Iniciante na aquariofilia


Oak

Recommended Posts

Olá a todos,

Chamo-me Carlos, moro na Amadora e estou a iniciar-me neste hobby. Nunca tive aquários, mas agora, graças aos pedidos insistentes do meu filho que tem cinco anos, lá chegou a hora de começar.

Tenho um aquário de água doce de 33 litros e comecei a fazer a ciclagem sem peixes há duas semanas. No entanto, tenho já um problema, neste espaço de tempo a amónia manteve o nível inicial. A análise da água é a seguinte:

Amónia: 2.4
Nitritos: 0.1
PH: 8.0

O aquário está todo montado, tenho um filtro interno Eheim 2008, o termostato está a 28ºC e a água está tratada com Nutrafin Aquaplus. Infelizmente não conheço ninguém com aquário que me possa emprestar algum elemento já com bactérias.

Estarei a fazer alguma coisa mal, ou tenho de continuar a ter paciência e esperar mais algum tempo?

 

Aqui fica uma foto do aquário.

 

IMG_6234_zps42731392.jpg

Obrigado pela ajuda.

Editado por Oak
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

também sou maçarico no entanto quando montei andei a ler umas coisas encontrei alguns artigos que foram muitos uteis, abaixo deixo-te os links:

 

Tentando responder mesmo à tua questão encontramos o que te deixo abaixo. (http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html)

"Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo.

O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho!"

 

 

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

http://faq.thekrib.com/pt/begin.html

 

 

Dá uma vista de olhos nestes links.

Espero ajudar qualquer coisita.... :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é a mesma que me deram a mim.

Faz de conta que tens um peixinho pequeno já no aquário e vai dando de comer.

Vai criando bactérias e os nitritos e amónia tem de descer. Com 15 dias, deve estar no pico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é a mesma que me deram a mim.

Faz de conta que tens um peixinho pequeno já no aquário e vai dando de comer.

Vai criando bactérias e os nitritos e amónia tem de descer. Com 15 dias, deve estar no pico.

 

Pois o problema é mesmo esse, já vou quase no final da terceira semana e não há maneira da amónia baixar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquaplus é para tratamento do cloro da água.

Foi deitada comida??? Sem comida e sem bactérias é complicado fazer o ciclo.

Existem vários frascos de bactérias, não faz falta teres algum conhecido com aquário.

Qualquer loja de animais deve ter dessas batérias.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Dentro do filtro tens só esponjas? Compra um tijolo, ferve-o e oparte-o em pequenos pedaços. Coloca-os dentro de uma rede e mete-os entre as esponjas do filtro. As bactérias também se fixam apenas com esponja, mas se tiverem uma superficie rugosa e porosa para se agarrar, a colónia desenvolve-se muito mais facilmente.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.