Discu doente help


mtrsomar

Recommended Posts

Boas

Tenho um discu desde hoje de manha parado no mesmo sitio no aquário, a respiração esta bastante lenta e nem sempre é regular, esta completamente apático, apesar de continuar com as barbatanas abertas (mas um pouco mais fechadas que o normal) parece-me que esta a ficar um pouco escuro e também esta ligeiramente de lado.

É que tirando este comportamento estranho esta impecável..

Alguém se pode aconselhar o que devo fazer s.f.f.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

le isto e ve se e o que se passa com o teu bichinho.

 

Doenças das guelras

 

Podem ser certo tipo de parasitas (gill flukes), bactérias ou fungos. Causadores de infecções nas guelras, evitam muitas vezes que o peixe absorva a quantidade de oxigénio necessária. A respiração fica muito acelerada, o corpo assume uma coloração escura, o peixe roça a parte das guelras em objectos no aquário. Pode nadar de lado e disparar em corrida pelo aquário sem razão aparente. Em casos mais extremos uma das guelras pode fechar.

Os medicamentos utilizados no tratamento deste tipo de doenças são o flubendazole e o praziquantel. No caso de se suspeitar de agentes bateríamos pode utilizar-se um antibiótico de largo espectro como a tetraciclina. Atenção que nalgumas destas doenças, um aumento da temperatura pode ser prejudicial.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

na minha opiniao esse peixe esta com sintomas tipicos de parazitas intestinais talvez ja associados a uma enfecçao bacteriana, para mim era começar ja com metronidazol ou seja flagys na agua e na comida e niforpirinol ou seja bactopur direct na agua.

 

tens reparado nas fezes dele?estao boas?

 

em relaçao a opiniao do amigo luis piu n esta mt do meu agrado pois o teu discu n tem respiraçao ofegante e pela tua descriçao ele n se tenta coçar e nem fecha operculos.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim podes misturar falgys que e metronidazol com niforpirinol que e o nosso tao conhecido bactopur direct. Li que posia e deveria ser feito num livro de um ictiologista chamado bassler e eu proprio ja o fiz com optimos resultados.

 

abraços

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sim podes misturar falgys que e metronidazol com niforpirinol que e o nosso tao conhecido bactopur direct. Li que posia e deveria ser feito num livro de um ictiologista chamado bassler e eu proprio ja o fiz com optimos resultados.

 

abraços

 

Boas, desde já obrigada pelas dicas

Já estou a aplicar o flagyl e pelo que parece com resultados a vista o discu ainda não come mas já se apresenta com um optimo aspecto, melhorou a cor e mantem as barbatanas completamente abertas, amanha vou comprar o bactopur direct, a minha duvida é a dosagem no caso de usar os medicamentos em conjunto, mantenho a indicada para o bactopur ?? eu do flagyl estou a aplicar 1 comp. para 40L agua, com nova aplicação pasado +/- 10/12 horas e uma muda de 25% agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amanha vou comprar o bactopur direct, a minha duvida é a dosagem no caso de usar os medicamentos em conjunto, mantenho a indicada para o bactopur ?? eu do flagyl estou a aplicar 1 comp. para 40L agua, com nova aplicação pasado +/- 10/12 horas e uma muda de 25% agua.

Podes usar os dois. A dosagem do direct pode ser a indicada na embalagem.

Talvez fosse melhor trocares mais água. Depois disso adicionas novamente os medicamentos.

Com a aplicação do Direct podes vir a ter picos de amônia/nitritos.

 

Na minha opinião:

o discu ainda não come mas já se apresenta com um optimo aspecto, melhorou a cor e mantem as barbatanas completamente abertas

Deixou de estar de lado? Procura sinais de nas barbatanas de possíveis infecções bacterianas (normalmente o desfazer das mesmas).

Se fosse eu ainda não aplicava o Direct. Mantinha apenas o tratamento com o Flagyl.

De qualquer maneira, se quiseres podes usar o Direct. Não vai fazer mal nenhum.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixou de estar de lado?  Procura sinais de nas barbatanas de possíveis infecções bacterianas (normalmente o desfazer das mesmas).

Se fosse eu ainda não aplicava o Direct. Mantinha apenas o tratamento com o Flagyl.

De qualquer maneira, se quiseres podes usar o Direct. Não vai fazer mal nenhum.

 

Boas Nuno

Sim já não anda de lado e inclusive deixou de estar no fundo para se movimentar pelo aqua, não encontro sinais de infecções bacterianas no peixe, pelo menos de manha que foi a ultima vez que o observei, só vou voltar a casa por volta das 16.30 para nova muda de agua e adicionar nova dose de medicamento, tou tentar que como tambem.

 

Obrigado a todos pelas dicas :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais