Esquema de filtragem disparatado?


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Volto a colocar uma questão que por lapso coloquei na água salgada...

 

Para um aquário de 272 L brutos tenho um filtro Fluval 406 (1450L/h) novo e um filtro SERA 1100 avariado.

Parece-vos disparate se utilizar o SERA só como "acrescento" para aumentar o volume de massas filtrantes?

O circuito em que pensei seria o seguinte, adicionando ainda uma lâmpada UV:

 

AQUÁRIO > Filtro Fluval (1450L/h) > Filtro SERA desligado > Lâmpada UV > AQUÁRIO

 

Será que este esquema vai forçar o Fluval? Já alguém experimentou?

 

Aguardo a vossa opinião, cpts

 

Maria Roma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim é capaz de forçar um bocado o rotor do fluval

se calhar nao era pior meteres o sera antes do fluval onde pode fazer a filtragem com esponjas e la depois passar pala lampada uv e por fim as colonias de bacterias no fluval, assim o fluval nao faz esforço acrescido, pois esses motores trabalham por impulso .

 

digo eu

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria,

 

Ao fazeres isso vais forçar o Fluval, mas é possível.

Colocas o Sera antes com esponjas e lã, mas a um nível mais alto, em cima de uma caixa por exemplo assim ainda tens a ajuda da gravidade.

Em seguida colocas o Fluval com mídias biológicas principalmente, podendo colocar mais esponjas caso queiras, ou então mídias químicas.

E finalmente o Uv.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

não conheço exactamente esses filtros mas acho que a ideia é boa.

 

Eu uso esse sistema de filtragem em série com a seguinte configuração:

pré filtro eheim - eheim 2213 - eheim 2215 - UV - reactor Co2 (só o 2215 é que está ligado á corrente).

 

Vais sempre perder caudal.

Quanto mais estágios e quantidade de matérias menos caudal.

Tenho a configuração dos tubos de forma a poder tirar qualquer uma das peças e o sistema continuar a funcionar.

Muito prático de manter e um bocado trabalhoso de montar.

 

Se quiseres saber mais vê no meu tópico EHEIM 200l.

Podes também procurar aqui no forum por filtragem em série. (os Japoneses tem algumas configurações com 3 filtros em série, o filtro mais potente é sempre o último na linha de montagem).

Cumprimentos

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais