Plantas nano


Gippsy

Recommended Posts

Será possível manter ambas com 0,5 watts por litro?

 

Depende da litragem do aquário. Um aquário de 500L não precisa de 500W para ter uma iluminação forte. Aí 0.5w/L é suficiente. Ao contrário de um aquário de 20L precisa de 25/30W para uma iluminação também forte, ou seja, mais de 1w/L.

 

Qual a capacidade do aquário?

 

Esse tipo de plantas requerem mais coisas para além de boa luz. Tens nutrientes e CO2 para as alimentar?

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a pensar colocar echinodorus bleheri e cryptcoryne wendetti green. Serão melhores opções para apenas luz com 0,5 watts e substrato fértil?

Editado por Gippsy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Procuro uma planta para o fundo do meu Aqua que cresça em torno de 20 a 30 cm. Pensei na echinodorus bleheri mas receio que seja muito alta. Sugestões?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que tal dizeres o que tens primeiro, só na base de mais parâmetros podemos ajudar.

Podes utilizar esta cábula:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=197192

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material

Aquário 40 cm * 25 cm * 30 cm - 30 L
Filtro Elite Cascata - 230 L/H
Termostato Elite 75 W- 26º
Iluminação - 1* 13 W;

Hardscape


Substrato fértil - JBL Aquabasis plus

Substrato não fértil - JBL manado
Tronco e pedras vulcânicas

Parâmetros

Amónia (NH4) - 0 mg/L
Nitratos (NO3) - 0 mg/L
Nitritos (NO2) - 25 mg/L
pH - 7,4

Plantas
A construir

Peixes

4 guppys

2 plattys

Fertilização

TPA - 3 Litros uma vez por semana

Pretendia uma planta que desse uma ideia vertical na zona posterior do aqua, pensei na echinodorus bleheri. Depois pensei distribuir na zona média a cryptocoryne wendetii green. O que pensam? Alternativas?

Editado por Gippsy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, julgo que o valor do NO2 e NO3 deve de estar trocado. A Bleheri deve de dar para o que pretendes, se possivel aumenta um pouco mais a luz,talvez 20W e fertilizar macros e micros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo setup, assim torna-se mais fácil de aconselhar de acordo com o que tens.

Quanto à Echinodorus bleheri, parece-me ser uma má escolha para o teu aquário pois ela crescendo vai tomar conta do aquário, se queres uma planta para colocar no fundo e que seja alta tendo em conta as condições que tens aí tens à escolha:

-Vallisneria sp. Asiatica; Lindernia rotundifolia; Limnophila sessiliflora; Hygrophila difformis; Heteranthera zosterifolia, ...

 

À frente do que escolheres para o fundo podes usar Cryptocoryne wendetii green, fetos de java , anúbias, Hottonia palustris, ...

 

Quanto às plantas que pediste opinião no inicio:

 

-Ammania sp bonsai: eu tenho uns pés no nano dos crs sem co2 e sem fertilizações e elas não crescem nem morrem :) mas tenho 30W de luz :)

 

-Pogestemon helferi: eis uma planta muito bonita e que com boas condições se torna uma estrela :) que neste momento não tens :(

 

Podes sempre melhorar/ aumentar a quantidade de luz, introduzir co2 e fertilizar e assim aumentares o leque de escolhas :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gippsy, a Staurogyne é uma planta que também requer alguns cuidados e condições. Segundo o setup não vejo maneira de a teres de forma saudável.

 

Atenta no post do António Nunes pois tens informação sobre o que podes adicionar ao teu aquário. ;)

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já usei a Staurogyne em duas montagens. Uma das montagens com boa iluminação, co2, substrato fértil e fertilização elevada ela desenvolveu-se muito bem. Noutra montagem com média luz, sem co2 e baixa fertilização e simplesmente não desenvolveu. ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais