Mais um iniciante


Nunofrc

Recommended Posts

Bom dia a todos.

 

Tal como o titulo indica, comecei este hobbie :) a minha namorada ofereceu-me um aquario que embora pequeno, adorei :D

 

Tratei de fazer tudo como as regras mandam, regras essas que li aqui neste forum que tem tudo para se iniciar correctamente :)

 

O meu objectivo com a minha inscrição, é tentarem-me guiar com a vossa experiência e opiniões para continuar com isto sem matar nada nem ninguem :)

 

 

Para isso e como ditam também as regras, aqui fica a minha descrição:

 

Material



Aquário aquatlantis KIT 30 30 cm * 15 cm * 30 cm - 10 L

Filtro Aquatlantis TC-200 - 230 L/H

Iluminação - 5 LED's luz branca



Hardscape





Substrato - areia a volta de 1Kg



Parâmetros



Amónia (NH4) - mg/L

Nitratos (NO3) - mg/L

Nitritos (NO2) - mg/L

Fosfatos (PO4) - mg/L

pH - entre 6,5 e 7

Kh -

apenas ainda fiz teste de pH

 

 

Plantas


ECHINODORUS BLEHERI


Peixes



1 Kinguio Oranda (Carassius auratus)




Fertilização



TPA - 2,5 Litros uma vez por semana

 

Não está tudo completo eu sei.. aos pouquinhos vai lá.

 

 

Historial:

Ofereceram-me o aquário no dia 18; dia 19 montei-o e adicionei o acondicionador; dia 21 pus um pouco de comida (flocos) para fazer o ciclo da agua ou azoto; dia 23 fiz teste pH que deu 7.5, tendo comprado um "baixador" de pH; dia 25 fiz novamente teste pH que deu 7 e comprei o primeiro peixe; dia 28 comprei e adicionei a planta.

 

 

 

 

Aquario:

 

pb54.jpg

 

 

 

 

E o Aramis

 

vuga.jpg

 

 

 

 

 

Agora fico a vossa espera para dicas e opiniões e coisas assim ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu por acaso comprei um aqua igual, e a minha opinião é esta: sei que qualquer aquariofilista a sério vai dizer: "isso é um crime". e é de certa forma. 10L não é nada. Anw, mas sempre da para teres algumas coisas. E bem, tu estás a fazer muitas coisa mal. Primeiro, o filtro não deve estar tanto no fundo. Convém estar ca mais em cima para oxigenar melhor a agua. Alem de que os peixes dormem no fundo, e estarem a dormir em modo "sanita em descarga" nao deve ser la muito bom. Por isso mete-o cá mais em cima. Depois, peixes de água fria, são de evitar se não tiveres no mínimo um aqua de 100L! Por isso dá esse a alguem e investe em bichos de agua quente. Eu por acaso tenho espadas, e é um erro, pois vou ter de os dar quando ficarem grandes. O melhor nesse aqua é mesmo meteres um Beta, plantas, e uns caracois. Já agora, fizeste o ciclo do azoto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois tens toda a razao! Só depois de o ter comprado é que pesquisei sobre isso e já ando a pensar em faze-lo.. basta um termostato nao é? E acho que os aquarios de agua quente sao mais faceis até.. O que andava a tentar perceber agora era se este bicho daria para comtinuar mesmo em agua quente.. que dizes?

 

Essa do filtro desconhecia! Já está mudado, obrigado ;)

 

já agora, que potencia tens o termostato?

 

Acho que fiz sim o ciclo: pelo que li, era deixar o aquário durante uma semaninha sem peixes, apenas o filtro a funcionar, e a meio da semana adicionar alguma comida para gerar as bacterias.. tá correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais parabéns por te iniciares neste magnifico e viciaste mundo dos aquários.

 

Como o Cain escreveu deves levantar mais a saída do filtro de preferência de modo que a saída de agua fique ao nível da agua, assim vai oxigenar mais a agua.

Esses Led´s parece que foste tu que os montaste? Acho melhor isolares isso bem. pois com a evaporação da agua és capaz de ter problemas.

A planta podes e deves tirar do vaso e enterrar no arreão.

Uma pergunta. O que tens a segurar a tampa por acaso não é o termostato? Se for convém estar dentro de água, embora com esse peixe não é muito importante.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esousa, é uma caneta não um termoestato.

 

Dude, não faças misturas maradas de peixes. Há compatibilidades a ter em conta, muito mais que o pacifismo. Faz um favor a esse bicho, e mete-o num lago. Se souberes de algum sitio com um, mete-o lá! Consulta sempre aqui o pessoal. Não confies no que te dizem as lojas. Já agora, metes agua da torneira ou garrafão?

 

Eu recomendo-te meteres aí um Beta, e teres uma decoração como no meu (mas não tão grande, pois eu comprei um jarro demasiado grande), própria para aquarios (toma isto bem em conta)! É preferivel gastares mais um bocado e comprares coisas tratadas para esse fim, do que te arrependeres depois. No jumbo até vendem uns baratinhos (o meu custou 6€). Sim, tens de ter um termoestato. Para esse aqua um de 15W chega bem. As plantas que te posso recomendar são as foxtails, só que tens de as podar de quando em quando hehe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água da torneira claro, depois acondicionador e tive que baixar o ph. O melhor é mesmo mudar para água quente . . Quanto ao bicho . . Que faço com ele? Não dá para mantê-lo em água quente pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes meter vai e crescer ainda mais depressa.

Leva a loja onde compras te e troca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo

Como foi dito da outro lar a esse peixe não faças misturas esse peixe é de agua fria e cresce muito, ao mudares para agua quente ele não vai durar muito tempo....

quanto ao Ph não uses sempre o acondicionador para baixar porque quando tiveres peixes vai dar problemas a nível de saúde..

compra um tronco pequeno e já baixa o pH a nível natural, se optares por camarões podes usar folha de amendoeira.

Mas como foi dito também um Betta ficava porreiro ai são peixes muito lindos e nos classificados a um user a vender uns por encomenda...

depois coloca uns caracóis que também estão há venda aqui no fórum...

ou então se não quiseres só um peixe coloca uns tetra como cardume jeitoso, e uns camarões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola.

se fores optar por agua quente, aconselho-te um trio de guppys duas femeas e um macho, para iniciares, e um limpa fundos.para iniciar seria bom para ti.

Editado por diogo257
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola.

se fores optar por agua quente, aconselho-te um trio de guppys duas femeas e um macho, para iniciares, e um limpa fundos.para iniciar seria bom para ti.

 

Diogo, li que os guppys se reproduzem muito facilmente.. nao me iriam encher o aqua de ovos? :)

 

 

Ontem fui a uma loja ver peixes de agua quente, e surgiu-me a ideia de ter um bicho que fosse a estrela do aquario (um daqueles amarelos granditos, molly acho, ou uns laranjas da mesma forma) e depois uns 4 ou 5 dos neon ou algo nao tao pequeno, talvez 2 ou 3 do tamanho dos guppy's..

 

Que dizem? É muito peixe para 10L?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Diogo, li que os guppys se reproduzem muito facilmente.. nao me iriam encher o aqua de ovos? :)

 

 

Ontem fui a uma loja ver peixes de agua quente, e surgiu-me a ideia de ter um bicho que fosse a estrela do aquario (um daqueles amarelos granditos, molly acho, ou uns laranjas da mesma forma) e depois uns 4 ou 5 dos neon ou algo nao tao pequeno, talvez 2 ou 3 do tamanho dos guppy's..

 

Que dizem? É muito peixe para 10L?

sim os guppys reproduzem mais facil.

mas nao sao peixes de ovos, sao viviparos.

o que nao quer dizer que começassem logo a produzir.

mas consoante o tempo vais querer uma aqua maior.

a molly tambem e viviparo, e tambem pode ter criaçao, estarias na mesma situaçao.

os peixes viviparos, guppys mollys platys espadas, podem guardar semen do macho e depois sem macho podem ter criaçao ate 8 vezes.

poderias entao optar por uns 5 neon, e um limpa fundos, secalhar mais peixes ja nao e aconselhavel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poder podes.

mas normalmente os viviparos, querem 2 a 3 femeas.

o pior que pode acontecer é o macho matar a femea.

mas nao quer dizer que va acontecer.

Editado por diogo257
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas apenas machos, sem femeas. Isto porque ja pensei várias hipoteses:

 

-- > manter o oranda e adicionar um ou mais peixes só para ele não estar na solidão e mais tarde comprar um aqua maior;

 

-- > passar o aqua a agua quente e meter 1 espada macho ou 1 molly macho ou 1 guppy macho para ser a estrela do aqua e um cardume de neons dos mais pequenos para dar vida;

 

-- > passar a agua quente e meter ou 3 molly machos ou 3 guppys macho ou 3 espadas macho..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que poderias optar por o cardume de neon, e depois escolhias o peixes que mais gostasses desses 3.

ou podes meter o betta e uns 5 neon.

e tens de por um limpa fundos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dude, mete um beta, caracois e plantas, e chega. neons tem de ser em cardume. 3 guppys é muito para esse aqua. até o meu aqua é um erro apesar de tar a correr bem. tenho dois espadas e vou ter de mais tarde de os dar pois vao ficar grandes.

 

o que tens, ou trocas, ou dás, ou metes num lago que esteja por aí proximo num jardim ou assim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas dicas:

1 - Esquece essa ideia de misturar tudo e mais alguma coisa num "copo" de 10 litros!

2 - Deves seguir a regra de 1cm de peixe (adulto) por 1L de àgua.

3 - O melhor que podes ter aí são uns 5 neons ou uma pequena colónia de camarões.

4 - Esse oranda vai crescer imenso e não pode estar aí. Devolve a um lago, ou a uma loja.

5 - Além do espaço, nenhum "mini filtro" desses consegue filtrar a porcaria que um peixe desses produz.

6 - Para mudares para àgua quente basta-te um termostato de 15W ou 25W.

7 - Mede o PH da tua àgua da torneira e verifica a compatibilidade com os peixes que vais meter.

8 - A àgua da torneira deve estar 2 dias num garrafão aberto para eliminar o cloro ou compras um produto que o faça.

9 - "Numa semanita" garantidamente não fizeste o ciclo do azoto e esse ou qualquer outro peixe não vai sobreviver quando chegar ao pico de amónia.

10 - Entre muitas outras coisas, lê os tópicos de ajuda aqui do forum e vai a www.aquadvisor.com e simula o teu aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal,

 

Tive 2 dias ausente.. doente e tal.

 

No fim de semana vou tratar do aqua (limpa-lo todo), comprar o termostato mais uma planta daquelas do tipo feto e talvez um tronco .. depois sim decido k peixes por.. tava inclinado para 1 guppy e uns 2 limpa fundos ou camaroes para a mesma tarefa.

 

Que tal? É o limite?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualizando o meu aquario, o Aramis está muito activo :) vasculhando sempre o fundo, e fazendo sempre um género de um circuito que ele faz repetidamente :) parece um peixe curioso!

 

A agua ficou turva e algo acastanhada, pelo que li, talvez da pouca luz que levou estes 2 dias. Ou outra coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.