Ajuda com algas


jtsoares1

Recommended Posts

Boa noite,

 

Ha já uns meses que tenho tido uma praga de algas no aquario. Agradeço desde já as vossas sugestões e ajudas para resolver este problema.

Deixo em baixo toda a informação que me lembro e penso que possa ser importante para vos ajudar a me ajudarem.

 

 

Parâmetros do aquário:

 

Litragem: cerca de 240L, 120x50x45, da aquaatlantis.

Iluminaçao: 3x54w, ligados 6 horas

Kit CO2 da TMC a 1 bolha por segundo

Filtragem: 2250l/hora em 2 filtros da eheim. 2217 e um professional 3

Substrato: JBL manado

Fertilização: 25ml semanal da Tropica Plant Growth

 

Parâmetros da agua:

Temperatura a 28 graus, pH 7.2, nitritos e nitratos a zero.

1 TPA ao fim de semana de 50L mais 1 TPA a meio da semana de 20L

 

Fauna:

6 discus juvenis entro os 8cm e os 14cm

5 rasboras arlequim

1 octocinclus

1 corydora sterbai

Helenas e ampularias douradas.

 

Flora:

hygrophila polysperma

Rotala rotundifolia

Ludwigia repens "rubin"
Limnophila sessiflora

Nymphaea lotus

Heteranthera zosterifolia

Blyxa Japonica

 

Deixo uma foto da panoramica geral do aquario:

img2325y.jpg

 

Foto dos buracos na lotus:

img2326qc.jpg

 

Fotos das algas:

img2327br.jpg

img2328vn.jpg

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

falta de CO2. 1bps num 240l é muito pouco.

 

Eu tenho um 96l brutos e tenho 3bps.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Peço desculpa por so agora ter visto as vossas respostas, mas agradeço desde já as vossas sugestoes.

Irei rever com mais atenção a questão do CO2 e talvez meter mais uns ottos. Não são faceis de achar.

 

Mais alguma sugestao?

 

Tenho mesmo a maioria das folhas já meias a desfazerem-se com as algas, aprodrecendo.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há 2 coisas que tens de compreender.

Aquilo que pareces ter no teu aquário é uma alga do tipio BBA.

 

Essas algas manifestan-se quando o CO2 é insuficiente e sobretudo tem níveis fluctuantes ao longo do fotoperiodo.

Sem atingires concentrações de 25-30 ppm's de CO2, não conseguirás irradicar essa alga.

 

Segundo: peixes alguívoros não são solução para irradicação de NENHUMA ALGA.

As algas solucionam-se controlando a CAUSA da alga, ou seja, o desiquilibrio que está na base do seu aparecimento.

A fauna alguívora é util na manutenção de um aquário livre de algas. Agora acho ridículo pensar em comprar peixes para se exterminar algas. Ineficaz e caro.

 

Lembra-te que as BBA são algas más.

As BBA desenvolvem-se nas folhas das plantas, cobrindo as mesmas com uma densa camada >>>>> impedem as plantas de fazer a fotossíntese e dessa forma, consumir nutrientes >>>>> aumento dos nutrientes e deseiquilibrios na coluna de água >>>>> mais algas ainda... até que as tuas plantas vão acabar por morrer.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente a minha concentração de CO2 é efectivamente baixa, e somente durante o fotoperiodo.

Por outro lado tenho sempre ligado a bomba de ar, o que é contraditorio com o CO2, mas tive uma má experiencia, quando alternei as horas da bomba de ar por forma a não coincidirem com as de CO2, e o resultado foi os discus à tona de agua para respirarem.

 

Outro factor que me indica que algo não está bem, é o facto de 15 em 15 dias ter as paredes do aquario a necessitarem de ser esfregadas...

 

Irei tentar subir gradualmente a concentração de CO2.

 

Agradecido pela explicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-me só dizer-te duas coisas.

 

Em primeiro lugar nunca tive discus. No início não gostava nada. Metem medo.

Mas depois de começar a ver uns layouts de 300-400L, bem plantados e com discus... digo: é o melhor peixe para se ter num plantado a sério.

Aliás, o FAAO tem um layout de >200l com uns discos e tá qualquer coisa. Quanto ao CO2... ou é correcto ou vais ter algas. E os discus são peixes sensíeis pelo que dizem.

 

Outra coisa prende-se com as concentrações de CO2 e a respiração dos peixes.

Ainda não tive tempo de estudar a temática da fisiologia respiratória dos peixes. Porém questiono-me: será que os teus discus estão à superficie por excesso de CO2???? ou por falta de O2.

 

É que são coisas diferentes. ambos os gases podem estar dissolvidos na água em diferentes proporções.

Dou-te um exemplo: na outra vez fiz uma espécie de gazimetria à água do meu aquário... e obtive (com CO2 a bombar a sério) concentrações de elevadas (segundo o DC 35-40 ppm's) e uma pressão parcial de 25 mmHg de CO2. Porém, com a correcta agitação da superficie da água e com muito peerling das plantas, tinha uma pressão de O2 de 170 mmHg, ou seja... muito.

 

É que dizendo tu que tens baixas concentrações de CO2.... acho sobretudo que os discos a arfar eram mais pela falta do O2 da bomba de ar, que do excesso de CO2.

 

Não me parece de todo contraditório haver uma bomba de ar em simultâneo com CO2 pressurizado.

São coisas diferentes.

 

Mas isto sou eu a falar baseando-me na minha lógica rudimentar.

Quando pesquisar sobre isto, venho aqui dizer o que encontrei.

Editado por Lucky strike

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aliás... se conseguires estabilizar o plantado do teu aquário... esse disco azul que tens, contrastado com o verde dá um efeito DIVINAL.

 

Aliás... nunca pensei gostar tanto de discos... ainda por cima azuis.

 

São fabulosamente lindos.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A concentração de O2 e CO2 na água são de facto independentes. Quanto à respiração dos animais. Tem tudo a ver com pressões parciais. Se a pressão de CO2 for maior do que de O2 o animal não efectua as trocas gasosas e morre asfixiado. Por outras palavras, quando a quantidade de CO2 é alta em relação à quantidade de O2, a hemoglobina (ou outro dependendo do animal) não liberta o CO2 proveniente da respiração celular e logo não consegue captar o O2.

 

Num plantado, é comum pensar que a bomba de ar é completamente desnecessária. Primeiro porque promove as trocas gasosas ao aumentar a agitação à superfície. O que pelo lado do O2 não é mau, mas estamos a desperdiçar CO2. Por outro lado, num plantado saudável, a quantidade de O2 produzida pelas plantas será, à partida, mais do que suficiente (tendo em conta níveis de CO2 equilibrados, claro está).

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu no teu lugar nao deixava chegar os Nitratos (10 - 20 mg/L) a zero e os Fosfatos (0.5 - 2 mg/L) idem (Arranja um teste de fosfatos). O resto dos nutrientes esse Tropica Plant Growth deve fornecer.

Aumenta a concentração de CO2 e tenta ter pelo menos 20 mg/L. Para testares compra um teste permanente de CO2.

Em termos de iluminação, tens luz um bocado acima da média, mas que lãmpadas tens?

Essa temperatura está a 28 graus (não convem baixares já que tens Discos), altera o metabolismo das plantas, peixes fazendo com requeiram um bocado mais de nutrientes.

Editado por AiresJusto

AquaGranum , NanoLab
"Estou a tentar juntar as nanopeças do conhecimento tentando a omnisciencia, sei que serei impotente"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais