Recommended Posts

Tenho um problema que imagino alguns conheçam :? .

 

a minha "cara metade" está-se constantemente a queixar do ruído dos meus aquários. :x

 

Estando eu a tentar montar um reef a atirar para os 400 litros, estou em pânico perante a possibilidade de investir esforço e dinheiro no projecto e ao mesmo tempo comprar uma guerra doméstica para os próximos anos.

 

Quanto ao problema da coluna seca, já tenho uma solução (fazer um sifão sem nenhum ar dentro controlado por válvula com um segundo furo para emergência) mas resta apenas saber:

1- que barulho vai fazer a powerhead que lá vou colocar (estou a pensar numa stream 12000 l/h com controlador a fazer pulse)?

2 - que esperança posso eu de encontrar um skimmer que dê conta do recado mas que não se ouça?

 

Os reefs que conheço são tão barulhentos só pela passagem aqua-sump que nem dá para perceber bem se os repectivos skimmers e powerheads fazem ruido ou não.

 

Estou em desespero. Agradeço toda a vossa ajuda. :cry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Apisto, tenho uma Tunze stream 12000 l/h com controlador a fazer pulse, montada numa Tunze Magnet e nao faz barulho :cry:.

 

Nao tenho sump mas e verdade a mudanca de agua do aqua para o sump e do sump para o aqua, e barulhente!!

 

Skimmer uma Deltec or Aquamedic por experiencia sao as mais silenciosas.

 

Victor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá apisto. Conheço esse problema bastante bem, dado que montei há menos de um mês um reef com as dimensões do que pretendes vir a ter.

 

Resolvi o problema do barulho da coluna seca de uma forma muito simples, com um durso (www.dursostandpipes.com) pelo que o meu problema é mesmo o barulho da bomba do escumador H&S, que às vezes parece que tenho um frigorífico na sala.

 

Cumps e Boa Sorte

 

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Montei um reef em dezembro de 2004 e de facto o que mais me incomodava era o barulho da água a passar pela coluna seca para a sump. E tenho um durso, tapado só com um furinho no topo. Parecia que tinha um autoclismo na sala sempre a descarregarr. Fazia aquele barulho que faz a banheira a descarregar os últimos litros de água mas durante o dia todo. Ia dando em doido. Resolvi fechar parcialmente a torneira que controla o caudal de modo a que se mantivesse o nível no aquário e consegui reduzir este efeito até que passado um mês com o aparecimento de algas na tubagem o barulho foi sendo amortecido e agora não se ouve nada. Agora tenho a torneira toda aberta.

 

Neste momento o que mais me chateia é o ruído provocado pela vibração das powerhead. Quanto ao o escumador só o ligo das 9h às 19h, que é o período que não estou em casa e assim não me incomodo com ele.

 

Espero ter ajudado.

 

daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O tema da coluna seca é o que NÃO me preocupa.

 

O que provoca barulho é o ar misturado com a água.

 

Um amigo meu descobriu um link no forum da Reefcentral e o esquema que lá está funciona na perfeição:

 

Fazem-se dois furos no aqua dentro da coluna seca ligando-se os dois à sump.

 

Um recolhe a água junto à superfície do aquário o outro bem mais abaixo, junto ao vidro de fundo.

 

A canalização deste último tem uma torneira acopulada que vai servir para controlar o fluxo de água de forma a que esta corra sem ar até à sump.

 

Como a coluna seca é estreita, qualquer variação de capacidade de fluxo vai provocar a subida ou descida da água nuns bons centímetros. Ora aí o aumento do nível provoca o aumento do fluxo pelo que o mecanismo é autocorrector.

 

O segundo tubo serve de "saída de emergência" no caso de ocorrer um bloqueio na válvula. Como nesse caso o ruído vai aumentar, até se constitui como alarme sonoro.

 

O sistema dele não faz barulho nenhum DESDE QUE a água escorra pelas paredes da coluna seca. Quando ele lá meteu um "pente" na superfície criou-se turbulência e lá voltou o barulho.

 

No meu caso vou fazer a coluna seca no canto e em forma trapezoidal (fica inclinada) para a água escorrer pela rampa assim formada.

 

Já que a stream é silenciosa, estou a ver que o problema é mesmo o venturi dos skimmers... :?

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vê no site que o Duarte referiu, eu tinha o mesmo problema e com aquela solução ficou simplesmente silencioso, a unica fonte de barulho do meu aqua é uma bomba de circulação que está muito junto á superficie com 3500l/h e que levanta alguma água, quanto ao resto com as portas do móvel fechado o escumador não se ouve (Deltec).

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Quanto ao Deltec, só tem o problema do preço :lol: Se tiverem dicas a esse respeito, força!!!

 

Quanto ao Durso, já tinha lido e estudado e testado.

O sistema que descrevo é muito mais seguro e silencioso. O tubo de escoamento fica completamente cheio por isso, não havendo ar envolvido não há ruido sendo que, por outro lado, há a vantagem do outro furo.

 

Claro que fazer dois furos é mto mais complicado do que fazer um mas fazem-se bem com brocas diamantadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho o problema do barulho, da quando a àgua do aqua começa a descer para a sump, é como disseram, como se fosse um autocolismo ou mesmo a agua final de um banho a sair por uma ralo.

 

Alguém me sabe ajudar a resolver este problema ?

 

 

Alguem me pode demonstartrar como é que eu posso instalar um desses dursos no aquário ?

 

 

Um abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

O barulho dos escumadores vem de dois sitios (no caso dos venturis ou com mecanismos semelhantes de istura ar/água)

 

1- Entrada de ar

2- Processo de formação das bolhas.

 

O problema na entrada de ar pode ser resolvido colocando algum algodão, pouco compactado dentro do tubo de ar (corrigindo em seguida a valvula de administração de ar, para compensar a dificuldade acrescida de fluxo.

 

Quanto à mistura de ar/água. Muitos escumadores utilizam uma helice normal nas bombas de mistura, quando a quandidade de ar é muito grande, a helice começa a cavitar (formando grandes bolhas junto às faces, que quando entram em colapso fazem muito barulho, continuamente...).

A solução para isto é comprar ou fazer uma pinwheel, que é uma helice que em vez de pás, tem muitos "picos" em plastico. isto reduz o ruido a um shhhhh constante, tipo cerveja acabada de deitar no copo.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

Mesmo as needlewheels dos escumadores fazem algum ruído. Acho que a solução é mesmo fazer o que tu dizes com a entrada de ar e tentar insonorizar o móvel onde está o escumador.

 

Um efeito desagradável que se nota e que os vidros da sump vibram com a vibração das bombas e podem mesmo transmitir a vibração ao móvel onde estão que se for de metal vai tornar o ruído muito mais audível.

 

Enfim... o Sr. Costeau chamou ao mar "O Mundo do Silêncio"...

A minha mulher chama ao meu aquário "Um Mundo de Barulhinhos Chatos"... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais