PST Publicado Abril 13, 2005 Publicado Abril 13, 2005 Não percebo...ainda ontem de manhã estava aqui a dizer que os meus palhaços tinham aparecido cobertos de uns pontos brancos. Já me estava a preparar para ser Cryptocaryon irritans. Mas ontem à noite, quando cheguei a casa, não tinham o mínimo vestígio dos sintomas. Será possível os parasitas abandonarem as presas ao fim de um dia? Ou fui eu que fiz confusão? Os meus dois ocellaris gostam de se enfiar perto do escumador. É possível que tenham ficado cobertos por algum detrito que estava a ser sugado na altura...No entanto, tenho a certeza do que vi "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
Gil Miguel Publicado: Abril 13, 2005 Publicado: Abril 13, 2005 Faz parte do ciclo normal do parasita. A certa altura abandonam o hóspede temporariamente para se reproduzirem no areao ou na rv... Pode estar a acontecer isso ou simplesmente como estao a comer bem terem feito a doença regredir um bocado ao ponto de nao notares os pontos. www.ecorecife.com
PST Publicado: Abril 13, 2005 Autor Publicado: Abril 13, 2005 Sim, mas o que me espanta é os sintomas terem aparecido e desaparecido num espaço de tempo tão curto (24 horas)... "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro" John Lennon
João Cotter Publicado: Abril 14, 2005 Publicado: Abril 14, 2005 Aqui vai a minha teoria (baseando-me no que disseste): Possivelmente tens algumas zonas com fraca corrente de água no meio das rochas do teu aquário, o que são locais ideais para o assentamento de parasitas e seus «ovos», ficando à espera do momento ideal para «atacarem» . Quando mexeste nas rochas, provocaste alguma movimentação da água nessas zonas, o que colocou esses parasitas em suspensão e esta população deve ter disparado. Os teus palhaços, apesar de saudáveis, não resistiram a um súbito ataque destes parasitas. Após algumas horas (e tendo em conta o que o que o Miguel disse) a população de parasitas em suspensão deve ter normalizado um pouco e os palhaços conseguiram fazer face ao Crypto. É natural que voltem alguns pontos brancos mas não é motivo para grande preocupação. Continua a alimentar bem os palhaços, encharca a comida deles com alho esmagado durante cerca de meia hora e arranja maneira de pôr mais movimentação nessa água para eliminar as zonas mortas. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Recommended Posts