Hardscape Iwagumi ou perto =)


tiago rocha

Recommended Posts

Ola pessoal.

Depois de muito ler e analizar, este é o meu primeiro topico

 

Desde já quero dar os parabens a 3-4 pessoas, que ajudam com que o aquascaping avance neste cantinho

 

 

Conforme sabem, vou montar um aquario, e queria experimentar a vertente do aquascaping

Passo a enumerar o material que ja tenho:

 

Aquario Water cube em vidro extra claro com 60x30x35

Substrato ELOS Botton Mineral 5L, ELOS Terra Black 9L

Co2 pressurizado com electrovavula

Calha 3x24W T5

Filtro Eheim 2213 Plus, com esponjas e ceramicas. Numa fase inicial tenciono adicionar carvão activo, o que acham?

 

 

Material que me falta:

Difusor ( compro quando for buscar o aquario)

Contador de Bolhas ( a mesma coisa)

Lily Pipe

 

 

 

Gostava que dessem uma vista de olhos no material e que dessem uma opinião =)

 

Enquanto o aquario não chega, andei a fazer umas brincadeiras com as pedras, e gostava que vissem e me ajudassem.

 

Fica aqui as 3 montagens que fiz na toalha =)

 

Montagem 1:

1_zpsfc443f6e.jpg

11_zps761e7b48.jpg

1_zps136db257.jpg

 

Montagem 2

2_zps8b91a299.jpg

22_zps6ddb86c7.jpg

2_zps91748832.jpg

 

Montagem 3

3_zps678e92a3.jpg

3_zpsa8b8d5d6.jpg

 

 

 

Esta parece-me muito grande para um aquario de 60cm. Mas qualquer coisa pego ali na rectificadora, ponho um disco de cortar pedra e corto ao meio =D

 

Digam de vossas justiça. Qual a melhor (se existe claro :D) se as pedras servem, onde posso melhorar

 

 

obrigado a todos

Editado por tiago rocha

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago!

 

Quanto ao material, parece-me que tens tudo o que um aquascaper precisa, substrato, iluminação,CO2....etc só te tens agora de preocupar no hardscape e na escolha de plantas adequadas ao mesmo. Para o hardscape, na minha opinião, o mais importante é escolher peças que enquadrem bem no aquário, sem elemento de comparação é impossível dizer-te se são grandes ou não (eu até prefiro peças grandes). De resto parece que tens um excelente projecto! Já agora, que rochas são essas que estás a pensar usar??

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei da n3 com excepção da pedra de suporte mais à direita. Parece-me demasiado volumosa, talvez consigas esconder parte dela no substrato.

 

Mete mas é isso dentro do vidro para ver as proporções. ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal

Obrigado pelas opiniões

Eu gostava muito de pôr entre os vidros, mas o aquario ainda não chegou =D

 

 

Sobre as plantas, para o tapete ando indeciso entre a eleocharis sp mini e a Hemianthus callitrichoides “cuba”

 

Para planta intermédia, não tenho ideia nenhuma amigos. Gosto desta aqui que parece um trevo, alguem sabe a espécie? ou se é viável

http://www.youtube.com/watch?v=dMpZLdkr0NU

 

Têm mais alguma ideia?

 

para trás gostava de pôr rotalas talvez

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal

Obrigado pelas opiniões

Eu gostava muito de pôr entre os vidros, mas o aquario ainda não chegou =D

 

 

Sobre as plantas, para o tapete ando indeciso entre a eleocharis sp mini e a Hemianthus callitrichoides “cuba”

 

Para planta intermédia, não tenho ideia nenhuma amigos. Gosto desta aqui que parece um trevo, alguem sabe a espécie? ou se é viável

http://www.youtube.com/watch?v=dMpZLdkr0NU

 

Têm mais alguma ideia?

 

para trás gostava de pôr rotalas talvez

Boas,

 

A planta que referes é a ranunculus inundatus. Sinceramente, nunca usei.

 

Acho que depois de definires o layout e a planta de tapete (as duas alternativas são interessantes) deves escolher o resto.

 

Força com isso

Francisco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A planta que referes é a ranunculus inundatus. Sinceramente, nunca usei.

 

Acho que depois de definires o layout e a planta de tapete (as duas alternativas são interessantes) deves escolher o resto.

 

Força com isso

Francisco

obrigado

em principio será mesmo a eleocharis sp mini, é a que mais me agrada

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, se pretendes fazer um iwagumi deves seguir algumas regras:

Deves fazer conjuntos de 3 pedras, a maior "Oyashi" deve ser colocada de acordo com a regra de ouro e deve ser ladeada por 2 outras de tamanho inferior, a 2ª maior "Fukuishi" deve estar em contraponto à principal e a terceira "Soeshi" deve ser colocada no lado oposto à 2ª pedra criando um triângulo. Eventualmente podes colocar outras mais pequenas "Suteishi" se necessário para suportar todo o conjunto. Esse conjunto de pedras funciona melhor se estiver no topo do substrato, podes criar um monte e lá colocares as tais pedras. Depois há a questão da flora, não podes usar plantas que tapem todo o trabalho anterior de colocação do hardscape, daí optar-se por plantas de tapete eventualmente com uns apontamentos de outras intermédias por trás das pedras. Por intermédias apostava em Ammannia sp. bonsai, Staurogyne repens, Ranunculus inundatus, Didiplis diandra, Echinodorus 'Vesuvius', ...

 

Das fotos que postaste eu gostei mais da 2ª montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da 2 e da 3. Talvez um pouco mais da 2. De qq forma parabéns pelo equilíbrio em todas elas logo à primeira (à primeira que aqui colocaste :rolleyes: ).

A ranunculus inundatus vais ver muito brevemente num dos meus aquários :tongue: . Já lá está dentro agora quero ver se consigo fazer dela o que pensei (que será um pouco menos denso do que o video que mostraste).

Em 60 cm é capaz de ser uma planta que te dê alguma luta para ficar equilibrada tão à frente. No video estava ótimo.

 

Só queres plantas verdes? Se a ideia é criar um fundo total com plantas talvez possas tentar colocar uma vermelha à frente da Rotala (se der espaço entre as pedras/traz e a rotala ou outra que escolheres). Creio que dá outra vida ao Iwagumi e alguma profundidade. Tens algumas soluções (ludwigia sp, rotala macandra, ...).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da 2 e da 3. Talvez um pouco mais da 2. De qq forma parabéns pelo equilíbrio em todas elas logo à primeira (à primeira que aqui colocaste :rolleyes: ).

A ranunculus inundatus vais ver muito brevemente num dos meus aquários :tongue: . Já lá está dentro agora quero ver se consigo fazer dela o que pensei (que será um pouco menos denso do que o video que mostraste).

Em 60 cm é capaz de ser uma planta que te dê alguma luta para ficar equilibrada tão à frente. No video estava ótimo.

 

Só queres plantas verdes? Se a ideia é criar um fundo total com plantas talvez possas tentar colocar uma vermelha à frente da Rotala (se der espaço entre as pedras/traz e a rotala ou outra que escolheres). Creio que dá outra vida ao Iwagumi e alguma profundidade. Tens algumas soluções (ludwigia sp, rotala macandra, ...).

Sim a ideia das vermelhas é muito boa.

Não quero fazer um Iwagumi puro, cru e duro, so antas de tapete e pedras.

Gosto sinceramente do estilo do teu aquario, mas com apontamentos em vermelho sim. Não consigo encaixar bem é uma moita la atras no esquema de pedras de elaborei

 

 

Boas, se pretendes fazer um iwagumi deves seguir algumas regras:

 

Deves fazer conjuntos de 3 pedras, a maior "Oyashi" deve ser colocada de acordo com a regra de ouro e deve ser ladeada por 2 outras de tamanho inferior, a 2ª maior "Fukuishi" deve estar em contraponto à principal e a terceira "Soeshi" deve ser colocada no lado oposto à 2ª pedra criando um triângulo. Eventualmente podes colocar outras mais pequenas "Suteishi" se necessário para suportar todo o conjunto. Esse conjunto de pedras funciona melhor se estiver no topo do substrato, podes criar um monte e lá colocares as tais pedras. Depois há a questão da flora, não podes usar plantas que tapem todo o trabalho anterior de colocação do hardscape, daí optar-se por plantas de tapete eventualmente com uns apontamentos de outras intermédias por trás das pedras. Por intermédias apostava em Ammannia sp. bonsai, Staurogyne repens, Ranunculus inundatus, Didiplis diandra, Echinodorus 'Vesuvius', ...

 

Das fotos que postaste eu gostei mais da 2ª montagem.

Obrigado pelas dicas. Já tinha lido essa informação. Achas que o meu esquema de pedras, está muito longe desse esboço de um iwagumi?

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues fazer um mais engraçado com a montagem 2 ou 3 :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues fazer um mais engraçado com a montagem 2 ou 3 :)

usando o mesmo tipo de plantas que me sugeriram?

 

 

a serio que estou empolgado, não fazia a minima ideia que conseguia fazer uma coisa engraçada com pedras apanhadas na praia O_o

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

usando o mesmo tipo de plantas que me sugeriram?

 

 

a serio que estou empolgado, não fazia a minima ideia que conseguia fazer uma coisa engraçada com pedras apanhadas na praia O_o

 

Tocaste num ponto sensível. Pedras apanhadas na praia..

Já fizeste o teste do calcário para ver se reagem? Elas parecem-me ser basaltos mas pelas fotos apresentadas não tenho total certeza.

 

E sim, consegues fazer algo mais pormenorizado e engraçado que essa montagem! ;)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Tocaste num ponto sensível. Pedras apanhadas na praia..

Já fizeste o teste do calcário para ver se reagem? Elas parecem-me ser basaltos mas pelas fotos apresentadas não tenho total certeza.

 

E sim, consegues fazer algo mais pormenorizado e engraçado que essa montagem! ;)

 

 

Abraço

ola amigo

fazer ainda não fiz, mas posso fazer.

No entanto a seiryu stone não aumenta o ph? Vejo algumas pedras nas montagens da ADA que têm mesmo aspecto de serem calcárias.

Mas posso fazer o teste com o vinagre

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil pq este aquário tem o dobro da dimensão. Fazer um vale é bem mais dificil, alem de que as pedras têm que ter uma dimensão proporcional mais pequena.

Pq não continuas a brincar com as pedras? :)

Marca as pedras com numeros e desmancha o que tens e tenta novas posições.

Esta é uma das melhores partes do Aquascaping: inventar, criar, imaginar...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É dificil pq este aquário tem o dobro da dimensão. Fazer um vale é bem mais dificil, alem de que as pedras têm que ter uma dimensão proporcional mais pequena.

Pq não continuas a brincar com as pedras? :)

Marca as pedras com numeros e desmancha o que tens e tenta novas posições.

Esta é uma das melhores partes do Aquascaping: inventar, criar, imaginar...

vou brincar mais sim, estou é a espera do aquário, porque assim cá fora torna-me complicado ver as proporções, e nem consigo esconder, posicionar como deve de ser porque nem tenho substrato

encontrociclideos-com-v3.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz outro teste, mede o ph, o gh e o kh da agua da torneira, depois mete uma dessas pedras dentro dessa agua e 24 horas depois repete os testes. Assim tens certeza que é inerte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que gostava mesmo era de combinar a minha combinação de pedras com uma ou duas moitas assim:

SemTiacutetulo_zps97eed631.png

 

 

 

não me posso esquecer que o aquario tem 60cm :D

 

 

Mas onde é que eu já vi uma coisa parecida com isto :idea2::bleh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.