Alternativa ao substrato fértil


ReDsOuL

Recommended Posts

Vendo que as plantas precisam de CO2 para criarem O2, se vais colocar mais O2, vai haver uma saturação de O2 e as plantas não tem CO2 para fazerem a sua fotossinteses e com isso crescerem e ficarem bonitas

Isso é absolutamente errado.

Uma água extremamente saturada em O2 é perfeitamente compatível com uma água muito rica em CO2.

Não prejudica em nada as plantas.

 

Para os peixes, é tudo uma questão de pressões parciais.

Se a água tiver uma pressão parcial de O2 elevada, os peixes agradecem, porque as trocas gasosas ao nível das braquias são facilitadas pelo gradiente de pressão.

 

No caso do CO2, uma pressão parcial demasiado elevada pode impedir as trocas gasosas, na direção, peixe Z água e aí os peixes podem sofrer.

Não existe uma relação directa entre concentrações de O2 e CO2.

É um mito da aquariofilia.

 

E acrescento uma grande dúvida minha e talvez um mal entendido:

 

Quando injectamos CO2 num aquário, o objectivo é que ele se dissolva na água.

No entanto, é opinão comum que a agitação da água baixa as concentrações de CO2.

Tenho dificuldade em compreender como é possível baixar a concentração de um gás dissolvido na água... mas enfim, admito uma explicação me esclareça facilmente.

 

Uma coisa é certa: CO2 e O2 são gases diferentes e independentes num aquário. Tal como o GM disse anteriormente aqui e noutros tópicos onde participei.

Isso é válido nos aquários e também em nós. Aliás... do mesmo modo que num aquário, um aumento do O2 dissolvido não provoca um aumento do CO2, também num indivíduo, podemos ter pressãoes de O2 elevadissimas, e pressões de CO2 elevadas ou baixas. Depende no nosso caso de muitos outros factores. Mas os 2 factores em termos gerais são independentes.

 

A chave aqui são as pressões parciais do gás.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Stike.

 

A concentração de CO2 baixa se a pressão parcial na água for maior do que no ar. Passa por difusão para o ar. A tendência é sempre para se equilibrarem. O mesmo com todos os outros gases, e até mesmo a própria água.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Stike.

 

A concentração de CO2 baixa se a pressão parcial na água for maior do que no ar. Passa por difusão para o ar. A tendência é sempre para se equilibrarem. O mesmo com todos os outros gases, e até mesmo a própria água.

Não fui capaz de resistir... repara no que escreveste e repara se isso não é homeostase...que dizes que nos sistemas ecológicos não é certa... afinal tudo tende para o equilíbrio...;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

voltando à temática do tópico: alternativa ao substracto fértil.

 

Li num tópico francês que uma excelente mistura de substractos seria:

 

40 % terra de flores (terra de horta normal)

30 % terra de floresta (terre de bruyeres, terra bastante ácida ph_4-5.5 e bastante porosa)

15 % de turfa (usada para baixar kH)

15 % de argila

 

Todos estes componentes devem ser coados para que todo o substracto seja de fina granulometria, sem troncos, folhas secas e tal...

 

por fim, a mistura deve ser coberta por uma camada inerte de areia de quartzo ou areão de rio.

 

A avaliar pela quantidade de aquascapes que utilizam substracto DIY... a receita deles não deve andar longe disto.

Vou tentar isto na minha próxima montagem para o meu 100L.

 

De certeza que me deve ficar mais barato do que os 60€ que teria de gastar em 20L de ADA Powder e Ada amazonia xpto e tal.

 

Uma ideia com enorme potencial.

  • Votar + 1

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, eu como substrato fértil fiz uma mistura de terra preta com humus e umas bolas de fertilizante e como camada inerte uso areia de rio. A minha Anúbia Nana, desde que as raízes agarraram á terra, tem-se desenvolvido melhor e com folhas mais verdinhas e mais bonitas.

 

Eu como tenho uma qualidade de água mais fraquita (água do furo) uso o fertilizante Sera Florena (20 ml para 200 L de água) mas comecei esta semana a usar portanto não sei dizer se acho fraco ou bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais