Aumentar valores de fostatos!


karamura

Recommended Posts

Boas pessoal, isto pode parecer uma pergunta estúpida, mas a qual eu não faço ideia da resposta, então cá vai!

É possível aumentar os valores dos fosfatos com fertilização E.I.?

Eu faco a mustura de sais toda junta, ou seja, macro numa garrafa e micro na outra,sera que deste modo posso aumentar os valores ou terei de comprar algum fertilizante em separado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aumentar, vais aumentar sempre... não significa é que depois tenhas valores baixos/óptimos dos outros nutrientes. Imagina, já tens os valores de N e K bons, e para aumentares os valores de P, tens de obrigatoriamente aumentar os outros 2...

Para mim, é o grande problema de utilizar fertilizantes "tudo em um". Não é pelo valor de mais uma ou duas garrafas, que mantendo os fertilizantes macro em separado, que vamos à falência. E assim, conseguimos um controlo bem maior sobre os nutrientes disponíveis na coluna de água.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oh Luís, isso seria assim se usares PMMD+PO4. Se usas EI não faz sentido pois todos os nutrientes estão por excesso. Logo, no final do dia, nunca há nenhum em falta e os racios deixam de fazer sentido. É esta a grande vantagem do EI.

 

Karamura: se estás a usar EI by the book tenho algumas dificuldades em acreditar que precises de mais PO4.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá GM.

 

Oh Luís, isso seria assim se usares PMMD+PO4. Se usas EI não faz sentido pois todos os nutrientes estão por excesso. Logo, no final do dia, nunca há nenhum em falta e os racios deixam de fazer sentido. É esta a grande vantagem do EI.

 

Karamura: se estás a usar EI by the book tenho algumas dificuldades em acreditar que precises de mais PO4.

Pois... Por isso é que eu digo que cada aquário é um aquário... Se mesmo com o EI se obtém carências de PO4, então das duas uma:

Ou se fertiliza mais, e aí estamos a desperdiçar nutrientes (normal no EI).

Ou se modifica as razões de nutrientes no nosso fertilizante de macros, nomeadamente, aumentar a parcela do PO4...

 

A outra solução, tal como indiquei, separam-se os macro, e tem-se maior controlo sobre os nutrientes na coluna de água. Deixa de ser EI? Deixa... Dá mais trabalho? Na minha opinião, pouco mais trabalho se tem... e a longo prazo, poupa-se no K e no NO3.

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Karamura: se estás a usar EI by the book tenho algumas dificuldades em acreditar que precises de mais PO4.

O aqua tem 100l brutos,descontando o substrato rochas e troncos, deve de dar prai 80l, estou a colocar 18 ml de macro e 18 de micro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aqua tem 100l brutos,descontando o substrato rochas e troncos, deve de dar prai 80l, estou a colocar 18 ml de macro e 18 de micro.

 

Isto diz-me pouco. O que eu quero saber é quantos ppm de fosfato estás a por no total da semana.

 

 

 

Olá GM.

 

Pois... Por isso é que eu digo que cada aquário é um aquário... Se mesmo com o EI se obtém carências de PO4, então das duas uma:

Ou se fertiliza mais, e aí estamos a desperdiçar nutrientes (normal no EI).

Ou se modifica as razões de nutrientes no nosso fertilizante de macros, nomeadamente, aumentar a parcela do PO4...

 

A outra solução, tal como indiquei, separam-se os macro, e tem-se maior controlo sobre os nutrientes na coluna de água. Deixa de ser EI? Deixa... Dá mais trabalho? Na minha opinião, pouco mais trabalho se tem... e a longo prazo, poupa-se no K e no NO3.

 

Abraço

Luís Fortunato

 

Certo... mas a tua conversa, pelo menos na minha percepção, deu a entender a história dos rácios (e.g. Lei de Liebig). Só quis confirmar que isto não se aplica com EI.

 

Na minha opinião (não testada), o que muitas vezes acontece é que usamos substratos com elevada capacidade iónica (argilas, manado, amazonia, etc.), e que tendem a captar o fosfato (e outros). Quando medimos com testes não está na coluna de água e até pode favorecer o aparecimento das GSA. No entanto, encontra-se disponível para as plantas através das raízes. Já tinhas pensado nisto?

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

 

Certo... mas a tua conversa, pelo menos na minha percepção, deu a entender a história dos rácios (e.g. Lei de Liebig). Só quis confirmar que isto não se aplica com EI.

 

Na minha opinião (não testada), o que muitas vezes acontece é que usamos substratos com elevada capacidade iónica (argilas, manado, amazonia, etc.), e que tendem a captar o fosfato (e outros). Quando medimos com testes não está na coluna de água e até pode favorecer o aparecimento das GSA. No entanto, encontra-se disponível para as plantas através das raízes. Já tinhas pensado nisto?

Mas eu também não tinha referido o EI... Eu só opinei aquilo que me parece mais lógico fazer :)

 

Hmm... olha que eu não sei se as argilas têm tendência a captar fosfatos. A nível químico, não faz sentido nenhum...

Vamos por partes. Uma argila (quase todas) é certo e sabido que baixa o pH e as durezas da água. Ou seja, adsorvem/absorvem catiões, nomeadamente iões Cálcio e Magnésio (daí o GH descer). Ao captarem essas espécies químicas, terão de libertar algo para ficarem equilibradas electricamente, e o mais fácil será libertarem protões (H+) para a coluna de água. Como o Fosfato é um anião, por isso é que não me faz grande sentido que isso aconteça. Mas é como te digo... eu nunca testei isso. É apenas um suponha-mos.

 

Abraço

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu não sei se adsorvem somente catiões ou também aniões. O que sei é que captam algumas coisas (daí descer o GH como dizes). Como te disse, é apenas um pensamento meu. Nunca li ou testei sobre isto.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais