Ajuda Substracto


bruno92

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Estou a montar um aquário de 240L 120x40x50 (CxLxA) e estou indeciso na escolha do substrato fértil.

 

O que eu quero é fazer um bom plantado e não queria ter de usar camada inerte. O aquário está destinado a ser para peixes da américa do sul.

O que acham do substrato AQUAGRO Soil? Em termos de durabilidade e de qualidade, penso que não precise de camada inerte.

Podem ver aqui o substrato (http://www.pet4you.net/peixes/agua-doce/plantas/substrato/aqua-gro-soil.html)

 

Dêem sugestões :)

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bruno, substratos activos como é o caso desse, não devem levar nenhum substrato por cima, mas para um "bom" plantado, colocaria também substrato fértil por baixo, além de CO2 e boa iluminação, agora depende do que queiras dizer com "bom" , se for "bom" de miutas plantas, mas low tech, plantas com poucas necessidades, aí sim bastará de certo esse substrato, mas nunca o experimentei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho para aqui ADA Power Sand Africa com uns bons 6 anos de uso e ainda tenho Lavaert com esses 6 anos de uso também. Eu pensei em misturar esse com o ADA mas se meter um substrato fértil por baixo meto humus + bolas fertilizante + terra para bonsais.

 

O bom plantado eu queria era plantas de baixa e média manutenção principalmente. Mas vou meter poucas de alta manutenção. A calha é uma calha de 4x55W PLL 6500K e vou meter um sistema de co2 de 4 kg.

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então isso merecia um bom substrato fértil por baixo, vais ter tudo hi-tech, sistema de co2, praticamente 1W por litro e depois queres cortar nas bases das plantas, é um investimento, mas tal como a iluminação e o sitema de CO2 no fim acaba por compensar,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que substrato me recomendarias?

eu sempre usei diy de humus e bolas fertilizante e tive bons resultados mas era com anubias que praticamente só precisam de água.

 

Eu de substratos não percebo muito. Já li sobre o Sera FloreDepot mas aquilo para hi-tech acho que não é muito bom.

Li também da Seachem Flourite (penso que seja bom), li sobre o JBL Aquabasis Plus (penso que também seja bom)..

Queria gastar o menos possível

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não pode ser com hi tech é sempre o mais possivel, lol mas pesquisa tópicos do pmgsr(Pedro Rosa), Miguel Reis, Francisco Matos, Vasco Matos, Diogo Matias, desculpem os que não me lembrei, pesquisa nos setup's do aquascaping.

Mas sei que a Power Sand da ADA é excelente,

O ELOS Bottom mineral também, mas pesquisa e depois decide, pois o bolso é teu nós só te podemos aconselhar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Aquabasis tem uma boa relação qualidade/preço.

 

Mas podes usar só o areão da Aquagro, sem substrato fertil e teres plantas mais exigentes. Tens é de fazer uma fertilização liquida, que acompanhe os consumos e necessidades, da quantidade e das espécies de plantas que tens no aquário.

 

O uso de um substrato fertil, é mais para poupar trabalho. Assim não temos o trabalho de andar a fazer testes, para ver o que pode faltar em termos de nutrientes, para um crescimento saúdavel das plantas. Mas atenção, convém teres logo uma boa quantidade de plantas, porque os nutrientes vão estar logo disponiveis e o que as plantas não consumirem, vai ser aproveitado pelas algas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

não pode ser com hi tech é sempre o mais possivel, lol mas pesquisa tópicos do pmgsr(Pedro Rosa), Miguel Reis, Francisco Matos, Vasco Matos, Diogo Matias, desculpem os que não me lembrei, pesquisa nos setup's do aquascaping.

Mas sei que a Power Sand da ADA é excelente,

O ELOS Bottom mineral também, mas pesquisa e depois decide, pois o bolso é teu nós só te podemos aconselhar.

 

Eu andei a ver na parte de aquascaping e tem lá uns engraçados, obrigado :)

 

 

O Aquabasis tem uma boa relação qualidade/preço.

 

Mas podes usar só o areão da Aquagro, sem substrato fertil e teres plantas mais exigentes. Tens é de fazer uma fertilização liquida, que acompanhe os consumos e necessidades, da quantidade e das espécies de plantas que tens no aquário.

 

O uso de um substrato fertil, é mais para poupar trabalho. Assim não temos o trabalho de andar a fazer testes, para ver o que pode faltar em termos de nutrientes, para um crescimento saúdavel das plantas. Mas atenção, convém teres logo uma boa quantidade de plantas, porque os nutrientes vão estar logo disponiveis e o que as plantas não consumirem, vai ser aproveitado pelas algas.

 

Quanto ás plantas, quando montar o aquário vou plantar tudo e não tenciono adicionar mais plantas futuramente.

Então se o substrato é mais para poupar trabalho, secalhar uso humus com terra preta e misturo também o ADA assim consigo poupar muitos €

A minha dúvida agora está na camada inerte. pensei em areia de filtro de piscina, mas como é tão fininha tenho medo de sufocar as raízes das plantas. Devo usar a areia de filtro? Ou uso, por exemplo, JBL Manado?

 

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa areia é demasiado fina e com o passar do tempo acaba por compactar muito, fazendo com que a circulação de água nas raízes seja praticamente nula. E depois com as mexidas no aquário da parte dos peixes, nas podas, nas mudas de água, vai acabar por se misturar com o substrato que tiveres por baixo.

Aposta no Manado, que não se desfaz tanto em tão pouco tempo e não o pagas a peso de ouro.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa areia é demasiado fina e com o passar do tempo acaba por compactar muito, fazendo com que a circulação de água nas raízes seja praticamente nula. E depois com as mexidas no aquário da parte dos peixes, nas podas, nas mudas de água, vai acabar por se misturar com o substrato que tiveres por baixo.

Aposta no Manado, que não se desfaz tanto em tão pouco tempo e não o pagas a peso de ouro.

 

 

Boas João,

 

Então vou fazer assim, vou meter humus misturado com terra preta e o substrato da ADA Power Sand Africa e Lavaert e bolas fertilizante numa camada de 3 cm, depois como camada inerte o JBL Manado com 2-3 cm. Achas que assim está bom?

 

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que é muito 3cm, mas como é misturado com Humus, mas mesmo assim acho muito 3Cm de subst. fértil, agora o manado tens de colocar uns 3 ou 4 cm de altura, pois em caso nenhum o substrato fértil deve entrar em contacto com a coluna de água.

Que dizes João, 3cm de fértil é muito ou não, considerando que não haverá declives .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3cm é muito. Senão depois tens de colocar uns 5 ou 6 cm de areão, para te garantir que não se mistura tudo. 1cm de substrato fertil pelo aquário todo chega bem e em principio com os 25l de manado, sem declives e sendo o aquário de 40, deve dar para fazer uma boa camada, para não teres grande misturada. Vais meter alguma coisa de hardscape?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei, os 40 que me estava a referir era a profundidade. Porque se fosse de 50, um saco de 25l era capaz de ficar curto.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3cm é muito. Senão depois tens de colocar uns 5 ou 6 cm de areão, para te garantir que não se mistura tudo. 1cm de substrato fertil pelo aquário todo chega bem e em principio com os 25l de manado, sem declives e sendo o aquário de 40, deve dar para fazer uma boa camada, para não teres grande misturada. Vais meter alguma coisa de hardscape?

 

Boas,

 

Coloco então 1 cm de fértil e 2-3 cm de inerte.

Sim, ainda está tudo a ser pensado mas vou meter 1 tronco no lado esquerdo com riccia e anúbias nana, o lado direito ainda estou indeciso entre um tronco ou umas rochas. No meio vou fazer tapete de eleocharis parvula. Plantas altas atrás pensei em vallisnerias, elodeas etc. Queria também colocar uma planta vermelha ao fundo juntamente com as vallisnerias e elodeas. Mas para já tenho isto:

 

1 tronco videira tratado com riccia e anúbias nana para o lado direito do aquário;

O lado esquerdo estou ainda a pensar ( sugestões ;) ),

Eleocharis parvula;

Pogostemon helferi (fica á frente do tronco)

Staurogyne repens (ficará ou á frente do tronco ou do lado esquerdo)

 

Cumps,

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais meter, troncos e pedras, chega bem os 25l de areão.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais