Ajuda na escolha de filtro interno e iluminação


Recommended Posts

Boas vou mandar fazer um aquário com medidas 50x45x50cm +/- 100L...queria que me ajudassem na escolha do filtro, estava com a ideia de pôr um EHEIM BIOPOWER 200, o que acham?? A nível de iluminação vou optar por um projetor HQI, acham que deva optar pelo de 70W ou 150W?? Estou aberto a sugestões...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tipo de filtros em aquários dessa dimensão podem deixar a desejar. Por vezes é preferível gastar um pouco mais por um produto indicado e que dure. Porque não optas por um Eheim 2215 ou 2217? Ficarias com uma filtragem muito eficaz e duradoura.

 

Quanto à iluminação depende do tipo de plantas que queiras manter, não esquecendo que neste campo a iluminação não é tudo. ;)

 

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião, mas esse filtro é o dobro do preço, achas que o filtro que referi não vai dar mesmo resultado??

As plantas queria apostar em Eleocharis Aciculares, Vesicularia de Dubyana...já agora dá-me opinião sobre substrato...e como manter estas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não disse que não dava resultado pois o filtro até dá resultado mas não com a mesma eficácia. Qualquer um dos que referi, o espaço para matérias filtrantes é muito maior assim como a facilidade na manutenção. Agora depende do que queiras gastar. E se optares por esse interno, espero que mais tarde não tenhas que comprar um exterior como o caso do 2215 e que acabes por gastar dinheiro duas vezes.

 

Quanto à iluminação, tens aí plantas que vão de extremos em necessidade. A acicularis requer uma iluminação mais forte e mais nutrientes ao contrario do musgo que pouca luz serve e não precisa de tantos nutrientes.

O substrato depende muito do tipo de plantas a utilizar.

 

Faz mesmo uma lista e idealiza bem o que queres manter a nível de flora para estudar a iluminação, co2 e nutrientes.

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou novo nestas andanças por isso a minha falta de conhecimento, tenho um aquario de 25 L só com duas anubias nanas, 6 neons e três guppys! Mas voltando então à questão do filtro, como vou mandar fazer o aquario e o móvel o que tenho que ter em atenção pra por o filtro externo (eheim 2215). Quanto à iluminação achas que a melhor opção pra este tipo de aquário é a que referi?? Porque eu queria fazer parte do fundo com tapete plantado ( estava a pensar na Aciculares) e um tronco grandinho com o musgo de Java! Mas já vi que requerem caracteristicas diferentes...se me puderes ajudar tb neste campo agradecia...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usar HQI sem problemas. Para essas duas plantas a HQI deve ser suficiente. No entanto, apostaria em um pouco mais de iluminação para estares mais à vontade em plantas ainda mais exigentes a nivel de iluminação.. Ou HQI 70w com duas PL-L de 18w ou 4x24w T5 ou ainda 3x36w PL-L.

 

Para ficar tudo equilibrado, CO2 e nutrientes são indispensáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manuel,

 

O Biopower é bom, mas a meu ver só deves ter filtros internos para complementar exteriores.

Podes utilizar um Aquael FZN3 ou o Eheim Liberty 200, são os de mais litragem e capacidade para mídias.

Ficavas bem servido com qualquer um.

Relativamente à iluminação devias optar por T5 ou Pl, as HQI são demasiado potentes para as plantas que tens. Dai serem usadas em reefs.

Pelo preço do projector compras uma calha com 3 T5 de 24W...

Espero ter ajudado.

 

Cumps.

Editado por JoaoRRM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, tenho esse filtro para 200l, o fluxo de água é fraco (era esse o meu objectivo). Já tive um aquário de 100l com ele e considero ideal para ecosistema de comunitário com plantas.

Bom filtro, recomendo a versão plus que vem com torneiras duplas.

Editado por tmiravent
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Para um aquário de 100lts pensa bem no filtro que vais arranjar, tem em conta que deve de fazer pelo menos 5 vezes a litragem do aquário ou seja no teu caso 5*100=500lts hora no mínimo.( Filtragem nunca é demais)

O filtro é uma das coisas mais importantes do aquário em que por vezes vamos ao mais barato e depois.... sai caro.

Deves ter em conta também que tipo de peixes vais colocar e quantidades.

Acho que com um Eheim 2215 ou 2217 ficarias bem serviço e se mais tarde quiseres ter um aquário maior com o 2217 já estavas bem servido.

 

Mas isto é a minha opinião e a minha experiência pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é para peixes pequenos...acho que vou optar mesmo pelo 2213 PLUS, já tem as torneiras que dão jeito pra manutenção.

Quanto à iluminação vou optar por um projetor HQI 70W c/ lampada 70W DW 5200K...acho que esteticamente num aquário em forma de cubo fica melhor um projetor deste genero, e pelo que li para aquários com alguma profundidade é o aconselhado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é para peixes pequenos...acho que vou optar mesmo pelo 2213 PLUS, já tem as torneiras que dão jeito pra manutenção.

Quanto à iluminação vou optar por um projetor HQI 70W c/ lampada 70W DW 5200K...acho que esteticamente num aquário em forma de cubo fica melhor um projetor deste genero, e pelo que li para aquários com alguma profundidade é o aconselhado...

 

Boas,

 

Nesse caso compra um projector Led, é igual, lm/W, maior alcance e gasta menos.

E acredita que tens melhores resultados com as plantas.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_1125&products_id=61948

Se puser um destes dá?? Funciona mesmo?? Estes são mais baratos que os HQI, será que é suficiente??

E fitas de LED??

Editado por Manuel Simão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Um foco desses equivale a 100w de uma HQI. O que interessa nos Leds são os lumens por watt, quantos mais melhor, mais intensa é a luz.

Não estou a falar da temperatura.

Quanto planeavas gastar nas HQI?

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens este que é melhor: http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=735_1125&products_id=61609

Fitas não aconcelho, pela litragem e pela coluna de água. Podes usar se quiseres complementar o espectro.

Podes colocar uma de 4000k uma vermelha ou violeta e uma azul para a noite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50€ o projetor + 25€ a lampada...

Ora vê este link http://virtualleds.com/index.php?route=product/product&path=24_107&product_id=259 , este projetor slim adaptava-se melhor à calha que planeio fazer...

 

Cumps.

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais uma coisa, desculpa lá...estes projetores já vêm prontos a ligar?? ou precisam de transformador...segundo estou a perceber o mais importante são os Watts e os K, os lumens não interessam??

Sendo assim com um destes nem precisava de calha ficava bem fixo na parede?? http://virtualleds.com/index.php?route=product/product&path=24_68&product_id=278 , coloco a quantos cm do aquario??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Geralmente vem com ficha normal é uma questão de perguntares ao vendedor.

Tudo é importante, a potência (W) é o termo mais utilizado e padrão, a temperatura (graus Kelvin) baseia-se na cor que as lâmpadas tem, rondando os 4000k tens as mais quentes com tom amarelado, 6000k-6500k é a cor da luz diária, dai para cima a luz fica cada vez mais fria e azulada até 20000k.

E finalmente os luméns representam a quantidade de luz/brilho (fluxo) que uma lâmpada produz. Quantos mais luméns produzir mais luz.

Por exemplo uma lâmpada encandescente normal consome 60w para produzir 800lm enquanto que uma flurescente compacta necessita de apenas 15w.

Tirei estes valores de uma tabela.

Os leds tem o melhor rácio.

A distancia da água depende da amplitude da lente do led, é uma questão de testares.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.