T5 vs lâmpadas compactas


Kundstregan

Recommended Posts

Para um aquário com as medidas 80x40x30 surgiu a oportunidade de arranjar uma calha com 2 lâmpadas compactas de 36w cada.

A pergunta que faço é a seguinte: quase 80w de potência não será exagero face ao tamanho do aquário? E consumo? Compensa mais T5 ou compactas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As T8 gastam muito mais.

 

""""

As lâmpadas fluorescentes T5 são uma nova geração de lâmpadas fluorescentes que permite reduzir o consumo face a uma lâmpada convencional T8 em cerca de 30%.

 

 

 

A duração média de vida de uma T5 é também claramente superior a uma lâmpada fluorescente convencional, passando de 4.000 horas para 14.000 horas. Este aumento de vida útil das T5 e o seu já baixo custo, permite reduzir significativamente os custos de manutenção."""

http://www.solarwaters.pt/eficiencia-energetica/iluminacao-t5

""""The best choice when it comes to energy efficiency

T5 lamps are fluorescent lamps that are 16mm or 5/8" of an inch in diameter. Differences in length and socket pin design versus conventional fluorescent lamps prevent any confusion problems with electric circuits or human factors. This section focuses on the physical characteristics of T5 systems compared with T8 systems and T12 systems.

""""

 

http://www.luxadd.com/index.php/energy-efficient-use-of-lighting.html

Por exemplo..

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E quem é que falou em T8??

 

Que eu tenha lido a comparação era entre as compactas e as T5..., daí ter estranhado a tua observação!

 

É que, para quem tem dúvidas entre uma e outra, ver/ler conclusões como a tua tua induzem em erro. Isto porque opinaste sobre permissas que não estavam lá, ninguém perguntou sobre as T8...

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Verdade....engano meu. Não sei como, mas li T8.

 

Apesar de ser válido o que disse na mesma.

 

"""""Maior relação Lúmen/watt, por exemplo: Uma fluorescente compacta de 26W emite cerca de 1350 lúmens, uma T5 de 14W também... uma T8 de 30W Aquastar emite cerca de 1700 lúmens, uma T5 de 24W também (ou até mais)...

""""

 

http://www.aquaonline.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1879:saiba-mais-sobre-as-ladas-fluorescentes-t5&catid=14:aquarismo-plantado

 

Por enquanto é complicado bater as T5.

Editado por Filipe1973
Link to comment
Partilhar nas redes sociais