Opiniões para uma aplicação de Aquariofilia


Recommended Posts

Eu estive a investigar aplicações para computador de aquariofilia, e deparei-me com muitas desactualizadas, ou que desistiram do projecto, que não existe em português ou ingles, etc.

 

E fiquei interessado em desenvolver tal aplicação, por isso vim aqui, pedir-vos a vossa ajuda. Ajuda claro, em opiniões, sobre o conteúdo que gostariam que ele tivesse. Estou a pensar faze-lo o mais completo possivel, desde fichas individuais para os vossos aquarios, sobre que fauna, flora, etc. Até mesmo uma pequena enciclopedia. Isto são claro são ideias.

 

Mas preciso da vossa ajuda, vossa opinião, do que gostariam que estivesse, ou que a aplicação fosse capaz de fazer. Os meus conhecimentos ainda são limitados na area de aquariofilia, por isso não sei todos os pormenores mais especificos.

 

Não tenham vergonha de dizer o que vos vai a cabeça, tenho comigo todas as ferramentas para concretizar só preciso de saber o quê.

 

Claro que no final, irei disponibilizar aqui o resultado final, para que toda a gente possa beneficiar, do que foi o trabalho de todos.

 

Obrigado,

Gonçalo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gonçalo!!!

 

Acho um excelente ideia, e podes colocar bastante informação dentro.

 

Vou deixar a minha opinião, breve, se bem que poderia colocar muito mais, que ideias não faltam...

 

Peixes: dividi-los em peixes de água doce e salgada, e quente e fria, enumerar as diferentes espécies para cada grupo, associando as suas características, comportamentos comuns, alimentação, etc

Flora e restantes fauna faria a mesma coisa, sempre dividindo nesses grupos....( faz uma boa aposta em camarões, caracóis, e etc, porque falta informação nessa área)

Doenças: Enumera-las com as suas características, e modo de identifica-las, tratamento e medicação, e poderias associas a cada espécie as doenças mais comuns...

Equipamentos: características, funções, etc

Modos de Procedimento de manutenção e tratamento de aquários...

Associar os dois pontos anteriores com a fauna e flora, por exemplo: um aquário de água quente doce, como deve ser constituído e seu modo de manutenção, que espécies lá colocar e decoração, tendo em conta as dimensões dos aquários com as dimensões da fauna e flora.

Outro ponto, na fauna e flora, e que sinto que falta informação, mesmo em certas lojas, é que conjugação de espécies podemos fazer em aquários. por exemplo, não devemos colocar uma piranha com guppy's, porque senão adeus guppy's, ou então, os kinguios comem muitas vezes as plantas nos aquários... por aí...

 

Ainda falta muita coisa

Mas espero que sirva de algo a opinião

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo esse tipo de opiniões que quero, mencionaste coisas que nem pensei e de muita utilidade. Muito obrigado!

 

No entanto não deixem de vir, tomaremos isto como um brainstorming geral. Quero fazer esta aplicação o mais completa possivel, a fim de satisfazer o maior numero de pessoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estou em processo de planificação, a estudar as diversas opções. Apesar de desejar que houvesse mais opiniões, a fim de a fazer o mais completo possível. Mas tendo as minhas ideias juntamente com as tuas, vai ser algo engraçado.

 

Estou bastante entusiasmando com este projecto, vamos ver como é o resultado final ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho uma excelente ideia! Já me deparei muitas vezes com aplicações muito desactualizadas e parece que quando alguém tem uma ideia por estas bandas da aquariofilia começa em força e por alguma razão não chega ao fim do projecto. Espero sinceramente que este não seja mais um caso desses.

O Tiago falou em tudo... de momento não estou a ver mais nada.

Uma coisa que talvez fosse importante fazer referência: listagem de grupos, associações, etc., relacionados com aquariofilia bem como criadores nacionais, ou seja, uma forma de tornar mais fácil o contacto para compras, trocas....

 

Força com essa aplicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sem dúvida um conceito interessante, sendo que nos dias de hoje uma componente para dispositivos móveis fará todo o sentido.

 

Penso que não será tão importante criar o conteúdo, mas sim aproveitar o que já existe online e ser dinâmico. Por exemplo, tens fichas de peixes no fórum, na wikipedia e em sites próprios de aquariofilia estilo wiki. Tens o rss do calendário de eventos do fórum que podes importar, tens funcionalidades cross tipo galeria de imagens, calendário, imagens de desktop, partilha nas redes sociais...

 

Julgo que os projectos anteriores não vingaram devido à falta de disponibilidade dos autores em levar o projecto para a frente. Nós no fórum estamos a tentar desenvolver uma aplicação para dispositivos móveis e os custos são bastante elevados, pois para fazer algo que seja utilizado ao longo do tempo e por várias pessoas, é preciso tornar a aplicação relevante, actualizada, interactiva e uma mais-valia.

 

Por isso desejo o maior dos sucessos para o projecto e no que pudermos ajudar, dentro das nossas limitações, cá estaremos.

 

Obrigado e parabéns pela iniciativa,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

sou muito amador nestas andanças mas bastante interessado e cada dia mais, tenho um pequeno aquário mas estou a tentar preparar uma "coisa em grande" depois darei a conhecer no futuro, mas quanto ao que interessa deste tópico, este tipo de aplicação também me interessa bastante pois gosto de ter tudo muito bem controlado, queria sugerir que a aplicação tivesse um espaço onde se pudesse registar todos os resultados que se obtêm dos vários teste que se faz para pudermos elaborar uns gráficos para servir de comparação e também uma pequena base de dados com varias lojas online para quem tem alguma dificuldade em ir a lojas da especialidade devido a sua localização geográfica.... espero ter ajudado....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Peço desculpa, mas tive ocupado com uns trabalhos.

 

No entanto venho aqui dizer que vou dar inicio ao projecto oficialmente dia 25 :).

 

Irei manter este post actualizado.

 

Muito obrigado a todos

Editado por Gonçalo Faria
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas notícias!

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...que a aplicação tivesse um espaço onde se pudesse registar todos os resultados que se obtêm dos vários teste que se faz para pudermos elaborar uns gráficos para servir de comparação e também uma pequena base de dados com varias lojas online para quem tem alguma dificuldade em ir a lojas da especialidade devido a sua localização geográfica...

 

Era mais ou menos isto que eu vinha escrever...lol

 

Sugeria também se possivel que a aplicação viesse com um calculador de volume e conversor de unidades, por ex.

Uma coisa do género do Aqadvisor seria interessante também.

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais