Quando mudar/acrescentar substrato fertil JBL


Recommended Posts

Bom dia,

 

Tenho um aquario com 120L.

Apenas tenho 4 Guppies, 1 Neon, e 3 camaroes. Tenho 2 plantas e elas nao parecem crescer como seria suposto.

Ontem pela primeira vez adicionei CO2 (mistura de acucar, bicarbonato de sodio e fermipan num kit que ja tinha, mas que nunca tinha utilizado da Nutrafin)

O CO2 ja esta a fluir e sai uma bolha a cada 2 ou 3 segundos. Espero comecar a ver algumas melhorias...

Montei o aquario ha cerca de 2 anos e logo adicionei substrato Fertil da JBL (Manado).

A minha questao agora prende-se com o facto da possibilidade de ter de mudar ou acrescentar o mesmo substrato.

Alguem pode dar uma dica, tendo em consideracao que pretendo acrescentar mais algumas plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao substrato, não posso ajudar, não tenho xp com substratos ferteis, mas posso dizer que devias arranjar companhia para esse Neon, não deve estar muito feliz aí sem companheiros...

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O Jbl Manado não é um substrato fertil.

O substrato fértil, pelo menos da marca JBL, é o Aquabasis. (e para o colocares tens que retirar tudo do aqua, incluindo a agua e montar de novo. Não, não há outra hipotese.)

 

Mas com dois anos de funcionamento mesmo com o Manado, com ajuda dos dejectos e das bactérias no substrato que já fizeram o seu trabalho, o co2 caseiro ou de marca, a maior parte das plantas deveria conseguir se safar bem. (depende muito de quais são as plantas e da iluminação também)

Cumps

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Manado não é fértil e podes acrescentar sem desmontar o aquário.
Eu lavo-o bem e depois coloco-o num copo encho com água.
Depois introduzo o copo voltado para cima no aquário muito devagar e levo-o para onde quero colocar.
Basta depois inclinar o copo devagar.

Ainda ontem o fiz! :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais