Escumador - Coração do Aquário


Recommended Posts

O escumador é para mim um equipamento obrigatório no aquário marinho.... Gostava de saber a vossa opinião?

 

Qual usam ????

 

E as modificações no aquário depois de o adquirirem :twisted:

 

Um abraço,

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

fico contente por estarmos a conseguir ter um fórum de agua salgada com movimento. é para isso que cá estamos.

 

em relação ao escumador não te consigo dizer quais as diferenças que notei quando o montei pois foi um elemento inicial.

 

acabei por comprar um ESCUMADOR MINIFLOTOR p/aquários até 200lts. tem trabalhado bem e faz o trabalho direitinho. como um dos requesitos que tinha era arranjar um que ficasse dentro do móvel (tampa) do aquário e este era o mais "jeitosinho" ... :twisted:

 

qual a tua experiência ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

De facto eu não conheço o escumador que citou.... mas o mais importante é que faça o seu trabalho!

 

Eu comecei com um da Red Sea (já não me lembro o modelo, mas era para o dobro da capacidade do aquário).... contudo apesar de não existir algas com fartura ainda tinha que escovar a rocha viva de 15 e 15 dias! Além ter que subalimentar os meus e nem pensar dar alimento aos corais!

 

Passado um ano e meio de ter aquário comprei um Tunze 3132 (dá até 1000l) apesar da capacidade do meu aquário ser várias vezes inferior a este valor, todavia o investimento está feito e assim já dá para o futuro!

 

Com ele juntamente com a lâmpada de UV (poderá ser outro tópico) consegui acabar de vez com as algas no aquário...

 

Contudo não tenho Caixa de Circulação... o que me obriga a ter o escumador no interior do aquário! :twisted:

 

Saudações Marinhas

 

Rui :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

pois ... tocaste na "ferida". :twisted: eu ainda continuo com alguns problemas de algas (muito menos do que no ínicio). neste momento a coisa está mais ou menos estabilizada e apenas tenho que dar uma limpeza no vidro de 15 em 15 dias (para manter o aspecto límpido), mas parece-me bastante que a capacidade do escumador não é suficiente para o tamanho do aquário (1,20m). Como disse o trabalho sai bem feito e é uma questão de compromisso entre o tamanho e a performance ...

fala-me um pouco mais da UV ... tenho lido umas coisas mas ainda não decidi se vou optar por essa solução...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ... tocaste na "ferida".  :twisted:  eu ainda continuo com alguns problemas de algas (muito menos do que no ínicio). neste momento a coisa está mais ou menos estabilizada e apenas tenho que dar uma limpeza no vidro de 15 em 15 dias (para manter o aspecto límpido.

 

Olá,

 

De facto as algas constitui na minha opinião a "janela" para se conhecer a saúde do aquário....

 

Mas se apenas limpas o vidro de 15 em 15 dias isso significa que o fazes apenas nas mudanças de agua?

 

Penso que as algas que ficam nos vidros é algo impossível de tirar... não depende da qualidade da agua nas situações em que as rochas vivas não as tem! As algas verdes devem ser limpas do vidro semanalmente, essa limpeza é importante tendo ou não algas. Até a cada 3 dias, melhor ainda, pois não dá tempo de grudar e infernizar sua vida.

 

Se as algas forem no vidro de trás... aconselho a utilizar um fundo preto, pois assim o problema estará em principio resolvido

 

Um grande abraço

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal...

 

Pois bem, tal como o clownfish, optei por um midiflotor (modelo logo a seguir) da Aqua Medic. Funciona na perfeição, mas é preciso ter atenção à madeira difusora(substituição regular). Também eu acho o escumador um importante elemento para salgados. Basta cheirar aquela espuma com que ele nos presenteia...!!! :wink:

Insurgo-me no entanto contra os preços exorbitantes que os fabricantes pedem pelos mesmos. Felizmente temos o "Faça você mesmo" que nos alivia destes encargos...

Abraço.

L.S.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde para toda a gente

Na minha opinião, o escumador juntamente com a rocha viva é de facto um dos "corações" de um aquário marinho. Tenho um escumador turboflotor 1000 multi da aquamedic (para aquários de 500 a 1000 litros) que me custou cerca de 350 Euros e é dos melhores investimentos que fiz para o meu aquário.

O meu primeiro conselho para quem me pergunta o que comprar quando quer montar um aquário marinho é: "compra o melhor escumador que puderes".

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um escumador turboflotor 1000 multi da aquamedic (para aquários de 500 a 1000 litros) que me custou cerca de 350 Euros e é dos melhores investimentos que fiz para o meu aquário.

 

Olá amigo,

 

Não conheço esse escumador.... :) Como é o seu funcionamento???

 

Um abraço,

 

Rui :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Bem, este escumador como já disse é realmente muito bom. O seu funcionamento é muito simples. Já vem com uma bomba (aquabee 2000) que é uma bomba especial porque tem um venturi incorporado e a hélice é diferente das convencionais porque tem várias agulhas extremamente finas que dividem as bolhas de ar grandes em milhões mais pequenas fazendo com que o escumador funcione muito bem. Não é preciso nem pedra porosa, nem bomba de ar. Apenas ligar à corrente e... tá a andar :)

Um abraço :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha ouvido falar.... Mas ele até foi barato e deve ser realmente bom!!!! Eu tenho um tunze e estou igualmente muito satisfeito...

 

 

Abraços

 

Rui :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal...

O escumador penso que é fundamental no inicio do aquario. Mas depois de estabilizado penso que não seja tão fundamental e éxiste até quem já não utiliza.... mas é preciso ter o aquario muito equilibrado conhecer muito bem o aquario de modo a facilmente detetar-se algum tipo de desequilibrio.... mas depois da fase inicial e depois do aquario estabilizar o escumador deixa de ter um papel tão fundamental. A partir dai as rochas vivas e o substracto é que ditam as regras complementados por um bom refugio de macroalgas.

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo Marco,

 

bem vindo ao fórum.

concordo contigo. o escumador é uma peça essencial no inicio do aquário mas a sua utilização vai deixando de fazer sentido assi que o microsistema começa a ficar estável, no entanto para isso será necessário sempre teres muita quantidade de rocha viva, o que, em aquários grandes, às vezes é incomportável ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Não necessariamente... Não são só as rochas a remover e exportar nutrientes do aquario. Com um bom substracto e um bom refugio de macroalgas é possivel a eliminação do escumador.... o meu proximo aquario provavelmente não tera escumador, ou então terá um sub-dimensionado devido ao refugio que quero implementar...

Mas aí já estou a orientar o aquario para uma filosofia mais a base do controle natural de nutrientes. Se me orientasse á base de equipamentos então aí sim o escumador é muito importante...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Marco

 

Antes de mais bem vindo ao forum.... Espero que gostes de participar

 

O processo de decomposição por bactérias é relativamente rápido, mas está limitado à população disponível de bactérias. Por uma infelicidade, porém, o acúmulo desses compostos é maior do que seu consumo devido ao processo de desnitrificação ser mais lento do que o de nitrificação. O resultado é uma "sobra" de poluentes orgânicos, da qual o aquário não tem meios de se livrar por conta própria. Após a decomposição por bactérias, esse material se transforma em compostos inorgânicos, entre eles destacadamante amônia, amônio, nitrito e nitrato. Assim, A remoção de poluentes antes do processo de mineralização, portanto, ajuda a aliviar a carga biológica do aquário e a manter o pH mais estável, diminui a demanda biológica por oxigênio e evita o acúmulo de nitratos.

 

Além de mais... podem verificar que ele está sempre a trabalhar.. mesmo em aquários de grandes dimensões e com muia Rocha Viva! E sempre a fazer o seu trabalho...

 

No Oceanario (tanques de milhares de litros estaveis) usam escumador???

 

 

Abraço,

 

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola...

Não necessariamente... Não são só as rochas a remover e exportar nutrientes do aquario. Com um bom substracto e um bom refugio de macroalgas é possivel a eliminação do escumador.... o meu proximo aquario provavelmente não tera escumador, ou então terá um sub-dimensionado devido ao refugio que quero implementar...

Mas aí já estou a orientar o aquario para uma filosofia mais a base do controle natural de nutrientes. Se me orientasse á base de equipamentos então aí sim o escumador é muito importante...

 

Olá amigo,

 

Acho possível manter qualquer aquário sem escumador, só que o resultado depende muito do nível de conhecimento e sensibilidade do aquarista.

Tem muita gente que tem muito tempo disponivel.... fica o dia inteiro em casa e consegue manter aquários assim porque têm tempo disponível para cuidar dele, e outros simplesmente têm sensibilidade e conhecimento para tanto.

Possível é, mas é mais difícil.

 

Se se montar um aquário de 300 litros sem escumador e com trocas parciais uma vez por mês de 25 % sem colocar Hidróxido de Cálcio nem suplementos.. se verá no que dá :shock: Mas não depois de um ano...Sim 3 anos... 4 anos... Aquário que dura um ano, dois anos para mim não funcionou. Aquário não tem prazo de validade.

 

Um aquário pode dar certo, mesmo contrariando as "regras" normalmente seguidas pela maioria, desde que um aquarista, cuidadoso, atencioso, dedicado, passe muito de seu tempo cuidando do aquário, fazendo trocas parciais, etc... e principalmente aprendendo o princípio de tudo e tentando ajustar as coisas à medida que elas acontecem.

Eu já li que o que pretende já são difundidas há mais de 10 anos...Um aquário pequeno é diferente de um aquário grande. É fácil trocar 5 litros por semana. Complicado e caro é trocar 50...

É possível um aquário sem escumador e , mais, sem trocas parciais... Mas é complicado. precisa dedicação, estudo, tempo e experiência(muitos anos neste meio).

O escumador é sim FUNDAMENTAL e o escumador é sim o CORAÇÃO do aquário...

 

As trocas parciais são, sem dúvida, imprescindíveis, mas é, também, possível manter um aquário saudável sem elas, mas é preciso muito conhecimento para que haja uma suplementação adequada.

Muita gente já conseguiu manter bem o aquário sem trocas e sem suplementação por algum tempo, mas não indefinidamente...

 

Aquário sem escumador = Necessita de grandes investimentos + muito tempo disponível + conhecimentos amplos e complexos + poucos peixes . E mesmo assim o risco de sucesso a longo prazo é patente.

 

Um abraço :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rael...

 

Mas aí já estou a orientar o aquario para uma filosofia mais a base do controle natural de nutrientes. Se me orientasse á base de equipamentos então aí sim o escumador é muito importante...

 

Penso que com esta frase enquadrei aquilo que acabas de dizer...

mas, continuo a achar o escumador cada vez menos importante. Como já disse existem varias maneiras de montar um aquario marinho e algumas delas hoje em dia não usam escumador... nunca disse que seria facil sem escumador e que não precisa de dedicação ou de rigor antes pelo contrario.

 

Em relação as trocas de água, no meu aquario é facil e prático trocar 5 litros de água por semana, mas em um aquario maior não são necessarias tantas tocas de água devido a muito maior estabilidade. Eu poderia parar neste momento de fazer trocas de água no meu aquario porque já o experimentei com bons resultados, mas não é uma filosofia que me agrade. Penso que quanto melhor conseguir aproximar o aqua da natureza melhor sera, e melhores condições de renovação de água ofereço para corais e peixes, já para não falar de inserção de zoo e phitoplacton, então continuo com as trocas de água.

 

Aquario sem escumador não significa grandes investimentos, exigem sim muitos conhecimentos por parte do aquariofilista e também deve-se ter algum controlo quanto aos peixes mas não significa que se pode ter poucos.

 

Bem, não pretendo aqui inovar com nada, nem impor nada, apenas contribuo com o meu ponto de vista. E continuo a achar tudo o que seja controlo mecanico dispensavel.... Para mim o verdadeiro coração do aqua são as rochas vivas e o substracto pela imensa vida qur proporcionam ao aquario quase que regenerando todo ele naturalmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em relação as trocas de água, no meu aquario é facil e prático trocar 5 litros de água por semana, mas em um aquario maior não são necessarias tantas tocas de água devido a muito maior estabilidade
Eu não sei muito sobre isso... Mas nesse sistema de aquário não terás de realizar trocas de agua, mesmo sendo a aquário maior... pois sem equipamentos penso (sem certeza) que as trocas de agua são fundamentais...

 

Em relação as trocas de água, no meu aquario é facil e prático trocar 5 litros de água por semana, mas em um aquario maior não são necessarias tantas tocas de água devido a muito maior estabilidade

 

Aquário de 600 litros ... se colocares 120Kg rocha viva... a 20 Euros o Kg... mais ou menos 2.500 Euros :lol:8) Penso que a quantidade de Rocha terá de ser essa.... para esse tipo de aquário! (é claro que estes valores são ajustados a capacidade em litros).

 

 

Bem, não pretendo aqui inovar com nada, nem impor nada, apenas contribuo com o meu ponto de vista.

 

Faço das tuas minhas palavras! :lol:

 

Eu desejo o maior sucesso... Apesar de considerar muito complicado a longo prazo!

 

Um abraço amigo

 

Rui 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rael...

Esse exemplo que deste do aquario de 600 L foi um exemplo teorico ou pensas que é o que vou montar?

 

Em relação as trocas de água....

Sou um grande defensor das trocas de água e continuarei sempre a fazer idependentemente do tamanho do aquario... irei realizar trocas de água mas com periodos de tempo maiores. Neste momento faço 10% semanais, mas no proximo que sera de 275L farei talves no inicio 10 semanais até equilibrar, mas depois estou a pensar fazer 10% mensais...

mas vamos ver, logo se verá...

 

Gostei muito da tua msg...

[ ]´s...

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

tema muito interessante. Acho que o Rael disse uma coisa muito acertada que foi 'um aqua sem skimmer preciso de muita atenção e disponibiliade para ele' é de facto verdade, mas tambem é verdade que consegue-se obter resultados extraordinários com aquas muito grandes sem skimmer e por vezes com poucas mudanças de agua. Ex o aquario do Mónaco, tem belissimos tanques e se um dia tiverem oportunidade de ir visitá-lo peçam para falar com os biologos (é possivel) e eles mostram-lhes como obter um tanque de reef com alguns milhares de litros de agua com trocas de 2 vezes por ano e sem skimmer!!!!

Eu já usei skimmer e também já fiz a experiencia de não usar, actualmente uso nos dois aquarios que tenho mas deixem-me lhes fazer uma confissão o aqua estava muito bonito quando não usava... até que por exemplo existem especies de corais que gostam da agua um pouco suja e se tiverem a agua sempre muito limpa esses corais podem não se desenvolver naturalmente.

 

Abraços

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

Tema bastante polémico e de grande interesse geral.

Eu quando pensei em montar o meu 1º aqua de recife tentei tirar o máximo de dicas de montagem em vários recursos e sempre vinha o skimer como peça principal. Acabei por comprar um baby 5000 aquamedic, o que me parecia perfeito não estava a funcionar,algas,barulho e microbolhas no aquario enfim desilusão.

Vendi o aquario e o skimer e mandei fazer outro por medida, comprei um skimer tunze 0245/3 e bombas tunze também e estou super contente.

O que eu penso do skimer é o seguinte:

Faz falta mas não tanta assim como muitos dizem. Bem depende muito da configuração de cada aqua, muitos animais, muita comida muita materia organica - excelente skimer tem que ser mas se tiver um aqua bem montado com um bom substrato,rochas vivas de boa qualidade e poucos peixes o skimer auxilia até mesmo na oxigenação da água mas não é imprescindivel.

Esta a minha opinião.

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé, bem vindo,

 

mas achas que essa teoria de configuração também é aplicável a aquarios de grandes dimensões, tipo >1.50m ? é a minha intuição que acha que a partir destes tamanhos começa a ser complicado "viver" sem escumador. será que a rocha faz todo o seu trabalho sem "ajuda" auxiliar ?

 

já agora, que tipo de escumadores já usaram e com quais tiveram melhores resultados ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

na minha opinião penso que sim, já vi aquas de 50 l como outros de 1500l a funcionarem sem skimmer e estavam lindos, também já vi aquas que tinham skimmer e estavam uma porcaria todos verdes, como tambem já vi o contrário. Esta é uma conversa que não é nova já muitos iniciados e experts de todo o mundo já a tiveram sem chegar a nenhuma conclusão, como eu que já experimentei das duas formas.

 

No entanto existe uma a que eu cheguei e dela tenho a certeza. Se o tempo de dedicação não é muito (constante observação aos parametros e comportamento dos animais) se a paciencia não é das melhores então claramente que é preferivel ter um skimmer.

É um pouco como a utilização de muitos outros equipamentos. Existem aqueles que são muito bons dão-nos optimos resultados e esvaziam-nos a carteira e francamente para quê? consegue-se iguais resultados sem isso.

 

O que interessa é que cada um perceba quais os beneficios e desvantagens desses equipamentos para de acordo com as opiniões dos outros possamos fazer testes e chegarmos ao nosso objectivo que pode ser tão diferente de caso para caso que muitas vezes não se percebe bem o porquê. E isto é lindo!!!

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Clownfish

Eu estou mesmo convensido que quanto maior o aquario mais seguro se torna manter sem skimer desde que não esteja superlotado.

Num aqua peq. é tudo muito rápido a acontecer. Por exemplo um peixe morto sem que nos apercebamos é o fim,enquanto num grande dá-te tempo para pensar numa solução.

Eu acho que todo aquele que começa deve pensar seriamente em adquirir um skimer e com o tempo ir com calma reduzindo o uso dele mas sempre com ele á mão para o caso de algum imprevisto.

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vejam este escumador. esta a revolucionar os aquaristas americanos e alemaes...

Acho que tira uma materia viscosa como nenhum skimmer.

vejam lá...todos os aquarios do topico viagem... usam este skimmer.

 

http://www.hs-aquaristik.de/

 

um abraco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais