Eleocharis Parvula


Recommended Posts

Boa tarde, gostaria que me ajudassem a esclarecer algumas duvidas sobre esta planta. Tenho em casa um aquário de 1,50 cm 40 cm x 50 cm a ciclar à 2 semanas. Este aquário esta todo plantado mas só com plantas de fácil manutenção pois não tenho substrato fértil nem tinha co2. Foi então que me surgiu a oportunidade de comprar um sistema co2 em segunda mão a um preço acessível. A minha dúvida é se com o co2 com uma iluminação de 2 lâmpadas t8 de 40 watts e sem substrato fértil conseguiria formar um tapete de Eleocharis parvula. Que outras plantas nestas condições me aconselhariam a ter? Existe outra alternativa à Eleocharis parvula para formar um tapete? (esqueçam o musgo)

 

 

 

Abraço

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente e pelo muito que pesquisei, a eleocharis parvula (tirando o musgo) é a planta mais fácil de fazer tapete, mas não quer dizer que faça, terás que ter todas as condições propicias ao seu desenvolvimento, substrato fértil ou fertilização liquida cuidada, mas isso outros membros te ajudaram =) e a luz é muito importante para formar tapete, pois se a iluminação não for suficiente a parvula irá procurar a luz, e irá crescer para cima. Espero ter ajudado em algo =)

Daqui a nada terás membros experientes que te vão ajudar=)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sendo uma aquario novo ou recem montado,sem substrato fertil e pouca luz, mesmo com CO2 e com fertilização liquida, vais ter muitas dificuldades em fazer vingar essas plantas.

 

Já aqui foi referido, que a Eleocharis Parvula até nem é das plantas mais exigentes, que tenho num dos meus aquarios, mas não te recomendaria sem pelo menos colocares um pouco daquelas "bolas" de nutrientes que se enterram no substrato. Se o aquario já tivesse 1 ano ou 2, já não seria necessário pois já teria entranhado no substrato uma série de "nutrientes".

 

Abraço

Editado por J_Rosado

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em primeiro lugar, não sei de deves saber, mas a Eleocharis parvula, pode chegar aos 10 cm's de altura. Logo aqui, um tapete de eleocharis parvula, pode passar a ser um muro em vez de um tapete.

Daí que a eleocharis sp mini, tenha praticamente as mesmas exigencias da parvula e seja muito mais indicada para o efeito.

 

Segundo ponto: a tua iluminação está um bocado obsoleta. Os actuais T5 emitem até mais 150% de luz em relação aos velhos T8.

Mas enfim... ainda há alguns plantados excepcionais com T8.

 

Respondendo à tua questão... Se injectares CO2 como se deve... conseguirás ter um tapete de eleocharis parvula.

As plantas crescem sobretudo na vertical para procurar CO2... ainda que o possam fazer para absorvem um pouco mais de luz... mas sobretudo pelo CO2.

 

Cheguei a ter um aquario com eleochari sp mini, sem CO2 e com um rácio de 0.5w/L (T5)... e embora ela não tenha formado um tapete, cresceu e propagou-se ligeiramente.

O CO2 permanece o elemento chave, a par de uma fertilizaçõ correcta.

 

Por isso... acredito que seja possível.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sp mini é a versão mais pequena deste género. A parvula é a intermédia! A que fica maior, cerca de 10cm é a eleocharis acicularis. A sp mini como o próprio nome diz é pequena e acho estranho ficar maior que a parvula

 

Cumps

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, eu também acho estranho, e pesquisei bastante sobre isto, e para alguém inteligente como nós XD vemos pelo nome, mas já vi vários tópicos que dizem o contrário http://www.natureaqua.com.br/forum/viewtopic.php?f=13&t=353#.UY6HY6KyAlc

e não consigo encontrar alguns que eram mais convincentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa parte que ela é mais rápida a formar tapete é verdade, mas agora ser mais baixa que a sp. mini, fico na dúvida.

Já no site da tropica diz a mini que tem 3-6cm de altura e a parvula 3-10cm, mas isto tudo depende da quantidade de luz e de Co2, pois quanto menor for a quantidade de ambos mais alta é a planta e vice versa.

 

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A sp mini é a versão mais pequena deste género. A parvula é a intermédia! A que fica maior, cerca de 10cm é a eleocharis acicularis. A sp mini como o próprio nome diz é pequena e acho estranho ficar maior que a parvula

 

Cumps

Pedro S.

Não fica simplesmente. A não ser que seja vendida como sp mini e na verdade seja parvula. A realidade é qe quando podadas pelo mesmo tamanho, são praticamente impossíveis de distinguir.

 

Daí que eu: compro tropica, 1-2 grow e estou tranquilo.

Melhor, só mesmo comprar a users de confiança... até porque já está adaptada à forma submersa.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que vieste ajudar.

 

Eu também tinha quase a certeza que não ficava, só nas podas.

 

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Em primeiro lugar, não sei de deves saber, mas a Eleocharis parvula, pode chegar aos 10 cm's de altura. Logo aqui, um tapete de eleocharis parvula, pode passar a ser um muro em vez de um tapete.

 

Epá, dificilmente farás um relvado mais perfeito com outra planta que não a parvula, e na minha opinião por vezes não atinge o tamanho certo. Gosto de misturar com acicularis. Daí até um muro, já vamos um bocadão exagerados...

 

O meu aquário tem um tapete de parvula misturada com acicularis, e aquilo parece um campo de futebol, mas se queres fazer um tapete à maneira não sei não.

miniatura_f_rum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, dificilmente farás um relvado mais perfeito com outra planta que não a parvula, e na minha opinião por vezes não atinge o tamanho certo. Gosto de misturar com acicularis. Daí até um muro, já vamos um bocadão exagerados...

 

O meu aquário tem um tapete de parvula misturada com acicularis, e aquilo parece um campo de futebol, mas se queres fazer um tapete à maneira não sei não.

honestamente, tenho as duas plantas no meu high tech e nada a ver o efeito de relvado da parvula e da eleocharis. Pelo seu crescimento reduzido, a sp mini é muito mais apropriada, daí que não vejo qualquer interesse em mistura-la nem nunca vi tal feito num plantado.

 

Por outro lado, para ter um relvado perfeito, existem plantas MUITO, mas MESMO muito melhores que sp mini, a começar na glosso, a acabar nahemianthus callitrichoides, e passando pela urticularia.

A eleocharis tem apenas a vantagem de ser menos exigente em todos os aspectos. NADA MAIS.

 

Por exemplo: a cuba é muito mais linda, e a densidade obtida é muito mais apelativa.

E isto não são bitaites. Falo por experiência e mantenho essas plantas.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

honestamente, tenho as duas plantas no meu high tech e nada a ver o efeito de relvado da parvula e da eleocharis. Pelo seu crescimento reduzido, a sp mini é muito mais apropriada, daí que não vejo qualquer interesse em mistura-la nem nunca vi tal feito num plantado.

 

Por outro lado, para ter um relvado perfeito, existem plantas MUITO, mas MESMO muito melhores que sp mini, a começar na glosso, a acabar nahemianthus callitrichoides, e passando pela urticularia.

A eleocharis tem apenas a vantagem de ser menos exigente em todos os aspectos. NADA MAIS.

 

Por exemplo: a cuba é muito mais linda, e a densidade obtida é muito mais apelativa.

E isto não são bitaites. Falo por experiência e mantenho essas plantas.

 

Lucky strike, mas o Salada de fruta tem razão, ele diz que mistura parvula com a eleocharis acicularis (não fala na sp.mini,), e a acicularis cresce mais, pelo que plantada de maneira estratégica até pode ficar bem engraçado de certo. Sp.mini misturada com parvula não deve ser grande aposta, mas como ele disse, parvula com acicularis deve ficar engraçado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Lucky strike, mas o Salada de fruta tem razão, ele diz que mistura parvula com a eleocharis acicularis (não fala na sp.mini,), e a acicularis cresce mais, pelo que plantada de maneira estratégica até pode ficar bem engraçado de certo. Sp.mini misturada com parvula não deve ser grande aposta, mas como ele disse, parvula com acicularis deve ficar engraçado.

desculpem. Fiz confusão. lol.

Com a acicularis é outra história. Eu uso para esconder o filtro, uma vez que cresce bastante em altura.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem me parecia XD sim, e é sem duvida uma planta linda. eu vou começar uma aventura num aquário de 360L com parte dele, entre rochas, com a parvula. Vamos ver...

 

Abraço

linda não diria. Diria que é engraçada.

E sobretudo: é a melhor planta de tapete em termos de relação beleza/dificuldade.

 

Porque isto de fazer tapetes de cuba e urticularia tem muito que se lhe diga.

 

Já fazer um tapete de eleocharis... é coisa para se conseguir em 30 dias.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem plantas de mais facil manutenção que a parvula para tapete. Tens a sagitaria subulata (apesar de poder tambem ficar com os uns 8cm se nao mais) e as lilaenopsis

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem plantas de mais facil manutenção que a parvula para tapete. Tens a sagitaria subulata (apesar de poder tambem ficar com os uns 8cm se nao mais) e as lilaenopsis

apesar de algum pessoal utilizar essas plnatas como tapete, estão muito longe de o ser, plantas de tapete, que dão um efeito de tapte são: eleocharis sp mini, parvula, glosso, cuba, urticularia, hydrocotyle, mirselia hirsuta e pouco mais. Há uns aquascapes brutais que utilizam clodophora como tapete e tal... mas aí já entremos num nível técnico que não domino.

 

Agora sagitárias, lilaeopsis, fissides fontanus e tal... não considero adequadas para o efeito. Longe disso.

Plantas de primeiro plano não a mesma coisa que plantas de tapete.

Há pessoal que utiliza musgo de java para cobrir fundos de aquários... mas fica longe de ser um tapete.

 

Cada um tira as suas conclusões de acordo com o que gostar mais.

 

Mas só quem numa viu um tapete de cuba, pode achar que um tapete de sagitárias pode algum dia ser chamado de tapete.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um tira as conclusões que quiser, agora tu nao as considerares de tapete não quer dizer que as outras pessoas não as considerem, e estamos aqui para dar uma ajuda ao diogo, a considerar que plantas é que ele pode usar para fazer tapete. Por isso não acho que as plantas que disse são inválidas. Ele falou que não quer musgo para tapete, e segundo disse nem considera o musgo um tapete. Enfim são opinioes

 

Como exemplo deixo aqui uma fotografia de um membro cá do forum que utilisou a lilaenopsis para para fazer um tapete ou se preferires usou a planta para a frente do aquario.

IMG_1662.jpg

 

 

Outras opções são a cryptocoryne parva

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A cryptocoryne parva e a lilaenopsis apesar de serem de relativamente fáceis são das plantas digamos de tapete que demoram mais tempo a criar tapete. Já vi aquários com lilaenopsis que acabaram por desistir da planta pelo simples fato de demorarem muito tempo. Tenho conhecimento que em 6 meses não cresceram praticamente nada!

Eu também sou da opinião do lucky-strike. A sargittaria apesar de formar "tapete" fica com muitos espaços vazios entre elas... O mesmo já não acontece com a parvula, glosso ou cuba. Ficam completamente serradas. A sargittaria para mim é uma planta de transição para um médio alto plano.

Cada um tem a sua opinião e eu tenho a minha

 

Abrç

Pedro S.

<p><span style="font-size:14px;"><a data-ipb='nomediaparse' href='<a class='bbc_url' href='href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=216458#entry1234104'>Black&White 96l</a> | <a data-ipb='nomediaparse' href='http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=223623'>Rock Valley (96l)</a></p> <br />

<p> </p><br />

<p> </p>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sem dúvida, opinião sobre a planta em si, de onde se encaixa melhor e claro por opção própria, eu por exemplo das primeiras plantas que tive foi sagitárias, e pronto na altura foi uma festa, é algo novo, e gostamos de tudo o que esteja relacionado =) mas pessoalmente hoje, é uma planta que em nada me atrai. Acho que com muito jeito e dedicação tudo é possível, como já disseram os colegas. Eu vou apostar na parvula agora, não para tapete mesmo, mas para colocar numa "colina", entre pedras grandes... Vamos ver..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.