Areia Sílica ou Manado???


AsGSnak

Recommended Posts

Boas pessoal.

Estou com uma dúvida quanto ao substrato inerte para o meu aquário de 54L (60x30x30).

Já comprei JBL Sansibar White para uma zona tipo praia para as corys se divertirem. Agora na zona onde vou plantar, vou colocar JBL Aquabasis Plus como substrato fértil e por cima um inerte. Só não sei qual. Vou colocar também umas rochas de cor cinzento escuro azulado, que contrastariam bem com esta areia de sílica branca de 2-3mm. O pior é que não sei se ficaria bem as plantas serem plantadas nesse substrato desse tipo. E se não seria muito branco por causa da areia da JBL que já tenho.

Por outro lado tenho o manado da JBL que tem uma cor que gosto e contrastava bem também com as plantas e com a areia JBL. Já não contrastava tão bem co as rochas, e para plantar não sei se será também o melhor.

 

Não pretendo nenhum aquário XPTO, não vou usar CO2 nem plantas exigentes.

Agradecia que me dessem a vossa sincera opinião.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se é uma zona para plantares, usa o Manado. Mesmo que nao contraste tanto com as pedras, é melhor para o desenvolvimento das plantas, pois não vai compactar como a areia de silica.

E se não tens contraste entre as pedras e o areão, colocas uns apontamentos de plantas pequenas à volta das pedras.

  • Votar + 1

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O João já disse tudo.

Só um reparo separa bem com as pedras a areia de silica do manado, pois senão a praia de areia branca vai ao ar num instante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas!

Vou então optar pelo manado. E sim, vou separá-lo bem da praia de areia branca.

 

Agora uma outra questão. Será que o saco de 10L chega para o meu aqua? Não é para encher o aqua todo, visto ter a zona da praia. E as zonas que vão levar manado têm também o AquaBasis por baixo. Qual a altura que devo colocar o subs fértil? E o manado?

 

Pelos meus cálculos os 10L devem chegar. Mas gostava de opiniões.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10L chega e sobra. Quase que podes fazer montanhas :lol:

Não sei a quantidade de pedra e o tamanho da praia mas talvez até te chegue 5L...

Do Aquabasis mete só o suficiente para te cobrir o vidro, no sitio onde vais plantar. Como não estás a pensar meter plantas muito exigentes, um saco dos mais pequenos é mais do que suficiente.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Do Aquabasis mete só o suficiente para te cobrir o vidro, no sitio onde vais plantar.

 

Peço desculpa, mas não percebi esta parte.

O suficiente para cobrir o vidro? Como assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas colocar uma altura muito grande do Aquabasis.

Geralmente com plantas mais exigentes, aconselho a meter no minimo um dedo de altura, mas no teu caso, chega uma quantidade suficiente, que te tape o vidro de baixo.

Do Manado é que convém teres no minimo 2 dedos de altura por cima do Aquabasis, para evitar que ao mexeres no areão de cima, o fertil não venha tão facilmente para cima.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais