Novo projecto, desta vez com muita calma :)


Jixj1994

Recommended Posts

Boa noite.

 

Bem parece que ando em maré de azar, hoje fiz a ultima tpa de 5% e tenho más noticias...

 

Em primeiro morreram-me 2 camarões um crs juvenil e um snow white :confused4:

 

Depois parece que aqueles mini camarões que falei é mais um praga que eu tenho...ainda não consegui descobrir o que será, parecem pulgas pequeninas...

 

Bem, o que fiz foi aumentar a temperatura de 22,5 º para 23 º, retirei o carvão activo e adicionei 1/3 de folha de amendoeira da Índia cartada aos bocadinhos para afundarem e os camarões poderem comer os microorganismos. Depois também adicionei 3 pinhas de amieiro..

 

Os parâmetros estão bem ph - 6.5/ kh - 2 / gh - 5; 6 / Amonia 0 / nitritos 0 Não tenho testes de nitratos, mas não deve ser por ai, pois tenho bastante flutuantes e com as tpa que tenho feito devem estar muito baixos ou mesmo a 0.

 

Só não percebo de onde vem estas pragas, a única hipótese de aparecerem é virem com o substrato, antes tinha num aquário com manado e nunca me apareceu nenhuma praga, agora usei este e é só pragas... :mad: os camarões estão com boas cores, e alimentam-se bem...

 

Espero que as coisas se endireitem...se alguém tiver alguma sugestão.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas pragas podem vir de vários locais: Água, plantas e troncos. Basta que tenham vindo alguns num pedaço pequeno de musgo para passados uns tempos se terem multiplicado.

 

Boas Pedro

 

Pois, mas lá está, o que utilizei veio do aquário onde tem o manado...O musgo flame que comprei veio do senhor A.Ferreira que não tem destas pragas...as pinhas de amieiro e folhas de cattapa também utilizo no meu outro aquário com manado (também é de camarões), que opções sobra?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Não tenho nada disso nos áquas de marisco, tive em tempos ostracods mas introduzi umas crias de gupies e eles engordaram depressa biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

O musgo para ti foi do comunitário por isso não podia ter malta desta :cool2:

 

É preciso um bocado de paciência e aprender superando os obstáculos.

 

Depois vai compensar.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira

 

Pois, também tenho a ideia que lhe tinha perguntado e você não tinha nada destas pragas. De qualquer maneira fico mais descansado sendo inofensivos cyclops :laugh2:

 

Agora vou ter ainda mais cuidado com a quantidade de comida que ponho para ver se não se reproduzem muito. Agora é esperar que mais alguma fêmea fique ovada a ver se é desta :eusathink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem parece que os meninos andam mais calmos :D

 

Alguém sabe o que será esta sujidade nos vidros? parece que estão embaciados no lado de dentro?

 

Já agora alguém usa o esha optima em aquário de camarões?

h56.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Quem os limpa? Não tens "equipa de limpeza"...

 

Arranja um limpador daqueles magnéticos, ou usa um cartão multibanco caducado para limpar os vidros por dentro. Aquela esponja no filtro também parece estar a precisar...

 

Uns planorbis ajudavam.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira

 

Eu tenho 2 planorbis, mas se calhar não estão a dar conta do recado, já vou adicionar mais 2 ou 3 ;)

 

Ainda bem que falou nessa esponja, quando for limpar a esponja como devo fazer? desligo o filtro, ou como faço para tapar o buraco que neste momento está a esponja a tapar?

 

Pois...

 

Quem os limpa? Não tens "equipa de limpeza"...

 

Arranja um limpador daqueles magnéticos, ou usa um cartão multibanco caducado para limpar os vidros por dentro. Aquela esponja no filtro também parece estar a precisar...

 

Uns planorbis ajudavam.

 

Abraço,

 

Abraço

 

Edit: que mais espécies de caracóis poderia colocar? para ajudar na limpeza?

Editado por Jixj1994
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desligas o filtro uns minutos. Ou se calhar nem é necessário, acho que ainda não tens crias, certo?

 

Continuo a achar que devias apostar na tal rede em vez da esponja.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desligas o filtro uns minutos. Ou se calhar nem é necessário, acho que ainda não tens crias, certo?

 

Continuo a achar que devias apostar na tal rede em vez da esponja.

 

Abraço,

 

Sim é verdade, mas com a maré de sorte que tenho andado é melhor não arriscar ou ainda me suga um adulto...

 

Eu tenho a tal rede debaixo da esponja ;) Mas já agora poderia me enviar aquele sait que me mostrou uma vez (sem ser ebay) por mp, que talvez mande vir, e já fico com esse "problema" resolvido.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Trago novidades boas e más...

 

As más é que tive hoje mais uma baixa sem explicação.

 

A boa é que encontrei um mini crs :dance: o primeiro "filho" de crs que tenho :)

 

9e34.jpg

 

E também para continuar as boas noticias, juntei hoje 4 ampulárias blue para ajudar na limpeza do aquário :)

 

xocx.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parabéns pelo "puto", devem andar por aí mais de certeza.

 

Em relação à spirulina, eu costumo por meia colher de café por dia quando vejo que andam por lá minorcas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas A.Ferreira

 

Eu vou colocar um bocadinho a ver , mas a spirulina não vai para o filtro?

 

As plánarias voltaram a aparecer :mad: já li que as ampulárias as comem, vamos ver se consigo eliminar ou controlar a população sem fazer nenhum tratamento.

 

Abraço

Ricardo Faria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Não vai para o filtro se o desligares até o pó assentar... depois é ligar de novo, bastam 5 minutos :cool2:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde :)

 

Pois, eu coloquei 1/3 de colher de café, (não desliguei o filtro pois só li a mensagem agora :D ) mas aquilo acentou logo para o fundo :) bem qual o meu espanto quando passado 10 minutos os camarões saírem todos e andavam todos a mordiscar o substrato :) ou seja secalhar hoje não vale a pena alimentar com mais nada certo?

 

Uma dúvida, devo ou não aspirar o aubstrato para fazer as tpa? Já li que sim e que não ...( e pelo que percebi o substrato está um pouco sujo)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Boa tarde.

 

Parece que tive azar com o substrato que adquiri, após as mortes não pararem tive que decidir em desmontar o aquário, pelo que percebi tinha varias pragas no aquário. E só vejo uma razão para isso, o substrato, pois o material que usei era novo ou vinha do meu outro "nano" de reds..os parâmetros estão sempre bons, mas as mortes não pararam...

 

Fiquei um pouco desanimado, pois montei este projecto com cuidado a pensar no bem estar das gambas. Mas agora é seguir em frente, talvez lá para o final de janeiro volte a montar, mas desta vez escolha mesmo o ADA.

 

Quanto ao substrato, não sei, a embalagem não era original mas deduzi que fosse shirakura, comprei na crystalred, se realmente é shirakura não aconselho a ninguém, mas não posso dizer mais que isto.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Parece que tive azar com o substrato que adquiri, após as mortes não pararem tive que decidir em desmontar o aquário, pelo que percebi tinha varias pragas no aquário. E só vejo uma razão para isso, o substrato, pois o material que usei era novo ou vinha do meu outro "nano" de reds..os parâmetros estão sempre bons, mas as mortes não pararam...

 

Fiquei um pouco desanimado, pois montei este projecto com cuidado a pensar no bem estar das gambas. Mas agora é seguir em frente, talvez lá para o final de janeiro volte a montar, mas desta vez escolha mesmo o ADA.

 

Quanto ao substrato, não sei, a embalagem não era original mas deduzi que fosse shirakura, comprei na crystalred, se realmente é shirakura não aconselho a ninguém, mas não posso dizer mais que isto.

 

Abraço

 

É uma pena! Melhores dias virão!

 

Eu neste momento mantenho camarões em 3 solos diferentes:

- Red Bee Sand (Até agora tenho 0 problemas, mesmo com pouco substrato) - Tenho CRS, CBS e juvenis de Taiwan que vão nascendo dos F1's

- AquaGro Soil - Apenas nos Taiwan Bee, tenho-o há menos de dois meses e até ver sem problemas.

- um solo manhoso que nem sei o nome mas até ver sem stress nenhum que é onde tenho os Low grade shrimp.

 

Mantive CRS em JBL Manado também sem stress's.

 

Sempre tive algumas pragas: Planárias, Lapas e Ostracodas mas eventualmente foi eu que as introduzi com a utilização de água do meu Lago. Não tenho propriamente planos de eliminar nenhuma destas pragas até porque não tenho tido mortes das quais as possa culpar e, no fundo têm todas um papel a desempenhar no ecossistema.

 

Antes de começares um novo projecto aconselho-te a pensar bem todos os passos que tiveste neste para ver o que se pode ter passado de mal, porque custa-me a crer que a culpa é do solo, sobretudo vindo de um solo tão conceituado.

Que parâmetros mediste quando dizes que estão dentro da normalidade?

Que comida dás aos camarões?

Que materiais tens no Filtro e quando os limpaste/com que regularidade e como os limpas?

Qual o volume real de água no aquário?

Que aditivos utilizaste (calcio, correctores de ph, etc)?

De onde vem a água das TPAs?

Essas pinhas de ameiro, vieram de onde?

As flutuantes são Salvinias, certo?

 

Cumprimentos!

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais