Os meus alevins de escalares morrem...


Recommended Posts

Boa noite,

 

Sou nova por aqui e com pouca experiência em aquarofilia.

De qualquer forma á cerca de 2 anos comecei a dedicar-me á reprodução de escalares, tendo tido algum sucesso.

Mas neste momento estou com um problema: Não consigo que nenhum alevins sobreviva. Os ovos eclodem, mas caem no fundo do aquário e passado um ou 2 dias já estão todos mortos.

Já tentei de tudo. E acho que faço tudo bem:

- No dia em que a fêmea põe os ovos, retiro-os e coloco num aquário com a mesma água dos pais. Ponho umas gotas de azul metileno.

- No aquário tenho uma pedra difusora, filtro de esponja, temperatura a 28º.

- 2 dias depois os ovos eclodem e vão para o fundo do aquário, mas nunca chegam a nadar sozinhos e por isso nunca chego a dar-lhes artémia...

 

Enfim acho que está tudo correto até pq foi assim que fiz das outras vezes... O que está a falhar???

 

Preciso mesmo de ajuda.

 

Obrigada.

 

Raquel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Podes perfeitamente tirar os ovos dos pais. Tira-os 48h depois da postura, quando vês os rabinhos dos alevins a abanar. Faz isso com uma seringa grande com um tubinho na ponta (tipo ponta de mangueira das bombas de ar). Eu não uso azul de metileno e tenho taxas de sucesso perto dos 100%.

 

Depois vai renovando a água e deixa a pedra difusora por forma que os alevins não andem a "voar" pelo aquário. É bom que fiquem no fundo. Água a 28º é uma boa temperatura desde que venha a temperatura similar do aquário principal.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Já tentei deixar com os pais mas não corre bem... Eles comem tudo, mesmo deixando a luz acesa durante a noite e separo-os dos outros com uma rede.

Em termos de parâmetros, o ph está nos 6,8. Que mais parâmetros acha que deva verificar?

 

 

Obrigada.

 

Raquel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Separar com uma rede não chega. Melhor mesmo é um aqua para os pais sozinhos.

Já consegui tirar escalares nascidos no comunitário (450/500L), mas os pais eram os mais agressivos de todos e super protectores mas tbm só consegui tirar 7 ou 8 alevins. Os pais conseguiram protegê-los dos outros escalares durante 3 semanas. Mas depois tiveram que ser mudados para um aqua de crescimento.

 

Os pais nessa postura conseguiram matar vários outros peixes incluido escalares.

 

Da experiencia que tive, bons casais protegem os filhos, mas se não conseguem proteger, comem todos os filhos e mesmo os ovos que caiem ou os fungados.

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, posturas de 200 a 400 são normais em casais saudáveis.

Safar 75% também é normal.

 

Agora ter paciência para contar 300 micro peixes... e que é obra! :fart004::smile2:

 

 

PauloA :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais