Dúvidas - Novato na aquariofilia


Tarkata

Recommended Posts

Boas,

 

Pretendo comprar um aquário de 60L mas tenho muitos poucos conhecimentos sobre a sua manutenção.

Ainda não sei se vou comprar peixes de água fria ou quente. Gostava de saber se é imprescindível equipamentos como a bomba, o termostato e o filtro. O meu grande problema é mesmo a conta da electricidade :s Se são realmente necessários que equipamentos posso adquirir mantendo um custo mensal baixo?

 

Li bastantes tópicos aqui mas achei alguma dificuldade em encontrar uma resposta directa por isso achei melhor registar-me e perguntar!

 

Cumprimentos,

Tarkata

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tarkata. Benvido ao mundo da aquáriofilia. É bom ver mais um do barreiro - terra de sonho e futuro ;)

 

Vou responder ás tuas perguntas com um pouco de opinião pessoal:

 

Em primeiro lugar, relativamente á escolha entre água fria e quente, a nível de fauna e flora estarás muito mais limitado na fria. A maioria dos peixes disponíveis ficarão enormes em adultos, mais do que um aquário de 60lt pode suportar. Á excepção talvez de uns whiteclouds ou umas beaufortias, tens poucas opções adequadas para água fria, enquanto no mundo de água quente tens toda a amazónia, os grandes lagos africanos, os rios do sudeste asiático, etc. A única diferença está na utilização de um termostato, o que trás uma despesa acrescida mas não é assim nada do outro mundo (isto dito por alguém que está mesmo muito pobre neste momento). O termostato não estará constantemente ligado, será mais no inverno e, se tiveres uma casa relativamente quente, ainda menos.

 

Filtro e termostato são os únicos equipamentos, além da iluminação, que tenho nos meus 3 aquários. Em dois deles nem iluminação tenho porque recebem luz solar. Bomba de ar na maioria dos casos não será necessário.

 

Existem muitos filtros disponíveis por esse mundo fora, alguns com consumos de apenas 3W. Um pequeno filtro interno de 400/500l/h é provavelmente suficiente para esse aquário, irá criar movimentação de água dequada, e será certamente económico. Arranja é umas plantas também, que ajudam com a filtração e não só, e um temporizador para controlar automáticamente o tempo de ligação da luz. Se queres poupar mais qualquer coisa, experimenta desligar da corrente muitos dos electrodomésticos que não utilizas á noite como box's de tv por cabo, televisores e coisas assim, acredita que vais sentir a diferença (eu senti) e compensar pela despesa extra do aquário.

 

Espero ter ajudado qualquer coisa. Cumprimentos.

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tarkata. Benvido ao mundo da aquáriofilia. É bom ver mais um do barreiro - terra de sonho e futuro ;)

 

Vou responder ás tuas perguntas com um pouco de opinião pessoal:

 

Em primeiro lugar, relativamente á escolha entre água fria e quente, a nível de fauna e flora estarás muito mais limitado na fria. A maioria dos peixes disponíveis ficarão enormes em adultos, mais do que um aquário de 60lt pode suportar. Á excepção talvez de uns whiteclouds ou umas beaufortias, tens poucas opções adequadas para água fria, enquanto no mundo de água quente tens toda a amazónia, os grandes lagos africanos, os rios do sudeste asiático, etc. A única diferença está na utilização de um termostato, o que trás uma despesa acrescida mas não é assim nada do outro mundo (isto dito por alguém que está mesmo muito pobre neste momento). O termostato não estará constantemente ligado, será mais no inverno e, se tiveres uma casa relativamente quente, ainda menos.

 

Filtro e termostato são os únicos equipamentos, além da iluminação, que tenho nos meus 3 aquários. Em dois deles nem iluminação tenho porque recebem luz solar. Bomba de ar na maioria dos casos não será necessário.

 

Existem muitos filtros disponíveis por esse mundo fora, alguns com consumos de apenas 3W. Um pequeno filtro interno de 400/500l/h é provavelmente suficiente para esse aquário, irá criar movimentação de água dequada, e será certamente económico. Arranja é umas plantas também, que ajudam com a filtração e não só, e um temporizador para controlar automáticamente o tempo de ligação da luz. Se queres poupar mais qualquer coisa, experimenta desligar da corrente muitos dos electrodomésticos que não utilizas á noite como box's de tv por cabo, televisores e coisas assim, acredita que vais sentir a diferença (eu senti) e compensar pela despesa extra do aquário.

 

Espero ter ajudado qualquer coisa. Cumprimentos.

 

Obrigado pela resposta. Nesse caso vou provavelmente comprar de água quente. E com isto surge então mais umas duvidas:

 

- Posso Colocar Neons junto com peixes de porte maior?

-Tenho várias peças de decoração em ficavam bem no aquário. Que tipo de materiais é mau para a saúde dos peixes?

- A filtragem requer mesmo assim a troca de água semanal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rapaz,

 

Apesar de não ser um xpert em aquariofilia, penso que posso dar uma ajudinha :doofywave:

 

- Posso Colocar Neons junto com peixes de porte maior?

Podes certamente colocar Neons com peixes maiores. Depende é dos peixes de porte maior que queres lá colocar. Tens que escolher peixes que se sintam confortáveis dentro das mesmas gamas de PH e que não se sintam tentados a "petiscar" os Neons. Existe uma tabela de compatibilidade onde podes dar uma vista de olhos e ficar com uma ideia do que deves lá colocar e o que não deves. Essa tabela encontra-se em alguns posts do fórum, é só pesquisares um pouco.

-Tenho várias peças de decoração em ficavam bem no aquário. Que tipo de materiais é mau para a saúde dos peixes?

Neste assunto não posso opinar, por falta de conhecimento.

- A filtragem requer mesmo assim a troca de água semanal?

Pela minha ainda curta experiência na aquariofilia, as TPA (trocas parciais de água) são fundamentais, mesmo com uma boa filtragem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por exemplo , se quiseres por neons com escalar não dá . Primeiro porque os escalares papam os neons ; segundo , um aquário de 60L é pequeno para escalares ...

Que tipo de peças tens ?

Como disse o mteixe , mesmo com uma boa filtragem é aconselhavel fazer TPA ..

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá rapaz,

 

Apesar de não ser um xpert em aquariofilia, penso que posso dar uma ajudinha :doofywave:

 

- Posso Colocar Neons junto com peixes de porte maior?

Podes certamente colocar Neons com peixes maiores. Depende é dos peixes de porte maior que queres lá colocar. Tens que escolher peixes que se sintam confortáveis dentro das mesmas gamas de PH e que não se sintam tentados a "petiscar" os Neons. Existe uma tabela de compatibilidade onde podes dar uma vista de olhos e ficar com uma ideia do que deves lá colocar e o que não deves. Essa tabela encontra-se em alguns posts do fórum, é só pesquisares um pouco.

-Tenho várias peças de decoração em ficavam bem no aquário. Que tipo de materiais é mau para a saúde dos peixes?

Neste assunto não posso opinar, por falta de conhecimento.

- A filtragem requer mesmo assim a troca de água semanal?

Pela minha ainda curta experiência na aquariofilia, as TPA (trocas parciais de água) são fundamentais, mesmo com uma boa filtragem.

Por exemplo , se quiseres por neons com escalar não dá . Primeiro porque os escalares papam os neons ; segundo , um aquário de 60L é pequeno para escalares ...

 

Que tipo de peças tens ?

 

Como disse o mteixe , mesmo com uma boa filtragem é aconselhavel fazer TPA ..

 

São peças muitas vezes compradas nos "trezentos" tirando excepção de uma pedra muito bonita que apanhei na praia quando era pequeno e que guardei estes anos todos... Essa gostava mesmo de a ver no aquário! Sendo uma pedra da natureza penso que não haja problema!

 

As TPA devem ser feitas de quanto em quanto tempo? Semanais basta?

Li algures que para cada centímetro que o peixe tem, lhe deve pertencer X litros de água estou correcto?

Existe algum site com uma lista de peixes para que possa começar a pensar quais colocar? (Peixes de água quente)

 

Peço desculpa o exagero de dúvidas mas queria mesmo fazer as coisas como deve de ser! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As peças , se as lavares bem em água fervida não deve haver problema ...
A única coisa dessas peças , é que muitas vezes não vão dar o ar natural da "natureza" . Mas isso é tudo uma questão de gosto ..

Tens de ter cuidado com as pedras da Natureza . As pedras graniticas tudo bem , mas as calcárias nem pensar !

Uma TPA de 20% / 25% semanalmente chega :)
O que leste é 1 litro por cada cm de peixe adulto...

Listas existem , é uma questão de pesquisares no fórum

Logo-Glazed-Nature.png Segue-me no Instagram: @glazed.nature

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tarkata

 

Lei aqui no Forum o Ciclo do Azoto,como o deves fazer

e o tempo que demora,para a aquárofilia deves ter muita

calma,e saber esperar,para se fazer as coisas como deve

ser,mesmo a sim por vezes fazemos borrada,mas com os

erros tbm se aprende,boa sorte.

 

Cumps: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Relativamente a peças decorativas, tem apenas atenção se não têm arestas vivas.. para evitar que os peixes se cortem e abram feridas, pois há algumas espécies mais nervosas que quando se assustam são um pouco "nabas" e atropelam o que lhes aparece pela frente. :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já recebi o aquário (50x35x35 = 60 Litros) vou amanha comprar equipamento. Preciso de alguma informação vital para fazer as escolhas certas!

 

1º - Devo comprar um termostato com quantos W?

2ª - Devo comprar um filtro de quantos W?

3º - Relativamente aos testes da agua, que devo comprar para fazer os mesmos e quanto custa?

4º - Não vou comprar bomba, logo quantas plantas devo comprar para criarem oxigenação suficiente para um aquário de 60L?

5º - Quero criar um aquário de peixes pequenos (Neons, Guppys, etc). Visto que não tenho um enorme conhecimento relativamente a espécies, quais são os peixes mais comuns de pequenas dimensões que posso juntar em comunidade e em que quantidades de cada espécie devo adquirir?

6º - Se existir alguma coisa necessário que não tenha incluído nesta lista, por favor, avisem!

 

Cumprimentos,

Tarkata

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, vamos lá ver se consigo responder às tuas perguntas...

 

1- Termostato de 100W chega-te bem ;)

 

2- O filtro, se conseguires um externo melhor... Eu digo isto mas uso um interno, é mais por questões de preço... Os externos são mais caros, mas são muito melhores, e para além disso os internos roubam-te um grande espaço do aquário... Mas um filtro que te faça uma filtração de 400-500L/H está bom ;)

 

3- Sim, deves comprar os testes... Sinceramente não sei bem o preço dos testes, mas são um pouco puxado para o que são.. Parecem só uns testes sem qualquer importancia, mas aquele normais de fitas que medem o pH, NO2, NO3, Kh, Gh e bla bla, são uns 20€...

 

4- A oxigenação é feita pelo filtro... Mas sim, deves de ter plantas, tens que comprar um substrato fertil e uns fertelizantes para as plantas.

 

5- Podes por guppys, neons, bebados, corydoras, mollys, espadas.... Não sou a pessoa mais indicada para te falar disso agora, mas esses são os principais, de certeza que ha mais uns quantos que podes por :)

Os neons mete no minimo uns 5... Os guppys deves meter 2 fêmeas para cada macho que tiveres no aquário. Corydoras também são peixes de cardume, devem estar pelo menos uns 4 da mesma espécie juntos.

 

6- Qualquer uma destas questões podes perguntar a quem estiver a atender na loja... Quem estiver lá a atender certamente que te pode ajudar com qualquer uma destas questões.

 

Prepara já uns 200€ aí de lado... Vais gastar perto disso :S

 

Vai dando noticias ;)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tarkata =)

Antes de mais bem vindo a este mundo =)

Em relação a algumas das tuas duvidas:

Como montar um aquario para principiantes:

Primeiro ponto:
Que aparelhos precisas para o teu aquario:

Filtro e Termostacto:

Filtro: algo que faça 10x a litragem do aquario normalmente é mais que suficiente. (ou seja no teu caso 600l/h)
Externos são sempre melhores que internos pois são mais faceis de limpar, teem mais espaço de filtragem, mais força, são mais regulaveis, não ocupam tanto espaço no aquario.
Contrapartida, são mais caros... mas valem o preço varias vezes em relação aos outros.

Termostacto: 100w serve te bem, mas com 75w tambem consegues apesar de que ele pode estar em, esforço durante mais tempo.

Luz:
Não é essencial... Para o que queres basta algo que te permita ver os peixes, caso queiras plantas de manutenção mais elevada aconselho teres por volta de 30w (0.5w/l).

 

Isto é o Basico. não precisas de bomba de ar em 99% dos casos.

Outras coisas que dão geito:
Termometro (essencial)
Rede para peixes.

Testes:
O de Ph é essencial e é o que vais uzar mais.
O de amonia dá bastante geito e o de nitritos tambem, mas passas bem sem eles, o resto para já não precisas.

Segundo ponto:
"Hardscape" (ou para não parcer tão pomposo, decoração :) )

Deves ter um substracto inerte (pode ser Areão de rio, areão de basalto, pedrinhas coloridas de vidro etc... ou substractos proprios como o JBL Manado ou Akadama)
Desde que seja apropriado para aquarios n tens grandes problemas, eu prefiro usar areões escuros ou substractos proprios (tenho jbl manado e areão basalto negro nos meus aquarios).

Se quiseres plantas de maior manutenção aconselho um substracto fertil por baixo do inerte, (se queres plantas para principiante não precisas de nada disso =) )

Depois podes colocar uma variedade de coisas, desde troncos a pedras ou decoração artificial, gostos são gostos.
Tem é atenção que nem todas as coisas são boas, troncos resinosos e certas madeiras é um NÂO total, é toxico.
Algumas pedras como os calcarios sobem te o PH.
Alguns objectos libertam toxicos quando na agua como tintas ou outros.

Ha plantas de plastico mas é preferivel as naturais em 90% dos casos.

Terceiro:
Fauna e Flora

Com 60 litros já podes fazer muita coisa engraçada.
No meu gosto pessoal podes colocar:
Perto de 8 neons
6 Corydoras
2 Ottocinclus (aconselho estes se preferires tornar o teu aquario o mais natural possivel mas são totalmente dispensaveis)
Um casal de Microgeophagus Ramirezi

Desde que não ultrapasses a regra do 1cm de peixe por litro geralmente não tens problemas.

 

 

Em relação a plantas, podes colocar uma diversidade enorme de plantas de baixa manutenção.
Não precisas de Fertelização nem grandes luzes todas xpto nem nada, so um bocadinho de luz e agua e elas safam se bem.
Aqui tens uma lista de algumas.
Pessoalmente aconselho musgo de java, anubias nanas e fetos de java =)

Conselho final, lê duas vezes, pensa 3, compra uma e nunca faças coisas por impulso ou não compres nada sem saber o que é ou o que faz.
Este conselho é particularmente valido em relação a peixes, se não sabes o que é, o que come, quanto cresce, os parametros da agua para ele etc... Não compres.

Planeia, Lê, Disfruta =)


É um Post enorme mas espero ter ajudado =)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas resposta.

 

Fui então comprar os equipamentos e adquiri os seguintes:

 

Manutenção do aquário:

 

Filtro: Sera fil 120

Termostato: Sera 75W

Termometro

 

Analise e tratamento da água:

 

- Sera ph test

- Toxivec (supostamente elimina o cloro nitrito e amónio)

- Bio Nitrivec (supostamente adiciona bactérias)

 

comprei também plantas de plástico, areia e uma peça de decoração.

 

Dúvidas:

 

1º- O filtro está todo submerso (incluindo o tubo), tenho o aquário no meu quarto, e assim não faz barulho. Isto cria tão pouco oxigénio que seria fatal para futuros hospedes?

2º- Este mesmo filtro veio com um pequeno tubo que supostamente vai do tubo principal do filtro até à superfície. Isto serve para transportar oxigénio suponho. isso aumenta muito o barulho?

3º- Devido a estes produtos de tratamento de agua disseram-me que daqui a uma semana já posso por um peixe. Devo proceder desse modo?

 

28032013359_zps5500e6ac.jpg

 

Fica aqui uma foto do mesmo (desculpei a má qualidade). Está com essa cor desde que puz os produtos indicados em cima.

Editado por Tarkata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo nome do filtro... Isso quer dizer que ele faz 120 L/H?

 

Quanto à decoração... Isso vai no gosto de cada um, mas para aquários de água quente, eu aconselho plantas verdadeiras mesmo... Mesmo na loja disseram-me que não devia de meter lá esses "plásticos" num aquário de água quente, também não sei se é verdade ou não, foi o que me disseram na loja... Mas mesmo assim, eu acho que plantas verdadeiras é mais fiável.

 

Visto que não tens substrato fértil, aí só deves de aguentar plantas de baixa manutenção, talvez umas anubias ou assim...

Ficas aqui com uma lista de plantas de baixa manutençao caso estejas interessado:

 

http://www.tropica.com/en/plants/difficulty/easy.aspx

 

Provavelmente precisarás é de um liquido para fertilizar as plantas.

 

 

 

Dúvidas:

1º- O filtro está todo submerso (incluindo o tubo), tenho o aquário no meu quarto, e assim não faz barulho. Isto cria tão pouco oxigénio que seria fatal para futuros hospedes?

2º- Este mesmo filtro veio com um pequeno tubo que supostamente vai do tubo principal do filtro até à superfície. Isto serve para transportar oxigénio suponho. isso aumenta muito o barulho?

3º- Devido a estes produtos de tratamento de agua disseram-me que daqui a uma semana já posso por um peixe. Devo proceder desse modo?

 

1- Pelo que estou a ver nesse filtro... Não sei se aquele tubo devia de ficar submerso ou não... Provavelmente não, para a água ser projectada contra a água do aquário e fazer a oxigenação...

 

2- Se o filtro veio com um pequeno tubo que vai do tubo principal do filtro até à supreficie, isso serve para oxigenar... Se isso está assim, provavelmente o tubo principal tem que estar todo submerso (tal como tens agora), e abres um pouco esse tubinho para fazer "bolhas", ou seja, para oxigenar a água. Faz algum barulho sim... Se achas que é incomodo, quando vias dormir "fechas" o tubo, ou baixas a intensidade para fazer menos barulho... Mas assim que acordas tens que ir abrir aquilo.. Não convém ficar desligado, pois isso é para oxigenar a água.

 

3- Se meteste os produtos na quantidade certa, sim.. Daqui a uma semana já podes meter os primeiros peixinhos... O pessoal costuma dizer para começar com corydoras e coisas do género.. Eu não aconselho muito, mas isto sou eu... Provavelmente é o melhor mesmo, é começar com peixes desse tipo, mas eu não aconselho pela seguinte razão..

 

Pelo menos onde eu compro os peixes, corydoras são para cima de 4€... E acho que deves de começar com peixes mais baratos... Porque se o aquário não estiver em condições e os peixes não se aguentarem, vais "chorar" por peixes de 1 ou 2€, e não por corydoras de 4 ou 5€... Mas isto agora é uma opinião minha... Tanto que corydoras são peixes de cardume e tinhas que levar uns 3 no minimo... 4x3 = 12€.. Se o aquário nao estiver em condiçoes (mas em principio está), e acontecer algum azar, essas corydoras não se aguentam e puff... 12€ já lá se foram.

 

Enquanto se meteres 2 ou 3 guppys que são 2€... Perdes 4 ou 6€... É dinheiro claro, mas já é diferente dos 12€ das corydoras. Mas agora também vai depender da fauna que tu queres... Podes nem querer guppys, tens que ver e pensar nisso :P

Mas pronto, isso já depende de cada um... Certamente existe pessoal mais experiente aqui no forum para te aconselhar melhor :)

 

Já pensaste na fauna que queres?

 

Ah! E quando meteres peixes novos, agora de inicio, nunca metas em grande quantidade... Metes 2 ou 3... Aguentas aí uma semaninha com os peixes lá dentro a ver como é que se comportam, e se estiver tudo bem, metes mais 2 ou 3,,, E esperas mais uns dias. Se veres que está tudo normal, a partir daí o que vier à rede é peixe (calma hehe, tens que ver a fauna que tens, e ver as compatibilidades com os peixes que tens e/ou ainda queres).

 

Quanta à água turva... Sim... É normal. Isso agora com o tempo vai ao sitio. Fica-te aí uns dias turvo, mas isso vai ao sitio.

Se passado uma semana ainda estiver muito turvo, mudas aí 10% da água e tá bom. Isso vai ao sitio, não te preocupes.

 

Pronto, acho que está tudo... Espero não ter dito asneiras por aí, se disse é bom que algum membro mais experiente me venha corrigir :P

Se houve alguma coisa que não percebeste, pergunta que eu esclareço melhor da melhor forma que conseguir :)

 

Boa sorte, e vai dando noticias ;)

Editado por ARodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo nome do filtro... Isso quer dizer que ele faz 120 L/H?

 

 

1- Pelo que estou a ver nesse filtro... Não sei se aquele tubo devia de ficar submerso ou não... Provavelmente não, para a água ser projectada contra a água do aquário e fazer a oxigenação...

 

2- Se o filtro veio com um pequeno tubo que vai do tubo principal do filtro até à supreficie, isso serve para oxigenar... Se isso está assim, provavelmente o tubo principal tem que estar todo submerso (tal como tens agora), e abres um pouco esse tubinho para fazer "bolhas", ou seja, para oxigenar a água. Faz algum barulho sim... Se achas que é incomodo, quando vias dormir "fechas" o tubo, ou baixas a intensidade para fazer menos barulho... Mas assim que acordas tens que ir abrir aquilo.. Não convém ficar desligado, pois isso é para oxigenar a água.

 

Obrigado pelo post. 700L/Hora ;)

Alguém me pode confirmar as respostas 1º e 2º? com urgencia pfv ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se são 700L/H tá mais que bom :D

 

E sim, é melhor esperar pela confirmação dessas 2 perguntas respostas ;)

 

Esse tubo que falas na tua 2º questão, é um tubo normal, transparente, com a ponta preta? que roda na pontinha?

E se abrires faz bolhinhas dentro de agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se são 700L/H tá mais que bom :D

 

E sim, é melhor esperar pela confirmação dessas 2 perguntas respostas ;)

 

Esse tubo que falas na tua 2º questão, é um tubo normal, transparente, com a ponta preta? que roda na pontinha?

E se abrires faz bolhinhas dentro de agua?

sim um transparente. não sei se roda ou faz bolhinhas porque não cheguei a colocar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete-o no respetivo sitio e testa isso.

 

Vê se faz bolhinhas dentro de água e se roda na ponta. Se rodar serve para abrir ou fechar mais, para mandar oxigenio com mais ou menos intensidade...

Mete isso e experimenta :) Se for o que estou a pensar, podes ter isso tudo submerso e metes o tubinho a puxar-te oxigenio :)

 

Faz algum barulho, mas à noite baixas a intensidade, e de manhã abres isso para oxigenar a água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai colocando alguma comida na agua (pouca) para criares uma fonte de amonia para alimentares as bacterias e para começares o ciclo .
Se apontares a flauta do filtro (tubo preto com furinhos) para a supreficie da agua e existir movimentação da superficie não precisas de colocar o tubinho.
Podes submergir tudo.

Aconselho te colocar algumas plantas verdadeiras, as falsas tendem a perder a cor ao fim de algum tempo e vais te fartar delas rapidamente.

Se colocares Anubias musgo de java ou fetos de java não precisas de fertilizante nenhum e fica muito mais bonito

Coloca o termometro mais ha superficie e no canto mais afastado do aquecedor =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai colocando alguma comida na agua (pouca) para criares uma fonte de amonia para alimentares as bacterias e para começares o ciclo .

Se apontares a flauta do filtro (tubo preto com furinhos) para a supreficie da agua e existir movimentação da superficie não precisas de colocar o tubinho.

Podes submergir tudo.

 

Aconselho te colocar algumas plantas verdadeiras, as falsas tendem a perder a cor ao fim de algum tempo e vais te fartar delas rapidamente.

 

Se colocares Anubias musgo de java ou fetos de java não precisas de fertilizante nenhum e fica muito mais bonito

 

Coloca o termometro mais ha superficie e no canto mais afastado do aquecedor =)

eu tenho o tubo apontado para baixo mas cria uma movimentação à superficie na mesma ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o tubo apontado para baixo mas cria uma movimentação à superficie na mesma ;)

Exprimenta apontar para fazer mais turbulencia na superficie =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tarkata desculpa mas ao ler o teu tópico, houve uma cena que me assustou claramente... Tencionas por no aquário, peças compradas nos "trezentos"??? Eu não arriscava... A qualidade desse material, certamente não será a melhor e irá degradar-se dentro de agua senão foi feita para esse propósito...

Cmps

Bruno Inacio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exprimenta apontar para fazer mais turbulencia na superficie =)

 

Já o fiz e já tem mais alguma turbulência apesar de não criar muito oxigénio na mesma.

Tarkata desculpa mas ao ler o teu tópico, houve uma cena que me assustou claramente... Tencionas por no aquário, peças compradas nos "trezentos"??? Eu não arriscava... A qualidade desse material, certamente não será a melhor e irá degradar-se dentro de agua senão foi feita para esse propósito...

Já tinha tirado essa ideia da cabeça. Também não queria arriscar muito.

 

Fiz hoje algumas alterações ao aquário (a primeira e ultima). Ontem não o tinha montado como queria. Adicionei uma pedra vulcânica e algumas muito pequenas plantas de plástico. Coloquei também papel de fundo azul escuro! Aqui fica um video:

 

http://www.youtube.com/watch?v=x51HZQBd4nk

Editado por Tarkata
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Gostava de subscrever aquilo que foi dito pelos outros membros. Só quero acrescentar três coisas:

 

Muita calma na escolha dos peixes! 60lt não dá para grandes aventuras, e um aquário comunitário é algo que requer muita pesquisa e reflexão. Aconselho vivamente a começar apenas com uma espécie, ou duas no máximo, e que ocupem áreas diferentes no aquário. Como por exemplo um cardume de 8-10 cardinais e uns camarões (neocaridina ou babaulti) para o nível do solo. É mais do que suficiente, será pacífico, os peixes sentem-se bem e isso nota-se no seu comportamento e nas suas cores.

 

Ah, e livra-te dessas plantas artificiais e enfia aí umas anúbias, que não dão trabalho rigorosamente nenhum, nem precisas de substrato fértil para elas, aguentam-se com níveis patéticos de luz e fazem muita coisa boa pela água e pelos animais. Se um dia quiseres a gente combina e dou-te uma ou duas anúbias pequenas.

 

Esse tubo transparente é um sistema venturi, que ajuda a oxigenar a água, mas como tens a flauta do filtro a projectar a água junto á superfície (convém apontar +/- para a frente e não para baixo), o que facilita a entrada de oxigénio na água, honestamente, acho um pouco desnecessário. Como faz barulho com as bolhas, o melhor é não meter mesmo.

 

Boa sorte com o projecto. E lembra-te sempre, a calma e a paciência dão os seus frutos.

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.