Qual a calha mais adequada


Newhobby

Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Tenho um aquário que só falta a iluminação, mas como o mesmo foi feito por medida (75x40x35) estou com dúvidas em relação ás dimensões da calha que devo adquirir para lâmpadas T5x2, dado que no mercado as mesmas são normalmente feitas para aquários com medidas de 60cm ou 80cm.

 

Gostava de saber o que vocês aconselham (opções no mercado ou usadas de preferência) de modo a ter uma iluminação adequada para o plantado (de exigência baixa/média) que pretendo ter no aquário.

 

Cumprimentos e boa aquariofilia

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Compra a de 80, as calhas normalmente têm apoios que deslizam permitindo ajustar ao tamanho do áqua. A minha é uma t5 x 3 (24W) e o meu áqua tem 78.

 

Já agora porque não optas por t5 x 3 ? Ficavas mais "à vontade" para em caso de necessidade puxares pela luz...

 

Eu raramente ligo a 3.ª lampada, mas já a tenho ligado e é bom saber que ela está lá se houver necessidade. Acrescento que por exemplo em caso de me ausentar uns dias deixo apenas essa 3.ª ligada (liga em separado das outras 2) para o áqua ficar em modo "low tech" na minha ausência.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado A.Ferreira, 3xT5 realmente seria o ideal e era o que eu gostava, mas pelo valores que tenho visto (novas) está fora de questão. Usado, tenho estado atento, mas não tenho visto nada. Se aparecer a um bom custo usada, será essa a opção. Tenho pensado nas réguas da Aquaden, sabem se têm loja física para poder fazer uma visita?

 

Calhas de 80cm parece-me bem, mas o tamanho das lâmpadas é o mesmo das calhas de 60cm ; são também de 24W? Qual são as diferenças??

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Claro que tem loja física, e que loja :drool3: , é na Malveira.

 

As lampadas têm 60 cm, acho que a medida certa é 59,5 cm. O tamanho a seguir é 90 cm, lampadas t5 de 39W.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado A.Ferreira, 3xT5 realmente seria o ideal e era o que eu gostava, mas pelo valores que tenho visto (novas) está fora de questão. Usado, tenho estado atento, mas não tenho visto nada. Se aparecer a um bom custo usada, será essa a opção. Tenho pensado nas réguas da Aquaden, sabem se têm loja física para poder fazer uma visita?

 

Calhas de 80cm parece-me bem, mas o tamanho das lâmpadas é o mesmo das calhas de 60cm ; são também de 24W? Qual são as diferenças??

 

Também estou a pensar em comprar uma calha da aquaeden. Mas o meu aqua é de 60 cm. Ainda não sei que calha escolher, pois ainda é carote e depois de a comprar, não posso nem pensar em gastar mais dinheiro com o aqua!

 

Mesmo que não estejas decidido quanto à calha, sugiro-te vivamente uma visita à loja Aquaeden (em frente às trouxas da Malveira). É uma loja espetacular! É só lá que eu vou :)

 

 

Cumpts, Andreia Caetano

"My piece of nature"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela colaboração A.Ferreira, fiquei elucidado em relação ás opções anti-troika para as calhas que existem no mercado e outras que já tinha visto. Realmente terei que ir fazer uma visita à Aquaden, e aproveitando a proximidade compro uma trouxas :)... boa sugestão Andreia ;)

Nuno Ferreira[i

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aquario tem quase as mesmas medidas e eu tenho uma regua com 2 t5 de 35 w que medem cerca de 75 cm. no entanto foi me aconselhado em por lampadas pll que se consegue mais luz com um tamanho mais reduzido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais