Diferentes tubagens


Recommended Posts

Boas, não encontrei na web informações sobre o que vou perguntar, talvez porque não consigo usar as palavras certas lol

 

Tendo nós um filtro externo abaixo do aquário, ou no lado mas a um nivel inferior, e tendo este filtro uma tubagem de 12mm de diametro interior, vai-se notar muita diferença de fluxo caso colocarmos um pequeno enxerto de um tubo maior (15mm interior) na ligação de entrada e saida?

 

Pergunto isto pois estou indeciso se coloco um adaptador de redução de 15mm para 12mm para unir os dois tubos, ou se uso apenas o de 12mm,

Neste caso é devido a umas lily pipes que tenho em que posso colocar as lilys dentro do tubo como normal, mas neste caso tenho de usar o tubo de 15mm e adaptar com o de 12mm,

 

Não queria tar a comprar o material se não o vou usar por isto nao tenho forma de testar,

 

O que sei é embora as lilys sejam de diametro maior (17mm interior), a quebra de pressao nao se deu, e testei isto,

Mas colocando 1 metro de tubo de 15mm pode alterar isto(50cm para cada direcção para ir atrás do movel) e é esta a minha dúvida,

 

Cumps

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto maior for a largura e comprimento da mangueira, maior é a quantidade de água que o motor do filtro tem de empurrar.

 

Se o filtro vem com um diametro de mangueira de saída e o aumentares, vai haver menos caudal, porque a pressão à saída, é menor devido ao esforço do motor, para empurrar essa quantidade extra de água.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, não encontrei na web informações sobre o que vou perguntar, talvez porque não consigo usar as palavras certas lol

 

Tendo nós um filtro externo abaixo do aquário, ou no lado mas a um nivel inferior, e tendo este filtro uma tubagem de 12mm de diametro interior, vai-se notar muita diferença de fluxo caso colocarmos um pequeno enxerto de um tubo maior (15mm interior) na ligação de entrada e saida?

 

Pergunto isto pois estou indeciso se coloco um adaptador de redução de 15mm para 12mm para unir os dois tubos, ou se uso apenas o de 12mm,

Neste caso é devido a umas lily pipes que tenho em que posso colocar as lilys dentro do tubo como normal, mas neste caso tenho de usar o tubo de 15mm e adaptar com o de 12mm,

 

Não queria tar a comprar o material se não o vou usar por isto nao tenho forma de testar,

 

O que sei é embora as lilys sejam de diametro maior (17mm interior), a quebra de pressao nao se deu, e testei isto,

Mas colocando 1 metro de tubo de 15mm pode alterar isto(50cm para cada direcção para ir atrás do movel) e é esta a minha dúvida,

 

Cumps

 

boas Tiago,

 

tenho um ecco 200 em que numa das torneira se partiu o encaixe da mangueira de 12mm, para arremediar envolvi a rosca da peça que aperta e fixa a mangueira com teflon e encaixei uma mangueira 16/22 que fixei com uma abraçadeira metálica e assim ficou já lá vai quase um ano não por desleixo mas pelo seguinte:

relembro que é um ecco 200 que com a carga orgânica que tenho fazia com que tivesse de limpar mangueiras tipo a cada 2 ou 3 semanas o que era inconveniente pois o filtro em si aguenta uns bons meses sem ser limpo com esta nova configuração entrada 16/22 saída 12/16 não aumentou o caudal nem reduziu apenas o mantem mais constante por muito mais tempo e aumentou o intervalo de limpeza das mangueiras para uns bons 2 meses,

 

cheguei a fazer experiencias com as duas mangueiras de 16 e não notei diferenças de caudal e apenas voltei a usar 12 na saída para não ter de investir em material novo para a mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta, embora vá ficar com tubagens de tamanho original, fica a ideia para futura referência :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais