Apistogrammas diferentes juntos - machos e femeas


Massarente

Recommended Posts

Bom dia.

Entrei no mundo dos apistogrammas meio por acaso.
Um dia em uma loja comprei um Abacaxis, pequeno com 2-2,5 cm teoricamente macho.
Depois na mesma loja comprei 1 casal de borelli grandinho, 1 macho elizabethae e 1 macho cacautoide ambos com cerca de 2,5 cm.
Faz 10 dias que estão todos juntos, e começo a achar que o Abacaxis é uma femea na verdade.
No primeiro dia ele correu atrás de todos, mas agora ele passou a ficar escondido o tempo todo, quase não o vejo mais mesmo procurando muito (por isso não consegui fotografar ainda), e o unico peixe com o qual ele encrenca é com a femea Borelli, quer ficar no mesmo lugar que ela e emobora seja quase da metade do tamanho acaba deixando a coitada acuada.
Pergunta: se for uma femea, vai criar problemas com os demais apistogrammas e principalmente com o casal Borelli?
Os demais pexies estão ok. O Borelli ignora os outros e vice-versa, e o elizabethae das vezes dá uma corrida de leve no cacatuoide.
Ah, meu aquario tem 1,00x55x50 e já tinha 4 bandeiras e alguns neos, tetras red cristal, 4 colisas e 7 coridoras albinas.

grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo.

Você acha muito peixe em geral, ou muitos apistogrammas?

Eu fiz uma conta rapida e com a expectativa de tamanho adulto seria como 255 cm de peixes, para algo como 260 litros. Achei que estava no limite mas ainda dentro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Massarente.

 

Essas contas servem para calculares a quantidade máxima, em cm, para o bem da qualidade da água. Contudo há espécies que são territoriais que não são muito tolerantes uns com os outros. pelas tuas contas, essa quantidade de peixes não te vão dar muitos problemas à qualidade da água, mas como os apistogrammas são peixes territoriais vais ter problemas de comportamento entre eles

Cumprimentos:

 

Mário Antunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual vocês removeriam primeiro?

 

Nesse momento, os 3 machos Borelli, Cacatuoide e Elizabethae estão numa boa.

O incerto Abacaxis vive escondido e vigiando a maior parte das tocas como se fosse rei do aquario, mas não vi efetivamente ele investindo contra ninguém mais....ele (a) é o menor individuo.

A femea Borelli é que me preocupa. Nunca está junto com o macho, e fica amoada em um canto ou outro do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Masserante,

 

concordo com o já explicado pelos outros, muito ciclideo para esse aquário (eu nao sou um bom exemplo: casal macmasteri + trio abacaxis = ok; casal eremnopyge + trio abacaxis = ok, mas as outras combinaçoes tenho tido problemas e vou vender o casal macmasteri quando tenham criado). Agora estao no aquário de cria.

 

A pergunta: qual eliminar = vender ou regalar:

 

depende do teu objetivo, se quiseras fazer reprodução mantem o casal borelli, se certamente é um casal M+F

Eu eliminava o cacatuoides por ser muito comum e ter mal caracter :D:D:D e depois os borelli (ambos peixes sao comums e eu gosto de peixes raros, mas é a minha opinaô segum o meu gosto). Assim mantens o Elizabethae e o abacaxis que sao os mais bonitos e raros dos teus apistos, mas tens que fazer a escolha dependendo da compatibilidade que vejas:

 

O elizabethae e um peixe raro e espectacular pelo menos em Europa :)

 

Podes adicionar cardinais/nariz de bébedo, nannostomus ou outros peixes de cardumen que nao sejam ciclideos e nao sejam agressivos.

 

cmps e boa sorte,

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boa noite!

Faz tempo que não atualizo o topico.

Acabei devolvendo a femea abacaxis para a loja, ela criava muita confusão no aquario.

Desde então, o Cacatuoides cresceu e agora é o rei do aquario.

O que eu achava que era um Elizabethae na verdade era um Paucisquamis, ele é a vitima preferida do Cacatuoides que corre atrás dele qualquer hora que o veja. Mas briga de fato não vi.

O meu casal Borelli está lá, mas criar que é bom nada. Até adicionei mais uma femea jovem mas nada. O macho fica na dele, ninguém o persegue, o Cacatuoides as vezes dá uma encarada mas nem sequer o persegue. E o Pacuisquamis atormenta um pouco as femeas apenas.

Sinto que as femeas parecem amendrotadas. Engraçado que elas ficam mais tempo do lado Cacatuoides do tanque, talvez porque saibam que ali o Paucisquamis não é bem vindo.

abraço,

 

Massarente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais