Ajuda urgente plantas a morrer


Paradoxus

Recommended Posts

Bom dia,

 

Preciso que alguém me ajude urgentemente. Montei o meu aquario recentemente e tenho tido alguns problemas. As plantas estão a ficar amarelas e a morrer. Acontece que o aquário está a ficar com algas, o que penso que não é muito normal quando foi montado à tão pouco tempo. O aquário ainda se encontra a fazer o ciclo de azoto e não sei o que fazer. Deixo aqui uma descrição do mesmo para que alguém me possa ajudar.

 

  • Aquário 160l;
  • Filtro Fluval 305;
  • Lâmpadas flora glo 30W e sun glo 30W;
  • Substrato JBL aquabasis Plus e substrato inerte JBL Manado.
  • Tenho plantadas Cabombas, Eleocharis Parvulla, Pogostemon Helferi, Alternanthera Reineckii Pink Roseafolia
  • Tenho 2 corydoras a fazer o ciclo de azoto.

Ontem fiz os seguintes testes que deixo aqui a baixo. Verifiquei que o valor dos Nitritos está elevadissimo. Sei que durante o ciclo de azoto é normal este valor subir, mas não sei se este valor não será alto demais e que me esteja a provocar a morte das plantas.

  • Temperatura 26º
  • KH - 5 dKh;
  • PH - 7;
  • NH4 - 0 mg/l;
  • NO2 - 1 mg/l;
  • NO3 - 1 mg/l;
  • Fe - <0,02 mg/l

Se me puderem ajudar agradeço, pois não sei mesmo o que fazer.

 

Cumprimentos,

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nitritos s Amónia são consumidos pelas plantas. Quantas mais plantas tiveres no inicio, melhor será para o ciclo. Esse não é o problema.

Tens pouca luz para a litragem, mas em duas semanas (?) comecarem a morrer plantas acho demais.

Presumo que não tenhas CO2 mas não referes se tens substratos fértil e se estás a fertilizar.

Quantas TPAs fizeste neste periodo?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pmgsr,

 

Estou a utilizar CO2, através de uma das soluções caseiras daqui do site.

Quanto ao Substrato fértil é o da JBL aquabasis plus. De momento não estou a colocar nenhum produto para fertelizar.

Ainda não fiz qualquer TPA, segundo o que tenho lido, não é aconselhavel fazer TPAs enquanto se está a fazer o ciclo de azoto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pode ter havido, durante a montagem do aqua, contaminação com algum produto quimico que seja prejudicial às plantas, Tenta fazer uma analize de todos os passos que destes durante a montagem para ver onde poderá ter corrido mal.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pmgsr,

 

Estou a utilizar CO2, através de uma das soluções caseiras daqui do site.

Quanto ao Substrato fértil é o da JBL aquabasis plus. De momento não estou a colocar nenhum produto para fertelizar.

Ainda não fiz qualquer TPA, segundo o que tenho lido, não é aconselhavel fazer TPAs enquanto se está a fazer o ciclo de azoto.

 

Mas queres um plantado ou não? Devias fazer cerca de 3 TPAs semanais.

Como não vi sequer fotos, não te posso garantir que esta "receita" dá para ti, mas saberás ver se quere um "aquário com algumas plantas" ou um "plantado". Depois disso verás como fazes as TPAs.

 

Quantas semanas tem o aquário? É que micros e potassio já não deve existir nada na água. Não sei o que terá esse sub. da JBL mas acredito que seja mais nitratos (e mesmo assim, para o teste que fizeste...).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sei que a minha iluminação não é suficiente para poder fazer um plantado como deve ser, como tal tenho para já algumas plantas. No entanto queria adicionar mais algumas.

Deixo aqui algumas fotos do aquário actualmente.

Montei o aquário fez na sexta-feira 1 semana.

 

http://imageshack.us/photo/my-images/812/img7570ss.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/571/img7569h.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/547/img7572h.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/46/img7571f.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/818/img7562o.jpg/

 

Já agora aproveito para dizer que coloquei na água o Aqua Filter Activ da API e o Aqua pur

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quer dizer que tem apenas 4 dias?

Pode ser simplesmente as plantas a adaptarem-se. Acho cedo para se ver.

Desconhecia esses produtos mas já vi que um é para auxiliar a criação da colónia de bactérias e o outro para tirar o cloro da agua (presumo que só tivesses utilizado no primeiro dia).

 

Tens bomba de ar? Isso contribui para CO2 sair rapidamente da agua e é péssimo para as plantas. Apenas se utiliza em certos aquários onde os peixes realmente precisam. Em plantados podes utilizar apenas a noite (quando as plantas precisam de oxigénio).

De qq forma tb nao acredito que em 4 dias isso seja razão... Mas pode ser.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, só coloquei esses produtos no primeiro dia.

 

Não tenho bomba de ar. Ontem já fiz uma TPA, entretanto um corydora já morreu. :(

 

Tão pouco tempo mas já deve ser Amonia, pelo menos já tinhas nitritos... A outra tb pode vir a ter o mesmo caminho mas com TPA do mal o menos (mas não te descuides).

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Porque e que nao começas por fazer umas trocas de agua para equilibrar os valores de nitrirmos. Dps fertilizas e tentas ajustar os valores dos npk e fé para valores normais? Isto dar te ia um ponto de partida para as plantas se começarem a desenvolver e assim dar menos espaço as plantas. Eu nao consegui ver as fotos. Como são as algas? Pelo aspecto delas as vezes da para saber qual o problema.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Inês,

 

Relativamente aos Nitritos tenho feito TPAs e os valores estão a começar a descer.

 

Quanto às algas, são tipo uns cabelos brancos que estão nas plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Estive a pesquisar aqui no forúm e já percebi que as algas de que falava eram apenas raizes adventicias.

 

Obrigada na mesma pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais