Ottos - morte súbita


Fguimaraes

Recommended Posts

Boas,

 

venho aqui partilhar uma experiecia menos agradável e mesmo inesperada.

 

Há cerca de 2 meses trouxe para o meu aqua 4 ottocinclus affinis e um casal de rams para o meu aqua.

Estava tudo ok até que semana passada morreu um otto e sem sintomas nenhuns de doença ou algo do género. Estranhei mas era o mais pequeno dos 4 e os rams andavam um pouco agressivos pois preparavam-se para a sua primeira postura. Passados 2 dias morreu outro otto e este fim de semana morreram os outros 2 sem sinais de doença ou coisa parecida.

 

Andei a ler e é normal isto acontecer no primeiro mês devido à "ambientação" mas eles andavam bem activos e tinham algas para comer, tanto nos vidros como algumas nas plantas. :s

Quanto aos parâmetros da agua andavam normais, e um bom sinal da qualidade da agua foi a postura dos rams precisamente no fds da morte dos últimos 2 ottos.

 

Partilho isto com vocês mais para tentar saber se o erro foi meu ou é "normal" isto acontecer.

Espero um parecer de alguem mais entendido que eu :)

 

Cumps

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Já li algumas coisas sobre isso é basicamente é "normal" isso acontecer independentemente das condições do teu aquário.

 

Tudo depende essencialmente do método de captura.

Aparentemente os ottocinclus são capturados de forma bastante agressiva o que lhes induz bastante stress.

Muitas vezes chegam à loja vivos, mas na realidade, o processo de sucessivas aclimatizações acaba por mata-los simplesmente.

 

Há relatos de pessoal que tendo uma excelente qualidade de água, os ottos morreram na mesma.

Diz-se que as mortes ocorrem nos primeiros 2-3 meses. Depois disso, os que sobram, podem durar muito tempo.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lucky strike obrigado por fundamentares esta minha dúvida que eu já previa ser precisamente isso ;) vou continuar então com as minhas boas maneiras da aquariofilia ahaha

aqui na rehião onde estou, um dos vendendores confirmou-me exactamente isso.

E até me disse mais.... raramente essa loja tem ottos à venda e quando tem, são poucos. Isso deve-se ao facto de eles muitas vezes virem em más condições, porque durante a caça dos mesmos, são lançadas substãncias para as águas a fim de atordoar os peixes e ser mais fácil captura-los.

inclusivé, muitas vezes chegam algumas centenas á loja e cerca de 80% morre no periodo de quarentena de 4 dias que a loja faz a todos os peixes.

É essa a única razão pela qual não tenho ottos, porque de resto, são talvez dos melhores peixes para ter num comunitário.

 

Agora, pagão 5-7€ por 1 peixe e ter uma forte possibilidade de ele morrer... não vai dar.

www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=212080#entry1222525

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

exactamente. Vê este video e conclui-se que não chegam cá de muito boa saude alem de ser "desumano"

Eu gosto dos ottos porque são muito bons nas limpezas e num plantado como o meu é impensável por plecos ou ancistrus porque acabam por crescer e partem tudo... Mas ottos teem esse grande inconveniente...morte subita

Editado por Fguimaraes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este video deixou-me revoltado com a maneira como foram apanhados, quantos deles terão sobrevivido?

 

Anyway, hoje quando cheguei a casa tinha um otto morto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ottos do vídeo foram apanhados dum riacho na época seca, a maioria morreria por falta de oxigénio ou seria comida por pássaros.

De qualquer modo não é muito bonito não, mas fica sabendo que a maioria dos ottos em venda em Portugal provêm de reprodução em cativeiro.

Comprei 3 há um mês e quase duplicaram de tamanho e andam sempre de barriga redondinha.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um otto que comprei há umas 3 ou 4 semanas...

Vamos ver como é que ele se aguenta. No domingo ele estava muito triste escondido, eu até pensava que era desta que ia morrer... Mas passado um pouco ficou bastante ativo :)

 

Fiz uma TPA e alimentei os peixinhos... E durante o resto da noite e no dia seguinte já andava todo contente a limpar os vidros do aquário e as plantinhas ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais