares a dose que recomendei ficas com cerca de 0,5 de Fe, que é um valor óptimo.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não querendo ser muito chato, mas basta diluíres o tnc na água destilada? Li algures que se poderia misturar ácido ascórbico para manter o fertilizante.

Aproveitando o tópico e se me permitem... A. Ferreira e já agora qual a dosagem de macros que utiliza.

Obrigado!

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu faço as contas utilizando esta calculadora.

 

Tento assegurar mais de 10 ppm de Nitratos, mais de 2 ppm de fosfatos e mais de 20 ppm de potássio.

 

Introduzam a litragem do áqua, a litragem (em ml) da diluição e a quatidade de mililitros que doseiam por semana. Depois é por a quantidade (em gr) dos diversos quimicos e vão ver os valores que acrescentam ao aquário.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se usares a dose que recomendei ficas com cerca de 0,5 de Fe, que é um valor óptimo.

 

Cumps,

 

Como fizeste as contas para ser este o valor?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...E que produtos usas?

KNO3, KH2Po4, MgSo4 e Tnc?...

Boas,

 

Esses e mais o Cloreto ou Sulfato de potássio. Uso ainda ácido ascórbico e sorbato de potássio para a solução "tudo em um" ou para ajudar na conservação da solução dos micros.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como fizeste as contas para ser este o valor?

 

Boas,

 

A calculadora que referi anteriormente dá um valor aproximado, senão exacto... Digo isto pois não sei se as iniciais que lá estão são para micros chelatados, mas não deve fujir muito. Os testes que faço no aquário confirmam esse valor.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses e mais o Cloreto ou Sulfato de potássio. Uso ainda ácido ascórbico e sorbato de potássio para a solução "tudo em um" ou para ajudar na conservação da solução dos micros.

 

Cumps,

 

 

Humm,

 

Mas usas a balança de alta precisão, presumo...

 

E é necessário usar o KCl? no EI Beginners eles não incluem o KCl. Mas pelos vistos há muita gente que prefere.

 

O ácido ascórbico, misturas em que quantidade?

 

Desculpa as inúmeras perguntas..

 

Abraço

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sem balança, a coisa fica dificil, principalmente para quem nao usa as colheres de chá como medida, e eu sou uma destas pessoas lol

Não sei como conseguem medir 1/64 de uma colher de chá :o

 

o KCl não é necessário, mas para ter mais K é melhor, pois tem mais que o KSO4 por exemplo,

 

Eu vou usar KNO3, KH2PO4, KCL, MGSO4 e trace mix,

 

Lá no site não vejo nada para os traces, apenas fala dos macros :(

 

Não mandei vir o acido ascorbico, por isto não sei se vou estragar a solução se diluir lol

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu não sou nenhum expert, lol, limito-me a ler o que está lá no site do James relativamente aos diversos métodos de fertilização e ajusto-o às minhas necessidades com o auxilio dessa calculadora.

 

O ácido ascórbico e o sorbato de potássio destinam-se a evitar o aparecimento de bolores na solução e a impedir a precipitação do Fe, segundo deduzo do que tenho lido. Só se usa na solução de micros, mas não é absolutamente necessário e na tal solução "tudo em um".

 

0.5g E300 Ascorbic Acid
0.2g E202 Potassium Sorbate
500ml distilled water

 

Uso balança digital com precisão à centésima de grama.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver se encontro cá uma balança destas, se forem muito caras é que me lixo lol

 

o e-300 é vita c certo?

se eu for á farmacia comprar vit C tambem serve?

 

a doseagem das macros são simples, usando a calculadora, mas na maior parte dos sites, mesmo o do James, falam do TNC CSM+B, mas o da TNC é diferente que o CSM+B,

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As balanças há no ebay a menos de 5 mocas e nos equivalentes nacionais um pouco mais caras, o resto não te sei responder.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que sem balança, a coisa fica dificil, principalmente para quem nao usa as colheres de chá como medida, e eu sou uma destas pessoas lol

 

Ao que parece há balanças dessas à venda por 15€, cá em Portugal

Cumps, Henrique Claudino

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sou muito de comprar no custojusto ja que nao ha feedbacks :/

Mas nada mau ja que ca na ilha parece que nao ha lool

Nem isso nem acido ascorbico

Nem na drogaria ha :(

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais