Ajuda para iniciar


Rui Raimundo

Recommended Posts

Ola amigos,

Estou agora a iniciar um pequeno aquário, para divertimento da minha filhota.

Eis o que comprei:

 

Aquário Aquapor 50x30x25

Filtro Elite jet-flo 50 300L/H

Resistência Elite 50W

Iluminação barra de 20 leds

Substrato Tropica plant grower 1,25Kg

Areão Aquapor 5kg

 

PLANTAS

Anubia barteri coffefolia

Bacopa caroliniana

Eleocharis parvula

Microsorium pteropus

Echinodorus tenellus

 

Agora as minhas dúvidas, todas as plantas vieram já totalmente ou quase adultas. A parvula tem uma altura de 15 cm, será que a posso podar, e cortar as raízes? A bacopa não tem raízes, coloco-a no substrato ? Coloquei as outras enterradas no areão, a Microsorium ainda não a plantei, é para ficar presa a uma rocha que ainda não tenho.

 

Agradeço dicas e conselhos. Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A parvula podes cortar a meio e dar um corte também nas raízes.

 

Aqui tens um video de como preparar para plantar a parvula.

 

 

 

A bacopa é só enterrar assim como a tenellus. A anubia e o Microsorium é para agarrar a rocha ou tronco.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nestes dias tenho estado a ler alguns tópicos, e fiquei com uma dúvida.

Durante o ciclo do azoto, deve fazer-se TPA para reduzir a amónia? Ou isso vai prejudicar as bactérias?

Tenho estado só a deitar alimento, mas também li que para poder iniciar o ciclo tem de haver um peixe para produzir amónia.

Ou será que se não houver amónia, não há ciclo, apenas há o desenvolvimento das bactérias? Isso é bom, certo?

Agradeço a vossa colaboração.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não deves fazer tpa, as bactérias que se vão alojando até fazerem uma colónia, umas é que transformam a amónia em nitritos e depois outras transformam os nitritos em nitratos e ai sim quando tiveres um boom de nitratos é que termina o ciclo e aí sim tpa para começar a eliminar os nitratos.

se estás a colocar alimento dia sim dia não , já estás a fazer o ciclo.

É assim começas a colocar dia sim dia não comida, vais fazendo testes e a 1ª parte do ciclo vai ser quando tiveres um boom de amónia, depois será seguido por um de nitritos e no fim o de nitratos e esse sim pode ser eliminado pelas tpa e por plantas

  • Votar + 1
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ainda está no inicio penso que devias repensar o areão, o seu tamanho faz o aquário mais pequeno além de na minha opinião ser feio, mas isso é o meu gosto pessoal. Se seguires o meu conselho e optares por mudar o substrato deves retirar as plantas, pedras e depois retiras o máximo de agua. depois retiras o areão todo ou o máximo que puderes deixando o fértil, colocas o novo substrato e depois enches de agua, esvazia novamente e repõe agua. Isto vai servir para retirar os nutrientes que ficaram na agua aquando da retirada do areão. 2 dias depois faz nova tpa de pelo menos 50% e repete passados outros dois dias. É muito trabalho mas vai compensar no futuro.

 

Quanto a substratos podes optar por uns inertes de basalto preto de granulometria menor, argilosos tipo akadama ou manado, ou se podere$ opta por um tipo aquasoil.

 

Depois temos o arranjo das pedras, é preferível juntares mais as pedras e as plantas e deixar uma área livre para natação :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na altura comprei o areão que havia, e até achei que não era mau, mas depois de o ver no aquário... também não gostei, mas agora tem de ser, com muita pena...

As rochas, também as devo mudar, e retirar algumas. Quis fazer um abrigo, mas também não gosto...

As plantas desiludiram-me, pois estava à espera de plantas jovens, e saíram-me já totalmente crescidas, enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não gostas porque não mudas? Ainda vais a tempo, mais vale esperares mais um pouco e fazer de maneira que gostes do que andar sempre a lamentar não o teres feito. Afinal ainda agora começaste, não tens fauna nem ciclo acabado, aproveita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mostra-lhe fotos de aquários plantados espectaculares e diz-lhe que o areão foi um erro e depois de mudares ela vai gostar.Podes optar pelo areão negro de basalto,é baratinho. Atenção é ao tamanho do grão! Ou optas por um bom substrato, valem todos os euros que pagamos por eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião é sempre bom ter cerâmica mas teria em atenção em deixar sempre alguma esponja na parte mais proxima do motor para que com o desgaste da ceramica ela não vá diretamente para o motor causando estragos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Gostava de ter mais opiniões à cerca do filtro, enfim.

O ciclo está quase terminado, ainda não medi os valores da água, mas queria já a começar a pensar na fauna. Só dá para 37 cm de peixes, e gostava que fosse comunitário.

Sei que depende tudo de parâmetros da água, mas queria dicas sobre as espécies mais adequadas ao tamanho do aquário, que depois são escolhidas. Guppys, tetras, corys, bettas, etc.

Mais algumas dicas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou pedir desculpa por não ter um aquário hi-tech de 200 litros feito à vossa medida com um nome todo xpto que seja do vosso agrado.

Tenho um mini aquário lowcost, feito para divertimento da minha filhota, mas quero uma coisa séria para manter o bem estar dos seres vivos.

Para tal precisava da vossa ajuda.

Pelos visto, ninguém mostrou interesse para tal.

Agradeço ao Miguel Reis, Paulo SS Conceição, António Nunes e joptoaz, pelas dicas.

Não vou mais incomodar.

Podem apagar o post e banir-me do forum, alguma dúvida que tenho irei ao google.

Até qualquer dia.

Um abraço

Rui Raimundo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui então??? é preciso ter calma neste mundo da aquariofilia.

Vê lá tu que eu nem ligo e muito poucas vezes vês comentários em hi-techs a não ser que seja de pessoal amigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação ao teu filtro é pouco mas podes substituir não totalmente mais maioritariamente por ceramicas e um pouco de esponja para absorver as impurezas, acaba primeiro o ciclo, e vê os valores para primeiro vermos o que te podemos aconselhar, vê o PH para pelo menos termos um ponto de partida.

tens um programa muito bom de aconselhamento de quantidades e especies compativeis e não compativeis

dá aqui uma vista de olhos já tem o tamanho do teu aqua e a filtragem também agora vai adicionando peixes e verifica o que dizem se tens peixes a mais ou se são ou não compativeis.

 

http://www.aqadvisor.com/AqAdvisor.php?AquTankName=&AquListBoxTank=Choose&AquTankLength=50&AquTankDepth=30&AquTankHeight=25&AquListBoxFilter=User+Defined&AquTextFilterRate=300&AquListBoxFilter2=Choose&AquTextFilterRate2=N%2FA+&FormSubmit=Update&AquFilterString=&AquTextBoxQuantity=&AquTextBoxRemoveQuantity=&AlreadySelected=&FilterMode=Display+all+species&AqTempUnit=C&AqVolUnit=L&AqLengthUnit=cm&AqSortType=cname&FilterQuantity=2&AqJuvMode=&AqSpeciesWindowSize=short&AqSearchMode=simple

 

 

Edit: editei para colocar o link.

Editado por Paulo SS Conceição
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Tenho um nano e posso dar-te dicas para fauna.

Já pensaste em:

-Guppy endler

-Borara brigittae

-Microrasbora Galaxy

-Pseudomugil Furcatus

-Corydoras Pygmaeus

 

Sendo peixes de tamanho reduzido podes manter em grupo os que mais gostares. Acho que são peixes coloridos e bem bonitos e a tua filha irá gostar.

Fica a sugestão e boa sorte ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou pedir desculpa por não ter um aquário hi-tech de 200 litros feito à vossa medida com um nome todo xpto que seja do vosso agrado.

Tenho um mini aquário lowcost, feito para divertimento da minha filhota, mas quero uma coisa séria para manter o bem estar dos seres vivos.

Para tal precisava da vossa ajuda.

Pelos visto, ninguém mostrou interesse para tal.

Agradeço ao Miguel Reis, Paulo SS Conceição, António Nunes e joptoaz, pelas dicas.

Não vou mais incomodar.

Podem apagar o post e banir-me do forum, alguma dúvida que tenho irei ao google.

Até qualquer dia.

Um abraço

Rui Raimundo

Calma, tens que ter em conta que este fórum e assuntos de aquariofilia são para si uma novidade, mas para quem está há muito tempo no forum (não é o meu caso) já viram "n" vezes as mesmas questões. (não é o meu caso, ainda sou maçarico!)

Por outro lado os conselhos/sugestões aqui dados foram de qualidade, logo não havendo grande necessidade de mais.

 

Boa sorte p o aqua!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, mas como vi o pessoal a responder a outros posts e eu não tinha respostas há 3 dias, fiquei chateado.
Ponderei, e por respeito a quem me ajudou, voltei, não foi uma decisão irrevogável, como o outro...
Estes são os parâmetros da água:

Temp. 26*C
pH 7.6
GH 6*dGH
NH4 < 0,05 mg/l

Fauna. Estou a pensar em:
6 neons tetra
4 pygmy cory
2 endlers
2 golden otos

Editado por Rui Raimundo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui, fico contente por reconsiderares, em relação á fauna só um pequeno apontamento os guppys devem entrar no aqua sempre pelo menos 1 macho para duas femeas, que os machos são muito activos sempre de volta das femeas se tiveres mais femeas melhor ainda que assim ele não chateia sempre as mesmas e elas não stressam tanto.

De resto parece-me bem, vai fazendo tudo com calma, e antes de fazer se tiveres dúvidas já sabes vens cá e colocas, que mais tarde ( :naughty: ) ou mais cedo lol, nós ajudamos.

boa sorte com esse projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rui.

 

Tenho um nano e posso dar-te dicas para fauna.

Já pensaste em:

-Guppy endler

-Borara brigittae

-Microrasbora Galaxy

-Pseudomugil Furcatus

-Corydoras Pygmaeus

 

Sendo peixes de tamanho reduzido podes manter em grupo os que mais gostares. Acho que são peixes coloridos e bem bonitos e a tua filha irá gostar.

Fica a sugestão e boa sorte ;)

Gostei muito dos Galaxy e do pseudomugil

Adorei o borara (mosquito rasbora), mas o pH, não dá.

O pseudomugil furcatus já é um bocadito grande (4cm), mas o mellis é ideal

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.