ROCHAS PARA O AQUÁRIO


Recommended Posts

Depende do tipo de fauna que tenhas no aquário. Para ambientes mais ácidos usa pedras inertes tipo granito, basalto, rocha vulcânica. Se pelo contrário pretendes aguas mais alcalinas podes usar pedras calcarias. Depende da fauna que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

têm é de ter atenção se essas pedras nao te alteram o pH da agua. Rocha calcaria esquece, para testar para ver se é ou nao deita umas gostas de vinagre e se borbulhar, entao é calcaria.

 

Quanto a outras, lava-as bem, ferve-as e podes fazer um teste que é poes num recipiente, medes o pH no dia a seguir voltas a medir e vez se alterou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do tipo de fauna que tenhas no aquário. Para ambientes mais ácidos usa pedras inertes tipo granito, basalto, rocha vulcânica. Se pelo contrário pretendes aguas mais alcalinas podes usar pedras calcarias. Depende da fauna que tens.

Nao tenho fauna porque ainda vou fazer o aquário.

e acho que a água para ciclideos é mais alcalina.

Editado por António Maria Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho fauna porque ainda vou fazer o aquário.

Boas

Então a resposta passa a ser: "depende do tipo de fauna" que queres ter.

O que não invalida o facto de fazeres os testes às rochas que vistes ou que estás interessado em utilizar, para saberes que tipo são ou o efeito delas na agua do teu futuro aquario.

Se o aquario não está montado prepara um recipiente com agua a ph 7.0 e depois da preparação das rochas colocas-as no recipiente e ves qual a alteração que elas fazem ou não no ph da agua (existem outros parametros que elas podem influenciar mas este pode ser encarado como o que logo à partida interessa saber) .

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao quer dizer se a rocha não alterar o ph possa pô-la no aquário, e se alterar não posso pô-la,certo?

e já agora vou fazer um aquário de ciclideos logo a água é mais alcalina

Editado por António Maria Palma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Então a resposta passa a ser: "depende do tipo de fauna" que queres ter.

O que não invalida o facto de fazeres os testes às rochas que vistes ou que estás interessado em utilizar, para saberes que tipo são ou o efeito delas na agua do teu futuro aquario.

Se o aquario não está montado prepara um recipiente com agua a ph 7.0 e depois da preparação das rochas colocas-as no recipiente e ves qual a alteração que elas fazem ou não no ph da agua (existem outros parametros que elas podem influenciar mas este pode ser encarado como o que logo à partida interessa saber) .

Cumprimentos

entao quer dizer se a rocha não alterar o ph possa pô-la no aquário, e se alterar não posso pô-la,certo?

e já agora vou fazer um aquário de ciclideos logo a água é mais alcalina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao quer dizer se a rocha não alterar o ph possa pô-la no aquário, e se alterar não posso pô-la,certo?

e já agora vou fazer um aquário de ciclideos logo a água é mais alcalina

 

 

Errado, se vais fazer um aquário para ciclídeos africanos que precisam de pH alcalinos podes usar pedras calcárias que vão aumentar a dureza ou inertes desde que a tua agua tenha entre pH 7.5º a 8.4º Isto com aguas duras - +/- a 10º gH/kH.

 

Se os ciclideos forem sul americanos tipo escalares, discos, tens que ter pH inferior a 6.5º e aguas moles.

 

O ideal será primeiro medires os parâmetros da agua que sai da tua torneira e depois de acordo com os valores obtidos e com a fauna que desejas é que terás que escolher quais os substratos, pedras, troncos que vais colocar.

 

Aos restantes que quiseram ajudar fica o aviso - convém primeiro saber o que pretende quem pergunta antes de avançarem com respostas, às vezes em vez de ajudar desajudam.

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que sim, obrigado pelo ponto negativo, vindo de quem tanto se queixou deles estás a dar um belo exemplo. Ora rebate lá o que eu disse que mereça tal!

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Tenho direito à minha opinião e votação como todos os outros membros desta comunidade sem ter que dar explicações.

Alias as regras gerais do forum referem claramente que os tópicos não são para serem usados como chat. Mas já que a pergunta foi feita tão directamente, e publicamente, posso apenas dizer que não concordei com: "Aos restantes que quiseram ajudar fica o aviso - convém primeiro saber o que pretende quem pergunta antes de avançarem com respostas, às vezes em vez de ajudar desajudam." pois nem eu nem o outro membro JPMG22 dissemos coisas incorrectas ao membro que abriu o tópico. Sobre o uso de rochas apanhadas na natureza, a sua influencia directa no PH da agua e testes básicos a efectuar qual foi o erro? Nunca foi influenciada a escolha da fauna ou a utilização das rochas. Se existe erro que seja referido e corrigido.

Os meus cumprimentos

  • Votar + 1
  • Votar - 1

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Tenho direito à minha opinião e votação como todos os outros membros desta comunidade sem ter que dar explicações.

Alias as regras gerais do forum referem claramente que os tópicos não são para serem usados como chat. Mas já que a pergunta foi feita tão directamente, e publicamente, posso apenas dizer que não concordei com: "Aos restantes que quiseram ajudar fica o aviso - convém primeiro saber o que pretende quem pergunta antes de avançarem com respostas, às vezes em vez de ajudar desajudam." pois nem eu nem o outro membro JPMG22 dissemos coisas incorrectas ao membro que abriu o tópico. Sobre o uso de rochas apanhadas na natureza, a sua influencia directa no PH da agua e testes básicos a efectuar qual foi o erro? Nunca foi influenciada a escolha da fauna ou a utilização das rochas. Se existe erro que seja referido e corrigido.

Os meus cumprimentos

 

Ora vamos lá:

têm é de ter atenção se essas pedras nao te alteram o pH da agua. Rocha calcaria esquece, para testar para ver se é ou nao deita umas gostas de vinagre e se borbulhar, entao é calcaria.

 

Quanto a outras, lava-as bem, ferve-as e podes fazer um teste que é poes num recipiente, medes o pH no dia a seguir voltas a medir e vez se alterou.

 

E se o aquário fosse para fauna que aprecia pH alcalino?

 

Nao tenho fauna porque ainda vou fazer o aquário.

e acho que a água para ciclideos é mais alcalina.

 

Bingo!

 

Boas

Então a resposta passa a ser: "depende do tipo de fauna" que queres ter.

O que não invalida o facto de fazeres os testes às rochas que vistes ou que estás interessado em utilizar, para saberes que tipo são ou o efeito delas na agua do teu futuro aquario.

Se o aquario não está montado prepara um recipiente com agua a ph 7.0 e depois da preparação das rochas colocas-as no recipiente e ves qual a alteração que elas fazem ou não no ph da agua (existem outros parametros que elas podem influenciar mas este pode ser encarado como o que logo à partida interessa saber) .

Cumprimentos

 

E como pretendes que o António Maria Palma arranje uma agua a pH a 7ª? não seria mais fácil :

 

 

 

Errado, se vais fazer um aquário para ciclídeos africanos que precisam de pH alcalinos podes usar pedras calcárias que vão aumentar a dureza ou inertes desde que a tua agua tenha entre pH 7.5º a 8.4º Isto com aguas duras - +/- a 10º gH/kH.

 

Se os ciclideos forem sul americanos tipo escalares, discos, tens que ter pH inferior a 6.5º e aguas moles.

 

O ideal será primeiro medires os parâmetros da agua que sai da tua torneira e depois de acordo com os valores obtidos e com a fauna que desejas é que terás que escolher quais os substratos, pedras, troncos que vais colocar.

 

Aos restantes que quiseram ajudar fica o aviso - convém primeiro saber o que pretende quem pergunta antes de avançarem com respostas, às vezes em vez de ajudar desajudam.

 

Mais uma vez repito, antes de responderem convém ter a certeza do que o membro pretende. Há quem queira ter aquários de ciclideos africanos e tenha a sair da torneira aguas ácidas e moles e quem queira ter fauna sul-americana e tenha agua alcalina e dura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha humilde opinião, acho que o membro que abriu o topico é ainda inexperiente (espero nao tirar conclusoes erradas, nem ofender ninguem), e que sem ainda saber o que fazer com as rochas, que saberá ele fazer com os peixes?? Claramente é alguem que ainda será arriscado aventurar.se com ciclideos africanos ou discus. Apenas demos as indicaçoes basicas para criar um aquario standard, ou seja com uma quimica da agua simples de manejar.

 

Tenham calma e vamos ajudar o nosso colega.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

Acrescento que o membro que abriu o tópico editou a informação da sua intenção de querer ciclideos às 21:01 sem que eu ou o membro JPGM22 tenhamos notado esse acrescento (embora a minha resposta tenha horário 21:04, estava a escrever quando editou e não vi) portanto estávamos a falar das rochas e não de ciclideos especificamente... A ideia sempre foi ajudar os membros da comunidade e partilharmos informação, ideias e opiniões... e continuarei a ajudar no que puder.

Os meus cumprimentos

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Errado, se vais fazer um aquário para ciclídeos africanos que precisam de pH alcalinos podes usar pedras calcárias que vão aumentar a dureza ou inertes desde que a tua agua tenha entre pH 7.5º a 8.4º Isto com aguas duras - +/- a 10º gH/kH.

 

Se os ciclideos forem sul americanos tipo escalares, discos, tens que ter pH inferior a 6.5º e aguas moles.

 

O ideal será primeiro medires os parâmetros da agua que sai da tua torneira e depois de acordo com os valores obtidos e com a fauna que desejas é que terás que escolher quais os substratos, pedras, troncos que vais colocar.

 

Aos restantes que quiseram ajudar fica o aviso - convém primeiro saber o que pretende quem pergunta antes de avançarem com respostas, às vezes em vez de ajudar desajudam.

vou ter alguns americanos e alguns africanos

mas se eu puser muitas rochas nao vai aumentar em demasia o ph ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou ter alguns americanos e alguns africanos

mas se eu puser muitas rochas nao vai aumentar em demasia o ph ?

Lamento mas não dá para ter ambas as espécies, os ciclideos africanos precisam de aguas duras e alcalinas e os ciclideos americanos de aguas moles e acidas.

 

Os ciclideos africanos além desses parâmetros da agua também precisam de muito espaço e de muita filtragem.

 

O melhor será dizeres o que tens primeiro, podes usar uma cábula tipo isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

 

 

é assim o que eu quero saber é se:

eu posso apanhar rochas que encontro na rua e no campo?

se essas rochas aumentarem ou baixarem o ph da água,posso ou não pô-las na água?

 

Podes apanhar as rochas, depois terás que saber de que tipo são - neutras ou calcarias- e depois usas as que te ajudarem de acordo com a fauna que pretendes e podes ter.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então se eu tiver um ph neutro posso ter as duas especies?

 

Lamento mas não dá para ter ambas as espécies, os ciclideos africanos precisam de aguas duras e alcalinas e os ciclideos americanos de aguas moles e acidas.

 

Os ciclideos africanos além desses parâmetros da agua também precisam de muito espaço e de muita filtragem.

 

O melhor será dizeres o que tens primeiro, podes usar uma cábula tipo isto:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

 

 

 

Podes apanhar as rochas, depois terás que saber de que tipo são - neutras ou calcarias- e depois usas as que te ajudarem de acordo com a fauna que pretendes e podes ter.

e qual e o melhor tipo neutras ou cálcarias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então se eu tiver um ph neutro posso ter as duas especies?

 

e qual e o melhor tipo neutras ou cálcarias?

Não, não podes. Ou tens sul-americanos ou tens africanos. Ou ph inferior a 6.5 ou superior a 7.5, a diferença é enorme. Se optares por sul-americanos escolhe pedras neutras tipo granitos, xistos ou basaltos. Se optares por africanos podes usar as neutras ou umas calcarias que vão aumentar o pH.

Mas acho que está obcecado com as pedras e não com o resto. Primeiro informa-te sobre a fauna, flora, equipamentos necessários e depois com calma vais montar o teu aquário, se não o fizeres agora vais ter problemas depois.

Se ainda não leste aconselho-te estes tópicos:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78593

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não podes. Ou tens sul-americanos ou tens africanos. Ou ph inferior a 6.5 ou superior a 7.5, a diferença é enorme. Se optares por sul-americanos escolhe pedras neutras tipo granitos, xistos ou basaltos. Se optares por africanos podes usar as neutras ou umas calcarias que vão aumentar o pH.

Mas acho que está obcecado com as pedras e não com o resto. Primeiro informa-te sobre a fauna, flora, equipamentos necessários e depois com calma vais montar o teu aquário, se não o fizeres agora vais ter problemas depois.

Se ainda não leste aconselho-te estes tópicos:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78593

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=66945

Não percebe eu só tenho dúvidas quanto a isso e mais nada porque o resto já sei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá agora quem já não percebe sou eu , todo baralhado, afinal onde é que tens dúvidas, só nas pedras? nas pedras e nos Ciclideos?

E já agora já existe por aqui o setup ou setup's de aqua ou aquas teus? e fotos? já aderiste ao desafio de mostrar o teu aqua? lol ena tanta pergunta, mas esta tinha de fazer pois também me melgaram muito para postar os meus lol.

Vá mostra-nos o que tens e onde tens dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epá agora quem já não percebe sou eu , todo baralhado, afinal onde é que tens dúvidas, só nas pedras? nas pedras e nos Ciclideos?

E já agora já existe por aqui o setup ou setup's de aqua ou aquas teus? e fotos? já aderiste ao desafio de mostrar o teu aqua? lol ena tanta pergunta, mas esta tinha de fazer pois também me melgaram muito para postar os meus lol.

Vá mostra-nos o que tens e onde tens dúvidas

Eu quero saber se puser muitas rochas cálcarias(que aumentam o ph) / xistos,basaltos...(que baixam o ph), não aumentarão/baixarão em demasia o ph?

E já agora se eu encontrar uma pedra porreira no chão o que faço para a poder pôr no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás já tão confuso como eu, lol as calcarias aumentam o ph, os xistos e basaltos, não diminuem são neutras.

E faz me um favor não coloques africanos com Sul americanos vais te arrepender e os peixes vão sofrer. Além de que se é no de 30l não deves colocar ciclideos, se é em 60l não colocava africanos precisam de muito espaço.

Em relação às pedras eu costumo ferver durante uns minutos e depois coloco a arrefecer umas valentes horas para não ir quente para o aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás já tão confuso como eu, lol as calcarias aumentam o ph, os xistos e basaltos, não diminuem são neutras.

E faz me um favor não coloques africanos com Sul americanos vais te arrepender e os peixes vão sofrer. Além de que se é no de 30l não deves colocar ciclideos, se é em 60l não colocava africanos precisam de muito espaço.

Em relação às pedras eu costumo ferver durante uns minutos e depois coloco a arrefecer umas valentes horas para não ir quente para o aqua

Não não é nenhum desses eu vou comprar um de 240l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah ok sendo assim estamos a falar de outra coisa, mas ainda não nos disseste os parametros da agua que vais usar no aqua, para saberes o que colocares de pedras para te ajudar depois nas especies de ciclideos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.