co2 vs peixes


dani04

Recommended Posts

boas eu tenho um aquario de 96 litros e vom varias plantas , e que nos ultimos dia fiz CO2 caseiro, que ate tirei a "receita" da do forum , numa garrafa de 1.5 litos, agora nao sei se é muito co2 para a litragem..é que ja me baixo o ph... (que era +- o que keria) mas tb morreu me 3 coriys :)

deixo o co2 "ligado dia e noite" diminu o fluxo de co2...

gostaria que me ajudassem.. obrigado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu tenho a receita de 1,5L aqui no forum, com doses dobradas, num aquário de 80L, por isso, penso que a receita que é mais usada não seja problemática.

 

O que considero estranho é a morte das coridoras. Talvez o pH baixo demais? Coincidência?

 

Podes fazer um teste de dureza e pH e colocar os valores para sabermos qual a concentração de CO2 na água?

 

Fica bem

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, obrigado..

 

mas olha so mais uma coisa hoje fui comprar um teste de kg da jbL.. e sinceramente nao precebo nada daquilo pois nao é como o ph que tem la uma tabela...

 

podes me ajudar?=

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para medir o KH com o teste da JBL enches o frasco com 5ml de água do aquário depois de lavares o frasco com a mesma água e juntas uma gota do Ligudo. Agitas um nadinha e verás que a água ganha um tom azulado. Juntas outro e agitas. e outro... até deixar de ficar azulado e fica amarelado. A quantidade de gotas usadas até a água ficar amarela equivale ao grau de KH.

 

Tenho tambem um teste da SERA que funciona da mesma maneira mas as cores da água parecem mais óbvias. só que quando meço 4KH com o teste da Sera o ´da JBL só dá 2ou3. Alguem sabe em que teste devo confiar mais?

 

Quanto ao CO2. Muito CO2 durante a noite sufoca os peixes. se não queres desligar o co2 ao menos agita bastante a superfície da água com uma bomba porque essa agitação faz a água perder CO2 com facilidade.

 

Muito CO2 baixa o PH. Normalmente controla-se o PH regulando a injecção de CO2, mas isso é ou muito CARO ou muito trabalhoso.

Tenho duas garrafas de tamanhos diferentes de CO2 para ir trocando conforme a quantidade de CO2 que preciso no momento.

 

Abraço e boa Sorte.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Dani

 

As indicações do Marc para o teste são iguais às que eu tenho, por isso não deves ter dificuldade se as seguires. Se sabes o ph e o kh, então podes usar a tabela no link abaixo para saberes a concentração de CO2.

 

http://www.thekrib.com/Plants/CO2/kh-ph-co2-chart.html

 

Marc

 

Quanto ao CO2. Muito CO2 durante a noite sufoca os peixes. se não queres desligar o co2 ao menos agita bastante a superfície da água com uma bomba porque essa agitação faz a água perder CO2 com facilidade.
Embora isto seja verdade, é improvavel que aconteça assim, sem mais nem menos.

 

Tal como disse, a receita que se encontra no forum chega e sobra para o aquário do Dani. Eu próprio a uso com o dobro das doses recomendadas num aquário de 80L e não desligo nada nem ponho bombas de ar... 24H por dia a trabalhar sem problemas nenhuns. Segundo o teste que uso, nem nunca se aproximou de niveis perigosos, muito pelo contrário, às vezes até precisava de mais um bocado de CO2.

 

Muito CO2 baixa o PH. Normalmente controla-se o PH regulando a injecção de CO2, mas isso é ou muito CARO ou muito trabalhoso.  

Tenho duas garrafas de tamanhos diferentes de CO2 para ir trocando conforme a quantidade de CO2 que preciso no momento.

 

Muito CO2 baixa o ph até 6,35. Nunca abaixo disso. Se baixar mais é por acção de mais qualquer coisa que não a injecção. Não entendo como se controla o PH com injecção de CO2, nem como é que isso pode ser caro ou trabalhoso.

 

Nos dois aquários em que tenho CO2 o PH é estável. Não vejo a necessidade de injectar mais ou menos. Depois de se atingir o valor que se quer, simplesmente usa-se a mesma receita. É relativamente simples.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad.

 

Estou com bastantes problemas em manter o PH no meu Aquário Plantado. Varia entre 5.8 e 6.9 . Sei da tabela que relaciona o KH o PH e o CO2, e como faço Injecção artificial de CO2 imaginei que no periodo escuro o PH descia muito com Injecção e que no Fotoperiodo o PH Aumentava.

 

Deixa-me fazer mais testes que logo apresento aí todas as minhas dúvidas.

 

_Tens a certeza que o CO2 em excesso só pode baixar o PH até 6.3. Tenho aqui uma das Tabelas de PH,KH e CO2 e ela vai até 6 de PH. e eu chego a ter 5.8.

 

O Que é que baixa o PH? Materie organica em decomposição? Troncos?

 

Cumprimentos.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo o que o Vlad disse, a injecção de CO2(pelo menos a caseira) só baixa o PH até 6.3.

 

Em relação a teres 5.8 pode ser devido a outro factores mas pode também dever-se à fiabilidade do teste.

Já ouvi dizer que a comida congelada por exemplo também tem tendência a baixar o pH mas não sei o porquê de tal acontecer. Provavelmente devido à materia em decomposição, que essa sim pode provocar a descida de pH mas não sei que quantidades poderão ter um efeito tão grande.

