Dicas para começar o meu projecto


Recommended Posts

Nos meus aquas eu uso duas traves horizontais pela frente e por trás do aquário e acho que fica mais estetico e mais seguro que colocar uma trave central. nao coloco traves nas laterais. o travamento central é inestético.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

E relativamente as tampas, acham boa opção deixar o aquário sem tampa?

Que implicações teria isso?

Estou a tentar angariar o máximo de situações e opiniões possíveis para escolher com certeza e sem fazer asneira.

Entretanto encomendei o móvel para o Aqua. Assim que o monte posto fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao usar nada:

-aumento do preço da eletricidade no inverno pois o aquario precisa de aquecer

-aumento de humidade

-morte de peixes por saltos.

-aquário menos estavel: vidro/silicone

-mais pratico para o dia a dia

-melhora a oxigenação para os peixes (transferencias gasosas)

-estetico. ves a agua, é bonito/relaxante

 

usar tampas

-os vidros de cima tem tendencia a sujar

-o vidro em cima tende a bloquear parte da luz da calha

-diminuiu a humidade

-impede saltos de peixes

-mais estavel

-bloqueia transferencias gasosas

-pouco pratico para dar comida

 

 

as traves horizontais impedem o salto de peixes, bloqueiam alguma humidade e estabilizam o aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao usar nada:

-aumento do preço da eletricidade no inverno pois o aquario precisa de aquecer

-aumento de humidade

-morte de peixes por saltos.

-aquário menos estavel: vidro/silicone

-mais pratico para o dia a dia

-melhora a oxigenação para os peixes (transferencias gasosas)

-estetico. ves a agua, é bonito/relaxante

 

usar tampas

-os vidros de cima tem tendencia a sujar

-o vidro em cima tende a bloquear parte da luz da calha

-diminuiu a humidade

-impede saltos de peixes

-mais estavel

-bloqueia transferencias gasosas

-pouco pratico para dar comida

 

 

as traves horizontais impedem o salto de peixes, bloqueiam alguma humidade e estabilizam o aquario.

 

Não entendi as tampas com estabilidade.

 

De qualquer maneira para mim sem sombra de dúvidas sem tampas durante o ano quase todo (este ano tive tampas nos aquários de dez a fev, pico do frio), depois fora com as mesmas.

 

O único inconveniente real para mim é peixes saltadores (só tive 1 até hoje) e o pico do Inverno altura em que fecho os aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falo de tampas no sentido de vidro na parte de cima do aquario, ao passares silicone nisso, o aquário fica mais estavel, quer para o vidro (barriga) quer o silicone (não rebenta com a pressao tao facilmente).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos varios aquarios que tive sem tampa, tive sempre desgostos, por os peixes saltarem, e tive que optar por por tampa. Mas é uma decisão tua

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. Vou tentar arranjar solução para colocar as calhas ao nível do aquario para ficar com tampa.

Quantos furos são necessários fazer? Filtro, termóstato etc.

Esta semana ainda ver se consigo ir a vidromoldura encomendar o aquario e pedia logo tudo como deve ser.

Relativamente as calhas de iluminação, qual será a melhor opção? E para que valores Elas andam? Alguém usa luz uv?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto depende do que tu vais querer... se queres plantas de fácil manutenção ou medias e/ou difíceis...

Se queres um tapete, basicamente se queres um plantado ou só um aqua com plantas.

 

Isto vai depender ainda do tamanho do aqua... quando tiveres uma ideia mais fixa do que vais querer fala com um profissional, explica-lhe o que pretendes e pede orçamento.

Sim já há lâmpadas com bloqueador de UV, tipo as Denerle.

 

.

__________________________________________________________________________________

 

CristalRio - plantado 300L

- No Name - plantado 30L

Rain florest

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao uses UV. para que? cuidado com o plantio pois muito aquarios super-plantados não são sustentaveis a medio/longo prazo. Em plantas vai apra anubias, de preferencia de folhas pequenas, valem o dinheiro que se dá por elas e aguentam-se anos.

 

para manter o aquario equilibrado é facil, pouca comida, TPAs directos com agua da torneira e limpezas de filtro. uns bons litros/hora no filtro ou na bomba. Não há que enganar. No inicio em que nao se tem a colonia de bacterias forte, os TPAs directos da torneira podem nao ser grande ideia, mas em aquario maduro, é o melhor, é agua no balde e directo para o aquário. Esquece o UV.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Móvel comprado e montado. Logo posto uma foto. Agora tirar medidas para encomendar o Aqua. Continuo com muitas duvidas como fazer com a tampa. Se corto ao meio para passar a luz. O mais certo é na parte posterior fazer dois cortes para depois passar as tubagens que necessitar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E pronto está aí o móvel.

 

 

20130606175518.jpg

 

 

Não é nada de especial. É um do modelo emotions 120. Tinha um lacado prateado que virei ao contrário pois não gostava de ver.

Agora próxima fase: Aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pensar bem antes de encomendar o aquario. Vejo que há bom gosto. Quanto mais simples o impacto visual, melhor. complexidade visual, só em objectos de arte ou culturais, em moveis também torço o nariz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ja me decidi a comprar um fluval.

Vi em casa de um colega e gostei.

Relativamente ao areao e a planas: estou a pensar colocar areia clara, e plantas de fácil manutenção.

Que granulometria aconselham?

Necessito de substrato fértil?

Qual a quantidade que devo utilizar?

Obrigado desde ja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais importante é que iluminção vais colocar?

 

Se quiseres apenas plantas de facil manunteção o substrato nao é obirgatorio

 

 

A iluminação é esta:T5 2 x 39 W (um tubo de 6500 ° K e outra 8500 ° K).

Tendo em conta que o aquário é preto que cor deveria colocar o areão, beje ou branco? Qual aconselhas?

Sim quero plantas de fácil manutenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a longo prazo nao queres colocar plantas de caule não acho necessario colocares substrato fertil. Mas se quiseres por umas hygrophilas, cryptocorynes, ... é um bom investimento.

 

As plantas mais faceis são fetos de java, anubias e musgos.

 

Quanto ao areao eu gosto de preto

Editado por Ervilhita

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a longo prazo nao queres colocar plantas de caule não acho necessario colocares substrato fertil. Mas se quiseres por umas hygrophilas, cryptocorynes, ... é um bom investimento.

 

As plantas mais faceis são fetos de java, anubias e musgos.

 

Quanto ao areao eu gosto de preto

 

À partida não estou inclinado para isso. Julgo de depois necessitarão de mt maior atenção e de facto não valorizo tanto. Opiniões claro.

Mas sendo o aqua em preto será que o areão em preto não se destacará tanto né?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma questão de veres imagens aqui no forum. Usa-se o areao em preto para destacar a cor dos peixes e das plantas.

 

Ok, tenho andado a ver para compreender. Agora tenho é que me decidir.

Relativamente ao filtro e tendo em conta que o aqua tem 200L, um filtro com litragem de 900L/h chega certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1000l/h seria melhor.

 

Tens

 

jbl crystal profi e1501 apesar de ser de 1500l/h dá para regular o caudal, e depressa perde potencia pelos tubos poderem ficar com residuos (com qq outro filtro)

 

eheim classic 2217

 

tetratec ex1200

 

Desses 3 que referi preferiao primeiro.

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1000l/h seria melhor.

 

Tens

 

jbl crystal profi e1501 apesar de ser de 1500l/h dá para regular o caudal, e depressa perde potencia pelos tubos poderem ficar com residuos (com qq outro filtro)

 

eheim classic 2217

 

tetratec ex1200

 

Desses 3 que referi preferiao primeiro.

 

Ok obrigado.

E Fluval não? Falaram-me muito bem deles e estive em casa de uns amigos com um que era bastante silencioso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.