Recommended Posts

Publicado

Não percebo...ainda ontem de manhã estava aqui a dizer que os meus palhaços tinham aparecido cobertos de uns pontos brancos. Já me estava a preparar para ser Cryptocaryon irritans. Mas ontem à noite, quando cheguei a casa, não tinham o mínimo vestígio dos sintomas. :) Será possível os parasitas abandonarem as presas ao fim de um dia? Ou fui eu que fiz confusão? Os meus dois ocellaris gostam de se enfiar perto do escumador. É possível que tenham ficado cobertos por algum detrito que estava a ser sugado na altura...No entanto, tenho a certeza do que vi :wink:

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Faz parte do ciclo normal do parasita. A certa altura abandonam o hóspede temporariamente para se reproduzirem no areao ou na rv...

Pode estar a acontecer isso ou simplesmente como estao a comer bem terem feito a doença regredir um bocado ao ponto de nao notares os pontos.

Publicado:

Sim, mas o que me espanta é os sintomas terem aparecido e desaparecido num espaço de tempo tão curto (24 horas)...

"A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon

Publicado:

Aqui vai a minha teoria (baseando-me no que disseste):

Possivelmente tens algumas zonas com fraca corrente de água no meio das rochas do teu aquário, o que são locais ideais para o assentamento de parasitas e seus «ovos», ficando à espera do momento ideal para «atacarem» :wink: . Quando mexeste nas rochas, provocaste alguma movimentação da água nessas zonas, o que colocou esses parasitas em suspensão e esta população deve ter disparado.

Os teus palhaços, apesar de saudáveis, não resistiram a um súbito ataque destes parasitas. Após algumas horas (e tendo em conta o que o que o Miguel disse) a população de parasitas em suspensão deve ter normalizado um pouco e os palhaços conseguiram fazer face ao Crypto.

É natural que voltem alguns pontos brancos mas não é motivo para grande preocupação. Continua a alimentar bem os palhaços, encharca a comida deles com alho esmagado durante cerca de meia hora e arranja maneira de pôr mais movimentação nessa água para eliminar as zonas mortas.

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria