Filtro Externo silêncioso - Qual?


Recommended Posts

Bom dia, estou a pensar montar um aquario cá em casa, mas ainda ando a escolher os materiais e equipamentos... no entanto gostava de saber quais a marcas de filtros exteriores mais silenciosos (e económicos em termos de consumo de energia).

 

Agradeço desde já as sugestões!

 

Rui

 

 

Editado por Carduelis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mais usual e que tem dado provas claras da sua qualidade é EHEIM. Existem outras como a JBL e Fluval que também ouvi falar bem mas por experiência própria é EHEIM.

Sempre usei EHEIM e como se diz que equipa que ganha não se muda continuarei nesta marca.

Já usei vários modelos desde cascata (Liberty 100) e dois da gama Classic (2211 e 2215) e sempre um espectáculo a nível de filtragem, durabilidade e claro o silêncio que tanto procuras.

Usei tanto o de cascata como o 2211 no quarto e posso dizer que sou bastante sensível a ruídos estranhos enquanto durmo e nunca ouvi os filtros, à excepção do de cascata que por estar encostado ao vidro do aquário fazia uma pequena vibração o que resolvi com uma pequena esponja para eliminar a vibração e nunca mais o ouvi. :)

 

Espero que o testemunho tenha sido útil.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)Usei tanto o de cascata como o 2211 no quarto (...)

E adormecer ao som da água deve ser muito bom...

 

Por acaso, estou a pensar num desses de cascata, o Liberty, acho que a "Maria" vai se passar com o som da água...lol

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A nível de manutenção, a Tetra e a JBL ganham à Eheim.

 

 

Não é para iniciar nenhuma guerra tipica "Eheim vs All", mas posso te perguntar porque razão achas isso?

Gosto sempre de saber opiniões diferentes :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

Tenho um Eheim profissional 2222, um jbl cristal profi 900, um tetra tec ex600 e um 1200 (a mais recente aquisição). Isto tudo em aquários de ciclídeos africanos.

 

Da experiência que tenho com o meu eheim, que não tem purga automática (o que só por si o penaliza), é que a nível de orings há uma maior tendência para a deterioração (muito por causa do calcário da água do aquário), e os orings interiores (os que fazem a ligação entre cestos) se estragam muito mais depressa.

 

O jbl e a tetra já teem arranque automático, o que faz bastante jeito sempre que tenho de limpar os filtros, porque o arranque é muito mais rápido.

 

Fora isso, o mais silencioso que tenho são, sem dúvida, os Tetra.

 

A nível de assistência técnica só precisei de usar a da Tetra, e só tenho uma coisa a dizer: fantásticos. O filtro chegou-me com o veio cerâmico partido, o fornecedor estava a demorar algum tempo a resolver, contactei a marca e em menos de uma semana, a dhl entregou-me a peça nova.

 

Já agora João, e como também gosto de ouvir opiniões diferentes, podes postar a tua experiência também?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiência é exactamente ao contrário :P

 

Já experimentei tantas marcas e modelos de filtros, mas de um modo geral acho sempre a manutenção dos Eheim mais prática e simples.

 

Nos da Tetra, até é bastante idêntico, mas o que me deixa sempre de pé atrás é a qualidade dos plásticos. Faz-me sempre ter a ideia de que tenho de lhe mexer com mais cuidado... E se os cestos não ficarem certinhos, acaba por entortar o encaixe ou as borrachas. As torneiras acabam geralmente por partir, a patilha para sacar as torneiras também já fiquei com uma na mão, etc. São filtros bons em termos de filtragem, mas com uma fraca qualidade nos materiais usados.

 

Os da JBL, aho que têm demasiadas partes para limpar. Aquela divisão das esponjas nos cestos, aumenta bastante o tempo que se demora a limpar o filtro.

 

Há um truque muito simples para te facilitar a manutenção desse filtro da Eheim ou qualquer outro que não tenha ferragem automática, que é deixar apenas a mangueira de entrada para o filtro com água e depois de tudo montado, antes de abrirmos a torneira de entrada, retirar o chuveiro de dentro de água e abrir a torneira da saída. Ao abrir a torneira de entrada, ele começa a encher e é só esperar que encha depois ligar a tomada.

 

Mas esse factor dos o-rings se deteriorarem em águas mais calcárias é interessante, porque nunca tive esses problemas, mas também poucas vezes mantive ciclideos africanos durante um longo período de tempo, sempre tive aquários com águas mais acidas e as borrachas da Eheim sempre foram as que me duraram mais tempo.

Será que tem a ver com o tipo de borracha/plastico que é feito? Vou testar com várias borrachas de marcas diferentes nos 2 tipos de água, a ver se realmente há diferenças...

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E adormecer ao som da água deve ser muito bom...

 

Por acaso, estou a pensar num desses de cascata, o Liberty, acho que a "Maria" vai se passar com o som da água...lol

 

 

Se tiveres o nível de água acima da saída do filtro não faz barulho absolutamente nenhum.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um Eheim 2213 e estou muito contente,tem boa capacidade de filtragem(apesar de serem só 3 litros),e em termos de manutenção acho que é muito simples,mas tem o senão de custar a ferrar :confused4: e é muito silencioso mesmo!!

Da próxima vez que fizer a manutenção já experimento a dica do João...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Obrigada pela opinião e pela dica.

 

Os Tetra melhoraram muito de qualidade nos plásticos e encaixes com os novos modelos. Os cestos já encaixam directamente uns nos outros e não têm borrachas, e as patilhas já estão bastante melhor.

 

Da próxima vez que limpar o eheim já experimento a tua dica. Mas efectivamente, a qualidade dos orings para ciclídeos africanos não é, de facto, a melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

Agradeço as respostas. Pelo que percebi os Ehiem ou Tetra, são os melhores em termos de silêncio, seguindo-se talvez, os JBL...

 

E relativamente a custos energéticos? Para um aquario de 100x50x50, 250l, qual será o mais poupadinho?

 

:animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então cá vai a informação dos consumos:

- jbl 901-> 11 w

- tetra tec ex700 -> 13 w

- tetra tec ex1200 -> 21 w

- eheim ecco pro 2036 -> 8 w

- eheim classic 2217 -> 20 w

 

Mas para te poder ajudar melhor, o que estás a pensar colocar no aquário? É que, dependendo do tipo de peixes, poderás precisar de mais caudal de filtração. Por exemplo, os ciclídeos do malawi exigem uma filtração bruta, enquanto que um aquário sul-americano já poderá ser menos exigente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ana, obrigado por estes valores! :thumbup3:

 

Eu ainda a não tenho o aquario... ainda estou na fase de fazer contas, para depois não ter surpresas.

 

Ainda não decidi quais os habitantes parea o aquario, gosto muito dos ciclideos africanos. Lembro-me de ter visto uma reportagem realizada no lago Tanganica e fiquei fascinado com o tipo de peixes que aí existem!

 

Mas acho que acho que não irei para esse tipo de ciclideos... talvez Discus, Escalares, esse tipo de peixes. Mas só na altura de comprar é que decidirei.

 

Quanto ao caudal de filtração, tinha a ideia de que o filtro deveria filtrar três vezes a quantidade de água do aquario, por hora! Faz sentido?

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao caudal de filtração, tinha a ideia de que o filtro deveria filtrar três vezes a quantidade de água do aquario, por hora! Faz sentido?

 

Lá está.. depende da Fauna. O normal seria entre 5 a 10x. Mas a circulação não é tudo. A quantidade de matéria filtrante também dita.

De que serve um filtro que faça 10x a circulação se só tiver meio litro de matérias filtrantes para reter a sujidade e suporte bacteriano?

 

Pensa primeiro naquilo que queres adicionar de Fauna. Depois é não ser poupado em relação à filtragem. ;)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel Reis, é um bocado forçado para mim ter de decidir que peixes vou meter no aquário mesmo antes de o ter... não tenho essa facilidade como quem tem aquarios à muito tempo e lida com isto todos os dias...

 

Para ciclideos americanos, e mais alguns peixes pequenos, "peixes-vidro", coridoras, ... ... o que será suficiente?

 

Pelo que me parece, não é problema se comprar um filtro bom demais para o que pretendo, certo?

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Miguel Reis, é um bocado forçado para mim ter de decidir que peixes vou meter no aquário mesmo antes de o ter... não tenho essa facilidade como quem tem aquarios à muito tempo e lida com isto todos os dias...

 

Para ciclideos americanos, e mais alguns peixes pequenos, "peixes-vidro", coridoras, ... ... o que será suficiente?

 

Pelo que me parece, não é problema se comprar um filtro bom demais para o que pretendo, certo?

 

Rui

 

Forçado decidir que peixes queres antes de avançar com as compras?

Não deves estar bem a ver o filme.. Imagina que compras um aquário de 50L e depois decides que queres discus. E agora? Esqueces a ideia dos discus ou vais comprar outro aquário e perder dinheiro no primeiro de 50L que já compraste? Pondera primeiro bem e faz tudo com calma.

 

Há peixes que preferem águas mais agitadas e outros menos.

 

Investir num bom filtro que nos dê segurança e fiabilidade é o melhor que podes fazer para poupar dinheiro e dores de cabeça a longo prazo. Às vezes quanto mais se poupa mais caro fica. ;)

 

 

Abraço

Editado por Miguel Reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário bem estudado, antes da montagem, é meio caminho andado para o sucesso.

É sempre dificil para quem está a começar, decidir o que quer ter no aquário. Há tanta coisa bonita e interessante, que geralmente queremos tudo :)

Mas a fauna e flora do aquário influenciam uma boa escolha do equipamento.

 

Eu posso te dizer que no meu aquário de 1,50 só tenho um filtro interno a trabalhar e tenho lá dentro cerca de 40 peixes e quero meter outros 40 e que está tudo bem.

Mas se não disser que é um aquário carregado de plantas, que os peixes maiores que lá tenho têm 5cm e que faço uma manutenção semanal sem falhas, tu ao seguires o meu conselho, sem ter atenção ás espécies dos peixes, tens os peixes a morrer numa questão de dias...

 

Vê exemplos de aquários que sejam parecidos com o que tu queres fazer, vê o setup do aquário em termos de equipamento, para ficares a perceber o que resulta melhor em cada caso.

 

Para o teu aquário e pensando já que o mais certo é encheres o aquário de peixes, (toda a gente no inicio faz o mesmo ;) ) e tendo em conta os consumos e capacidade de matéria filtrante, ia para o JBL. Agora tens é de ver se o achas silencioso e se gostas do preço :P

Editado por João Abóbora

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já disse o que tinha e queria, aquario de 250l e ciclideos americanos... não sei onde possa estar o filme... quem falou em aquario de 50l??

 

 

(...) Pondera primeiro bem e faz tudo com calma. (...)

 

 

É isso que estou a tentar fazer...

 

 

(...)

Investir num bom filtro que nos dê segurança e fiabilidade é o melhor que podes fazer para poupar dinheiro e dores de cabeça a longo prazo. Às vezes quanto mais se poupa mais caro fica. ;)

 

 

Por isso abri este post. A verdade é que já estou bem mais elucidado do que o que estava antes.

 

Mais sugestões (que filtro para aquario de 250l?) serão bem vindas!

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui

 

Subscrevendo na totalidade o que já foi dito, tens aqui duas hipóteses:

1. vês o tipo de peixes que queres e montas o aquário a partir daí, para veres o tipo de material de que necessitas;

2. vês o orçamento que tens e decides a partir daí.

 

Posso estar a ser drástica no que te digo, mas a realidade nesta altura do campeonato é mesmo assim. A aquariofilia não é um hobbie barato, cometem-se muitos erros por sem querer poupar de início, e depois desperdiça-se em peixes e desgosto...

 

Primeiro tens de decidir que tamanho de aquário queres. Só este factor é decisivo para o tipo de peixes. Depois é uma questão de números.

 

A questão do caudal do filtro depende das espécies, posso dizer-te que no tanganyika de 80 litros, um eheim profissional 2222 chega perfeitamente. São peixes que não gostam de grandes caudais nem correntes. Nos malawi tenho, num aquário de 220 litros, um jbl 901 e um tetra 1200, e duas bombas tunze 6025. Estes ciclídeos sujam que se fartam, logo é preciso mais circulação e filtração.

 

Se quiseres, estou disponível para te ajudar a construir projectos e orçamentos, basta mandares mp, que ideias não vão faltar.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já disse o que tinha e queria, aquario de 250l e ciclideos americanos... não sei onde possa estar o filme... quem falou em aquario de 50l??

 

Falei eu, apenas como um mero exemplo para qualquer membro que o leia e se possa identificar. ;)

 

 

A minha escolha recaía para EHEIM 2217 pois já tem um volume engraçado para matérias filtrantes e uma boa circulação.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Vê exemplos de aquários que sejam parecidos com o que tu queres fazer, vê o setup do aquário em termos de equipamento, para ficares a perceber o que resulta melhor em cada caso. (...)

 

João, eu sou novato nestas andanças, apesar de já ter tido um aquario a uns bons anos, é como se começasse do zero. Por isso por favor diz-me onde posso ver o tal setup de outros aquarios similares ao que vou montar. Como ainda não tenho 25 mensagens neste forum, será por isso que não encontro determinadas áreas?

 

Agradeçoa a ajuda!

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como a tua ideia é ir para Discus ou Escalares, dá uma olhada no Sub-Fórum, Ciclídeos Americanos a Asíaticos. Depois lá dentro tens a divisão entre as várias espécies.

 

Mas fica aqui o link directo que é mais rápido para ti ;)

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=90

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais