Ph muito elevado!!


Sc0rpi0n247

Recommended Posts

Boas experimenta ler este artigo : http://faq.thekrib.com/pt/begin-chem.html#altering

 

 

 

 

Subir e baixar o pHPode-se subir ou baixar o pH juntado químicos. Devido ao efeito tampão, no entanto, o processo é difícil de efectuar. Aumentar ou baixar o pH (de forma estável) envolve na realidade mudar o KH. A melhor aproximação é adicionar um tampão cujo equilíbrio mantenha o pH no nível desejado.

Ácido muriático (hidrocloridrico) pode ser usado para baixar o pH. Note que a quantidade exacta depende da capacidade tampão da água. De facto, usa-se ácido suficiente para gastar toda a capacidade tampão. Uma vez isto feito, baixar o pH é fácil. No entanto deve-se notar que o pH baixo resultante tem muito menos tampão KH do que antes, tornando muito mais susceptíveis a variações de pH quando (por exemplo) o nível de nitratos sobe. Cuidado: Deve-se dizer que os ácidos são _MUITO_ perigosos! Não use este método a não ser que saiba o que está a fazer, e deve tratar a água _ANTES_ de a adicionar ao aquário.

Produtos como o "redutor de pH" são baseados num tampão de ácido fosfórico. O ácido fosfórico tende a manter o pH em 6,5 dependendo da quantidade usada. Infelizmente o uso de ácido fosfórico tem o _GRANDE_ efeito colateral de aumentar o nível de fosfatos no aquário, estimulando o crescimento de algas. É difícil controlar o crescimento de algas num aquário com elevados níveis de fosfatos. A única vantagem sobre o ácido clorídrico é que o pH fica de certo modo com a capacidade tampão no seu valor mais baixo.

Uma maneira segura de baixar o pH _SEM_ ajustar o KH é borbulhar CO2 (dióxido de carbono) através do aquário. O CO2 dissolve-se na água, e algum forma ácido carbónico. A formação de ácido baixa o pH. É claro, de modo a este método ser prático, uma fonte constante de bolhas de CO2 (e.g., uma botija de CO2) é necessária para manter o nível de pH fixo. Assim que o CO2 desapareça, o pH regressa ao seu valor anterior. O alto custo dos sistemas de injecção de CO2 põe de lado o seu uso como técnica de manter o pH na maioria dos aquários (assim veja a FAQ de plantas para alternativas baratas faça-voçê-mesmo). Os sistemas de injecção de CO2 são altamente populares em aquários densamente plantados, porque o CO2 adicional estimula o crescimento das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da torneira cá em casa tem um PH muito próximo dos 8.0

Tambem n conseguia baixar esse valor. Ainda comprei PH minus da SERA mas mesmo assim n foi lá.

Fui ao hipermercado e li os valores da água de garrafão e comprei a que menor valor de PH tinha.

Fiz uns tpa's misturando ambas e nunca mais tive problemas com o ph, conseguindo-o ter sempre à volta dos 7.0

Será errado? Nao sei, mas resultou e a bicharada anda feliz da vida.

 

Sent from my bq Edison using Tapatalk 2

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Se fosse a ti aproveitava esse ph natural que tens e colocava peixes que gostam de ph 8, como Mollys, Guppys, etc.

 

Outra solução é colocares muitas plantas, troncos e um sistema de co2 pressurizado. O CO2 baixa o ph naturalmente e mantém-o. O CO2 caseiro é muito instável, por isso aconselho-te a investires numa garrafa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas respostas...

Andei a fazer uns testes de ph às águas que tinha aqui por casa e como a da torneira era muito alcalina e a do meu poço era ácida eu misturei as duas e fiquei com o ph a 7.0.

Tirei então todo a água do aquário, e enchi misturando as duas águas em porções iguais e o ph mantem-se nos 7.0 =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Duvido que ferver te resolva o problema... Não sou muito expert, mas pelo que tenho lido (bastante), o ferver serve pra desinfectar, para tirar bactérias ou outras coisas nocivas, agora para tirar as propriedades que o teu areao pode ter, propriedades essas que sobem o ph, acho que não te safas.

Faz uma coisa, tira um bocado do areão, colocas agua num recpiente qualquer, uma jarra ou algo assim, e mede o ph. A seguir mete o areão, deixa lá 24 ou 48 horas e voltas a medir. Se subir, já sabes o que te estã a subir o ph.

 

Se tiveres pedras maiorzitas, podes fazer o mesmo teste, ou ainda um teste mais básico que é colocar um pouco de vinagre em cima da pedra, se fizer micro-bolhinhas, é porque é calcária, logo também te faz subir o Ph.

 

Mas tb sou nobbie, se calhar é melhor esperar pela opinião de alguém mais experiente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.