Dúvida tratamento com Flagyl


Dave

Recommended Posts

Boas.

Achei o tópico colocado na secção da Reefdiscus bastante ilucidativo, no entanto fiquei com uma dúvida:

 

-Após os 3 dias de tratamento com flagyl na água, caso os discus ainda não comam (apesar de se notarem algumas melhoras), devemos prosseguir com o tratamento por mais alguns dias ou acaba por ali?

Estou no segundo dia de tratamento, a fazer TPA's de 8 em 8 horas, administrando dois comprimidos para cerca de 100 litros de água..

 

O tópico em que me baseio é este:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ighlight=flagyl

 

Qualquer ajuda é bem vinda!

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz tratamento com o Flagyl a cerca de uma semana com muito bons resultados mas o peixe em causa começou a comer logo ao segundo dia, não mostrava grande apetite mas ia comendo, penso que talvez não come-se mais devido ao stress de estar sozinho no aqua hospital, depois de o voltar a colocar no aqua comunitário junto dos outros voltou a sua actividade normal, tenta usar um estimulante na comida aqueles a base de alho que normalmente resultam eu recomendo o garlic guard ou aquele garlic concentrado da kent

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Se ele já come podes também experimentar um pouco de Flagyl na comida.

Já fiz tratamentos de 5 dias também com sucesso. Penso que não existe problema em "esticares" o tratamento mais uns dias (se o peixe estiver a comer pouco).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos!

 

Hoje, no 3º dia do tratamento (após a 1ª tpa do dia), o peixe em causa apresentou-se menos tímido (parece circular sem problemas por uma maior área do aquário). No entanto, ao dar comida congelada (mysis) ele apenas se aproximou rapidamente da comida mas não chegou a tocar-lhe!

 

Será que há alguma comida mais aconselhável nesta fase de recuperação? É preferível dar artemia / coração de boi?

 

Acho que vou continuar o tratamento na água ou na comida, dependendo se ele logo à noite já coma ou não..

 

Outra coisa, o tratamento está a ser feito no aquário comunitário, onde coabitam 4 neons, 2 corys, 2 saes e outro discu que achei que também devia aproveitar para fazer o tratamento.. julgo não haver problema certo? ou devia tê-lo separado para outro aqua?

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a tentar evitar ter de recorrer à larva vermelha pois fiquei com a ideia que pode ter sido a causa dos parasitas, mas não tenho a certeza.

 

Entretanto, quando ia para comprar o tal suplemento de alho, só tinham uma embalagem que rondava os 30 euros! É possível usar alho "normal" ou alho em pó misturado na comida? Se sim, como devo preparar? E em que quantidade?

 

Outro aspecto que não referi e que reparei neste discu, ele costuma prolongar a boca para a frente, como se fosse um "tique"? Tem algum significado?

 

 

Obrigado.

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

em relaçao ao alho a minha opiniao e que deves ir la comprar a embalagem dos 30€ pois akilo n e so alho e tem mts mais componentes que abrem o apetite aos peixes.

 

em relaçao ao "tique" do teu peixe se for o que eu tou a pensar e perfeitamente normal, penso que sera a formal e todos os meus peixes fazem isso.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde a todos.

:evil: Em relação ao "tique" que falas é perfeitamente normal todos os meus fazem isso e até é bastante engraçado.

:evil: Quanto a comida que deves de dar eu acho que eles preferem artemia ou coração de boi, quanto a esta ultima a quem diga que é uma das principais causas das parasitas intestinais (mas eu não ligo e dou na mesma), não sei se costumas dar aos teus discos e se és tu que a costumas fazer no meu caso sou eu que a preparo em casa e um dos ingredientes que leva e mesmo o alho para prevenir esses parasitas e para estimular o apetite do peixe. Tenta misturar na comida por ex coração de boi e tenta ver se eles comem porque assim a acção do medicamento e muito maior do que na água e não tens problemas nenhum em ter os outros peixes e estares a fazer um tratamento no comunitário até porque deve ser sempre feito assim, deves sempre desparasitar todos.

:evil: Eu mesmo estou a desparasitar os meus porque de um momento para o outro um disco meu (fêmea) deixou de comer com os outros e depois vi as fezes brancas então estou a desparasitar todos mas na comida.

Vai dando notícias do desenrolar da situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Só para fazer um ponto da situação, resolvi prolongar o tratamento até ter mais certezas de que o peixe está em boa condição. Hoje, no 5º dia de tratamento já comeu artémia e um pouco de flocos, mas ainda em pouca quantidade. Julgo que amanhã já não faço o tratamento, vamos lá a ver como ele se aguenta.. pelo menos os parasitas já devem ter comido uma boa dose de flagyl..

 

Abraço e obrigado.

 

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais