Xkizitu - 140l


Recommended Posts

Como se de uma tarde normal se tratasse, olhei para o aquário e...não gostei. E manda a regra do digno aquariofilista que não se deixa para amanhã o que tem que ser feito por capricho.


Setup do aquário:


- 100cm x 35cm x 40 cm

- Fluval 305 + Eheim 2224

- Termostato Eheim 150W (28ºC)

- 7 x 39W (14.000k; 10.000k; 8.500k; 6.500k)

- co2 (3 bolhas por segundo)

- ph mantido a 6,4 - 6,6


Substrato:


- Vigor Plus + fertilizante 5l com JBL manado


Flora:


- Echinodorus cordifolius ssp. fluitans

- Valisnerias giganteas

- Bacopa australis

- Ludwigia Repens

- Cabomba Caroliniana

- Anubias

- Parvula

- Nymphoides sp. tawain

- Pode me ter escapado algo


Fauna:


- Discus

- Bettas

- Danios Rosa véu

- Escalares

- Neons

- Corydoras

- Koolie

- Camarão Thai Mountain

- Ampulárias

- Colisas

- Ramirezis

- Platys

- Pode me ter escapado algo


Foto do "antes":


IMG_7732.jpg



A ideia que tive foi de "aliviar" a paisagem para o conforto dos peixes, mais espaço útil e menos cansaço para a vista, por forma a não "enjoar" tão rápido enquanto desfruto da sala.


Ora então, aquário limpo já com substrato Vigor Plus com fertilizante (1cm) com uma camada de JBL manado por cima (3cm).


20130627_003733.jpg


Dando um ar mais natural com elevação para facilitar a limpeza e manutenção


20130627_003856.jpg


Ansiosamente á espera que os filtros façam o seu trabalho...


20130627_033311.jpg


Ainda meia hora depois a espera persiste...


20130627_033325.jpg


Até que a água finalmente está meio limpa e o resultado final é recompensador! ;)


20130627_131245.jpg


A peixarada parece gostar embora ainda timida


20130627_131226.jpg


Finalmente, já com sensação de "home sweet home" :)


20130627_131204.jpg


Baptizei-o de "Xkizitu" porque este comunitário é um exemplo claro como certos tipos de peixes podem ser inseridos num comunitário bem regulado e vigiado, com sucesso sem acidentes de socialização ou instabilidade nos parâmetros de água. Todos os peixes mostram sinais muito positivos de constituição e comportamento. O ambiente é monitorizado sempre que posso, a água é mantida dentro dos melhores parâmetros embora a filtragem faça um excelente trabalho por mim. Ainda assim não dispensa as tpa's ocasionais. Há várias zonas de abrigo para os diferentes tipos de peixe e tentei conjugar isso sem prejudicar o aquascaping, embora nadem livremente por todo o aquário.


Estou ansioso por acompanhar o crescimento da flora e ver como fica o aquário.


Espero que gostem, e fiquem livres de comentar/criticar/opinar. É sempre bom ouvir feedback para futuras ideias! :)

Editado por Renato.Vieira
  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante! Muito por causa daquela echinoduros pelas quasi tenho um fraquinho assumido. Adoro ver aquários com bastante espaço para os peixes nadarem e com uma selecção variada de espécies em equilibrio.

 

P.s.: Ainda estou apaixonado pela echinoduros... bowdown Tem um verde!

 

Abraço

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante! Muito por causa daquela echinoduros pelas quasi tenho um fraquinho assumido. Adoro ver aquários com bastante espaço para os peixes nadarem e com uma selecção variada de espécies em equilibrio.

 

P.s.: Ainda estou apaixonado pela echinoduros... bowdown Tem um verde!

 

Abraço

Ola vaxkinho! Obrigado pela tua resposta, na verdade sou um babado pelo echinodorus fluitans pela cor e forma. ;)

 

É um optimo indicador nutricional da água, sempre que perde cor ou crescimento, sei que algo nao esta bem. É bem mais sensivel que os outros na minha opinião. Normalmente é o primeiro a acusar-se. Se produzir um clone, ofereco-te :)

 

Boa aquariofilia!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola vaxkinho! Obrigado pela tua resposta, na verdade sou um babado pelo echinodorus fluitans pela cor e forma. ;)

 

É um optimo indicador nutricional da água, sempre que perde cor ou crescimento, sei que algo nao esta bem. É bem mais sensivel que os outros na minha opinião. Normalmente é o primeiro a acusar-se. Se produzir um clone, ofereco-te :)

 

Boa aquariofilia!

 

Deves ser boa pessoa, tens bom gosto xD

 

Vai postando a evolução do bicho :)

Vem descobrir os animais aquáticos de todo o mundo e discutir temas interessantes de aquariofilia no Barbatanas Blog

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Realmente este novo layout veio dar uma grande frescura aos animais! Nota-se que tens gosto pelos animais e que te preocupas com o seu bem estar! Nota máxima para isto :gameboy: :gameboy: :gameboy: :gameboy: :gameboy:

:default_Smile-PT: Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT:default_Smile-PT:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta. Tiraste a agua toda para garrafões e voltaste a meter ou como é que fizeste?

Tenho que fazer a montagem de um aquário de 80L e desativar o de 40L e aproveitar o material dele..

Dá lá uma dica.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma pergunta. Tiraste a agua toda para garrafões e voltaste a meter ou como é que fizeste?

Tenho que fazer a montagem de um aquário de 80L e desativar o de 40L e aproveitar o material dele..

Dá lá uma dica.

 

Abraços

Boas kundstregan

 

Neste caso não aproveitei água alguma, tirei toda do aquário embora tenha preservado os litros dos filtros externos (cerca de 8 8))

 

Eis a minha opinião, se a água do aquário sofreu algum condicionante como fertilizante liquido, macro ou micro, então é de aproveitar pois estaremos a mandar fora nutrientes. Se nao fertilizas, não vejo objectivo relevante em preservar. Desde que a nova água esteja livre de cloro, regulada e á temperatura ideal, até é preferivel que seja toda nova. Os peixes agradecem.

 

Se tiveres filtros externos colonizados há algum tempo (com ciclo prolongado e em funcionamento há meses), dispensas as tpas semanais constantes. Se não forem externos, reinicias o ciclo de azoto embora em menos tempo mas terás que monitorizar a água regularmente. Os tipicos 20 por cento serão suficientes.

 

Mesmo os peixes alegadamente mais sensiveis aos parâmetros de água como discus e semelhantes, não mostram grande relutância ao facto de serem introduzidos em agua nova. Choque de temperatura, picos de amonia, ph e cloro sim podem ser graves.

 

Espero que corra tudo bem com a tua mudanca e ver algumas fotos:)

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Realmente este novo layout veio dar uma grande frescura aos animais! Nota-se que tens gosto pelos animais e que te preocupas com o seu bem estar! Nota máxima para isto :gameboy: :gameboy: :gameboy: :gameboy: :gameboy:

Obrigado! Era isso mesmo o pretendido e fico contente por ser reconhecido!

 

Tenta-se sempre ser melhor, vamos ver como cresce agora o aqua :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tiveres filtros externos colonizados há algum tempo (com ciclo prolongado e em funcionamento há meses), dispensas as tpas semanais constantes. Se não forem externos, reinicias o ciclo de azoto embora em menos tempo mas terás que monitorizar a água regularmente. Os tipicos 20 por cento serão suficientes.

 

Sim, é um filtro externo já em uso à bastantes meses..

Vou por optar em meter agua nova e controlar o cloro e temperatura. Acelero as coisas com um pouco de nitrivec e já deve chegar.

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.