O tronco pode baixar-te o pH mas acho que para baixar tanto terias que ter a àgua bem amarela.

 

Em relação à injecção de CO2, tal como no caso do Vlad é sempre constante sem que use qualquer tipo de oxigenação extra durante a noite. As variações de pH que verifiquei são insignificantes para os peixes, já faço isto à meses e nunca tive problemas com estes.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vlad.

 

Estou com bastantes problemas em manter o PH no meu Aquário Plantado. Varia entre 5.8 e 6.9 . Sei da tabela que relaciona o KH o PH e o CO2, e como faço Injecção artificial de CO2 imaginei que no periodo escuro o PH descia muito com Injecção e que no Fotoperiodo o PH Aumentava.

 

Faz sentido. Se tiveres um tampão (expresso pela dureza da água) baixo, é natural que com a injecção de CO2 tenhas grandes alterações. De qualquer das formas, o CO2, só por si, irá baixar até 6,35 segundo sei, dada a natureza do ácido carbónico que se forma, penso que é esta a explicação.

 

Deixa-me fazer mais testes que logo apresento aí todas as minhas dúvidas.

 

_Tens a certeza que o CO2 em excesso só pode baixar o PH até 6.3. Tenho aqui uma das Tabelas de PH,KH e CO2 e ela vai até 6 de PH. e eu chego a ter 5.8.

 

O Que é que baixa o PH? Materie organica em decomposição? Troncos?

 

Cumprimentos.

 

O que baixa o pH? Tudo o que não o aumente ou altere. Dejectos dos peixes, troncos, poluição, etc. Os 0,5 de diferença entre os 6,3 e os teus 5,8 são fruto de algo mais que não a injecção de CO2.

 

A questão aqui é que estás a ver como única possibilidade de descida do pH ser o CO2. Tens turfa? Troncos? Usas algum buffer? Alguma vez usaste um acidificante? Tens muitos peixes? Pões muita comida? Usas comida congelada? São tantas as variáveis que alteram o pH positiva e negativamente...

 

Parece-me que sería interessante aumentar o tamponamento do teu aquário, mantendo os niveis de pH onde os desejas. Pessoalmente nunca me aconteceu ter de fazê-lo, nem sei se é fácil, mas pode ser que alguém possa acrescentar alguma coisa.

 

Vlad!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a juntar Bicarbonato de sódio para aumentar o KH, mas por alguma razão o KH também não passa dos 2 ou 3. (Dependendo do teste que uso. SERA ou JBL) Tenho muitas Plantas. Hei de fazer a descrição do meu aquário quando revelar as Fotos que ainda tenho no Rolo para poder juntar alguns elementos gráficos.

 

O Tronco esteve um Mês em água e não me torna a água amarela. Mas nos últimos tempos da sua quarentena ele criou Bolor. Então, como não tenho tacho grande o suficiente eu meti-o no Forno.

 

Os Nitratos estão muito altos e desconfio que seja do Powesand da ADA que estou a usar. O Mesmo deveria estabalizar o PH em 6,5 segundo consta.

 

Peixes ainda só tenho Cardinas, Otocinclus e Siamensis. Ou seja: ainda não meti comida no aquário.

 

Um factor importante que ainda não mencionei: O Aquário tem duas semanas de Vida.

 

Tenham um pouco de paciência que eu lá para o proximo fim de semana já devo por aí o Historial completo do Aquário.

 

, Marc05

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá outra vez Marc

 

Deste alguns dados que me parecem muito relevantes.

 

Num aquário com duas semanas, é muito provavel que a quantidade de nitratos seja relativamente elevada. Com o ciclo de azoto o excedente são nitratos. Provavelmente ainda não foram convenientemente processados pelas plantas. Sabes se tens alguma matéria filtrante que combata nitratos?

 

Não conheço esse produto da ADA, mas se supostamente estabilizava o pH nos 6.5, então é natural que com a injecção de CO2 o pH desça. Se isto fôr verdade (que não sei se é por desconhecimento do produto) também é natural que o tamponamento por subida da dureza seja mais dificil. Como te disse nunca tive de me debater com nada do género, logo não posso ajudar muito.

 

O que já reparei nos buffers que estabilizam o pH é que são compostos fosfatados (segundo o papelinho de instrucções em inglês)... já me apercebi que fica uma sopa de fosfatos durante uns tempos. Vivam as algas! :twisted:

 

Assumindo (novamente, não sei se é verdade) que o produto da ADA, para estabilizar o pH usa o mesmo principio que os buffers comerciais, é provável que tenhas fosfatos altos... mas com essa equipa de limpeza, não me parece que tenhas problemas.

 

Acredito que se deres tempo ao tempo, pH, nitratos, dureza, etc acabam por se acomodarem por si só. O aquário ainda é muito novo para ser estável, na minha humilde opinião.

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado aí VLAD.

 

Entretanto dei pela minha burrice de ter fixado a Sonda do Medidor de PH mesmo junto ao Reactor de CO2. Agora que a meti do outro lado o PH anda entre 6.5. e 7 o que me parece bom.

 

Vou esperar mais um pouco.

"Human beings, who are almost unique in having the ability to learn from the experience of others, are also remarkable for their apparent disinclination to do so."

Douglas Adams

(1952 - 2001)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais