Dúvidas


Jonny_

Recommended Posts

Boas, sou novo nestas andanças e preciso de umas dicas para tratar de 2 peixes que me foram oferecidos.

Sei que não devem estar em aquários redondos, mas foram oferecidos nos respectivo aquário (7 litros).

Gostaria de saber a espécies dos 2 peixes e também que dimensão do aquário a comprar. Como a minha intenção para já é manter os 2, o aquário deverá ser de quantos litros e já agora que outro material é necessário para a manutenção do aquário?

Como não tenho nenhuma experiência toda a ajuda é bem vinda.

 

 

 

 

Editado por Jonny_
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, vou então seguir essa regra que li agora também no Manual - inicio na aquariofilia.

Então estes 2 peixes não são daqueles que vão crescer muito certo? Pelo que me foi dito já devem ter um ano.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coitados...

 

Já vi que tencionas melhorar as condições por isso aconselho um aqua de 20l pelo menos, embora só necessites de teoricamente 10l.

 

Se conseguires, compra o maior que o orçamento/espaço permita, pois se quiseres mais peixes pode ser que consigas juntá-los todos.

 

Quanto à espécie, n sei, os mais experientes informar-te-ão, pois necessitas de saber as necessidades especiais q eles possam ter (ph, temperatura, etc, etc.)

 

Boa sorte!

  • Votar - 2

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estes peixes sao de agua fria e bem resistentes , compra um aquario de 20 ou 30 litros que não é caro e podes por la outros entretanto , tipo telescopios , percas etc

  • Votar - 2

Cumprimentos,

Pedro Cunha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devo ir para um aquário de 30l a 40l. Para este tipo de peixes deve-se colocar areia ou areão? Caso se para por areia não pode ser apanhada na praia, certo?

A nível de plantas todas precisam de substrato colocado por baixo da areia/areão? Que plantas aconselham.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses peixes devem gostar de areia ou areão, tanto faz, mas se tencionas por plantas escolhe umas q se adaptem ao substrato q escolheres ou vice versa...não posso ajudar mais, pois de aqua só sei alguma coisa (muito pouca) em água quente.

  • Votar - 2

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o nome cientifico desses peixes é carassius auratus.

Podem crescer ate 20, 25 cm. Mas esses não devem crescer tanto.

Aconselho um aquário bem melhor, 100 litros.

Tive esses peixes num aquário de 250 litros.

de resto podes fazer tudo como os aquários tradicionais.

aconselho um filtro potente, estes peixes são bastante poluentes!

As plantas devem ser resistentes, adaptadas a temperaturas mais baixas e devem estar bem presas.

valisnerias, egéria anúbias,etc

é uma espécie muito agitada e alegre,

boa sorte,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assustei-me com metade do que foi aqui dito! :shock4:

 

Esses peixes são cometas e eles são capazes de chegar aos 30 cm!

Geralmente são recomendados em lagos, devido ao seu tamanho.

Cada um deles, necessita de pelo menos uns 30-50l, ou seja bom era um aquário de 100l!

Eles são de pH alcalino 7-7.5. Temperatura até 22º dão-se bem! Não necessitas de termóstato. Durante o verão deixa a saída do filtro fora de água, para que haja mais oxigenação, pois com o aumento da temperatura existe menos oxigénio.

 

Plantas para peixes de água fria geralmente não se coloca, pois estes arrancam as plantas do fundo, quando batem contra elas. Mas sempre podes colocar plantas como uma anúbia presa a uma pedra, as egerias e algumas flutuantes tipo a alface de água, para caso eles tenham criação os alevins esconderem-se nas raízes das flutuantes.

 

Também necessitas de um filtro potente, eles poluem muito! Por isso para 100l um filtro que faça uns 1000 l/h é ótimo.

De preferência externo! Os internos ou de cascata ficam a desejar.

Também precisam de bastante oxigenação. Para isso basta apontares ligeiramente a saída do filtro para a superfície que é suficiente.

 

Depois vais ver que começas a gostar bastante deles. Interagem bastante com o dono!

 

Abrç

Pedro S.

Editado por mergulhops2
  • Votar + 1
  • Votar - 1

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo plenamente com o Mergulhops2.

quando não sabem o que dizem evitem tentar ajudar... eu não percebo muito de peixes de agua fria mas uma breve e simples pesquisa no google da resposta a todos os comentários infelizes que foram praqui escritos...

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nem sequer vou comentar..., apenas reforçar o que os 2 últimos comentários acrescentaram... :tapfoot:

 

SE NÃO SABEM, NÃO OPINEM!!!

 

Nada pior a quem quer ajuda, do que os palpites, de quem, pouco ou nada sabe!

 

:naughty:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, acho q n disse nenhuma barbaridade, tirando a litragem do aqua, mas isso foi com base no tamanho que foi escrito que eles tinham, reforçando que da especie não sabia qua era...mesmo assim, num aqua de 20l/30l estarão muito melhores q no globo de 7l onde estão agora. Mas pelos visto por pouco tempo, se chegarem aos tais 30cm!!!

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só comentei porque ao ver estes comentários que praticamente nem ajudam ninguém fiquei na vontade de ajudar, pois estas pequenas dúvidas consigo resolver.

O mundo de água fria não é o meu mundo, mas graças a uma pesquisa feita em poucos minutos uma pessoa fica a saber muito.

Reforço então se não sabem não ajudem, pois em vez de ajudarem só pioram!

 

Pesquisem antes de fazer algo... O que mais não falta é informação sobre aquariofilia, mas aprendam também a filtra-la.

 

Abrç

Pedro S.

  • Votar + 1
  • Votar - 1

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tendo muita XP não sei olhar p uma foto e dizer "Ha, este peixe é um...blá blá blá" logo, a info que dei estava baseada nos dados que me deram, não considero totalmente errada.
Tentei ajudar, pesquisar acho que quem inicia o tópico também o deve fazer e tê-lo-á feito concerteza.

  • Votar - 1

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda de todos.

Também já efectuei as pesquisar necessárias. Mas como sou inexperiente nesta matéria à sempre dúvidas!!

Os conselhos de quem sabe são sempre bem vindos, e claro que vamos aprendendo com os erros que cometemos.

Também já li que podem chegar aos tais 30cm em liberdade, em aquários podem chegar aos 15cm.

A quem me os ofereceu também não lhe disseram que eram peixes para atingirem estas dimensões. Deveriam ter explicado senão não tinha oferecido estes pois nem aquário eu tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente em lojas há Betas em copos de plásticos e esses peixes + 100 iguais em 30litros... cães e gatos expostos em 1x1m como manequins de plástico, até a mango tem mais espaço de montra! lol isso tudo para dizer que isto não quer dizer que devemos fazer a mesma coisa em casa. Por um lado é compreensível visto que são para venda imediata... depois o conhecimento dos vendedores por vezes ou a maioria delas é nulo, e mesmo que pareça, uns experts na matéria uma breve ida ao google/forum faz milagres. Infelizmente esses são considerados peixes do vai e volta, e não é o peixe... é o dono, isto é, compra um hoje e volta la para a semana para o substituir. Deverias ter feito uma pesquisa rápida pela net se na loja não te deram respostas as perguntas.

Outra coisa, um globo não é um aquário... para mim é uma peça de decoração e bastante feia... mas quem não os teve? :tongue:

 

Não leves a mal os comentários da malta, se fosse a ti pegava nos bichinhos e trocava-os por outro peixe mais pequeno e claro... o globo é para esquecer... compra um aqua adequado para o peixe que pensas ter.

Ainda assim tens a possibilidade de continuar com estes e providenciar-lhes uma casa a medida deles, conheço alguns aquários de agua fria espectaculares.

  • Votar + 1

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Pois devolve-los está fora de questão, pois foram oferecidos.

Entretanto arranjei um aquário de 45 litros (50x30x30) e um filtro de cascata que faz 350l/h.

Sei que é bastante reduzido para os Kinguios mas não tenho maneira de momento de ter um aquário de maiores dimensões.

Já lá estão a 15 dias e já fiz entretanto uma TPA de 30% e agora começaram aparecer bolhas de ar no cimo da água, alguém me sabe dizer se é normal?

Editado por Jonny_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo também inexperiente e porque passei por situação semelhante (ofereceram peixes de agua fria à minha filha dentro de caixas de plastico...) venho dar o meu contributo. No "imediato" possivel mudei-os para um aqua de 22L com areão, filtro e àgua repousada 48H, mas não pretendo ficar com eles (podem durar 15 a 20 anos e medir 25 a 30cm).

Aguardam para já em standby até que consiga pôr de pé um projecto de àgua quente para depois os "oferecer" a um lago mais condizente com a sua espécie. Só não o fiz no primeiro momento em que os vi porque também não queria desiludir a minha pequena de 5 anos, acho que compreendem... ficarão cá por casa até que hajam "substitutos" para a minha filha dar nomes :sorry:

 

Para completar, o da esquerda é um Carassius Auratos, vulgo "cometa" e o da direita é um Shubunkin. É só googlar estes nomes e ficar a saber tudo sobre os bichos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

discordo,

na minha opinião o da esquerda é um Oranda repara no capacete (mas não é puro), o cometa só tem uma barbatana caudal.

O segundo também me parece um Shubunkin. Poucas variantes atinges os 30cm (o vulgar de cauda curta atinge)

 

Se fizeres uma pesquisa vais ver que existem nomes e classificações diferentes paraas variantes deste grupo (caraussius auratus).

Atenção que apesar de ser um peixe originalmente de água fria, as variedades mais exóticas dificilmente sobrevivem em lagos (oscilação térmica e predadores).

Acabam por ser peixes (devido às suas características anatómicas muito particulares) que requerem um temperatura constante (não muito fria), ph (mais neutro que alcalino). Alguns criadores tem parâmetros químicos bem específicos!

Reparem que nos nosso rios vemos vulgarmente a variedade comum e por vezes o Cometa, porque são os mais robustos e resistentes. Os ornamentais pouco duram na natureza.

 

Relativamente ás plantas, eu sempre tive e considero esteticamente indicado, benéfico para a oxigenação e ajuda no equilíbrio dos parâmetros.

Podes ter a certeza que eles vão desenterrar e morder todas as plantas que conseguirem, por isso se quiseres usar deves escolher as mais resistentes.

 

Deves também ter especial cuidado com o tamanho e forma do areão, eles põe tudo na boca e podem facilmente morrer engasgados com pedras.

Aconselho ou areia (nesse caso esquece as plantas) ou areão de rio grande redondo (bem lisinho).

 

Na china e no japão alguns exemplares desta espécie atingem centenas de euros. Cá nem seuqer temos um mercado de verdade para esta espécie.

 

Tive esta espécie num aquário de 250 litros, com 3 filtros e muitas plantas e eles reproduziam regularmente (mas tens de ter bons parâmetros na água).

As TPA's são mais frequentes e absolutamente necessárias.

 

Agora tenho um tropical comunitário e parece que só eu é que gosto.Toda a família e amigos fala do sistema antigo com os alegres peixes às cores!

cumprimentos

e boas sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, o da esquerda parece um Oranda com aquela cabeçorra, embora me parece algo "indefinido" :doofywave: tipo mutante!

 

Obrigado por partilhares os teus conhecimentos sobre os bichos de àgua fria que no fundo acabam por ser uns "desconhecidos". No passado inverno, vi, em Seia, com temperaturas a rondar os zero graus, um "lago" quase gelado que mais não era do que uma manilha de cimento a ornamentar um quintal... cheio de cometas muito "animados". Fiquei pasmado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Shubunkin não se aguentou, assim do nada começou a ficar parado no fundo do aquário.

Fui a uma loja de aquarofilia e aconselharam-me a colocar sal grosso no aquário (1 colher de sopa), meter matérias filtrantes no filtro externo (Sera Siporax mini) e fazer TPA`s diários de 2 litros até melhorar. Mas infelizmente não resultou, ontem andava a boiar no aquário sem força para nadar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.