Substrato


_markes_

Recommended Posts

Boas,

 

Alguém pode sugerir/aconselhar um substrato para um comunitário?

Gostava de trocar o meu , areia de rio não mto grosso...

Estava a pensar em areia branca!algum conselho??

 

Abraços

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silica a longo prazo é desapontante se plantares o aquário em condições. Tende a ficar verde... :ph34r:

 

Para um comunitário, com plantas de fácil e média manutenção aconselho JBL manado. Sem qualquer tipo de areão inerte por cima, apenas e só o manado.

 

A cor é bem natural (castanho avermelhado vivo), foi projectado para durar bastante tempo, é fértil o suficiente para não desperdiçar nutrientes para a água e não necessita de todo de areão inerte. Procura na KoiPark, tens por lá sacas de 15kg a 19€, salvo erro.

 

Para plantas de dificil manutenção a solução mantem-se, mas para plantado completo podes misturar o JBL manado com Ada Aqua Soil-Africana (mesma cor mas um substrato mais completo), tenta ter +kgs de manado que aquasoil.

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Silica a longo prazo é desapontante se plantares o aquário em condições. Tende a ficar verde... :ph34r:

Plantar um aquário com silica? Com que plantas? Não é um bom substracto para tal e por isso é que normalmente o pessoal deixa ficar verde. É um substrato que requer manutenção, mas consegue-se que não fique verde.

 

O JBL manado é bom mas é a alaranjado. Talvez a "nova" formula já não seja, mas a anterior era.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plantar um aquário com silica? Com que plantas? Não é um bom substracto para tal e por isso é que normalmente o pessoal deixa ficar verde. É um substrato que requer manutenção, mas consegue-se que não fique verde.

 

O JBL manado é bom mas é a alaranjado. Talvez a "nova" formula já não seja, mas a anterior era.

"Plantar um aquário com silica?" Sim

 

"Com que plantas?" - Cabombas, ludwigias e mesmo anubias

 

"É um substrato que requer manutenção, mas consegue-se que não fique verde." Dióxido de silício não é substrato, é areão. Nutrientes para a água? Zero. Mas podes fertilizar á mesma, seja com complemento ou liquido. E mesmo que aspires o aquário todos os dias, ao fim de 1 ano ou 2, consoante a luz que tenhas, fica verde.

 

"Talvez a "nova" formula já não seja, mas a anterior era." Continua alaranjado, igual à Ada Aquasoil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Plantar um aquário com silica?" Sim

 

"Com que plantas?" - Cabombas, ludwigias e mesmo anubias

 

"É um substrato que requer manutenção, mas consegue-se que não fique verde." Dióxido de silício não é substrato, é areão. Nutrientes para a água? Zero. Mas podes fertilizar á mesma, seja com complemento ou liquido. E mesmo que aspires o aquário todos os dias, ao fim de 1 ano ou 2, consoante a luz que tenhas, fica verde.

 

"Talvez a "nova" formula já não seja, mas a anterior era." Continua alaranjado, igual à Ada Aquasoil.

Tu plantas anubias em silica?

 

Nós podemos tratar a areia silica como um substracto, embora inerte. Desta forma, não deixa de ser substracto. Podes fertilizar, mas as plantas precisam de um bom areao/substracto para deixar crescer as raizes, e isso nao consegues com silica, muito menos sem os nutrientes. Nem todas as plantas "ingerem" fertilizacao pelas folhas.

 

Fica verde? Eu tive e não ficou, e tive a mesma montagem 2 anos. A questão aqui é como é feita a tua manutenção e se tens o aquário equilibrado. Aliás, tens montes de casos antigos aqui no forum (eu tive ausente muito tempo, só voltei agora mas ainda me lembro da malta Old School) que conseguiram manter Silica Branquinha (não amarela, muito menos verde) durante 1 ano.

 

Eu nunca na vida plantaria nenhuma planta em silica. Esteticamente é bonita, para plantar não.

 

Obviamente que plantas de baixissima manutenção se dão em silica, mas experimenta colocar a mesma planta noutro substracto e verás as diferenças. A silica além de ser inerte tem o problema de ter um granulado demasiado fino, o que torna a formação/crescimento das raizes um processo lento e dificil, o que não é saudável à planta.

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu plantas anubias em silica?

 

Nós podemos tratar a areia silica como um substracto, embora inerte. Desta forma, não deixa de ser substracto. Podes fertilizar, mas as plantas precisam de um bom areao/substracto para deixar crescer as raizes, e isso nao consegues com silica, muito menos sem os nutrientes. Nem todas as plantas "ingerem" fertilizacao pelas folhas.

 

Fica verde? Eu tive e não ficou, e tive a mesma montagem 2 anos. A questão aqui é como é feita a tua manutenção e se tens o aquário equilibrado. Aliás, tens montes de casos antigos aqui no forum (eu tive ausente muito tempo, só voltei agora mas ainda me lembro da malta Old School) que conseguiram manter Silica Branquinha (não amarela, muito menos verde) durante 1 ano.

 

Eu nunca na vida plantaria nenhuma planta em silica. Esteticamente é bonita, para plantar não.

 

Mas qual fertilização pelas folhas, qual carapuça, rapaz. A Ada (não só) tem complementos especificos para aquários de areão inerte, materiais (não liquidos) que persistem ao tempo e dispensam de qualquer fertilizante liquido.

 

Qual aquário equilibrado? Não se trata de parâmetros de água, trata-se simplesmente da interação e tempo de exposição de luz+água+ SiO2...Mantém silica num aquário com rochas apenas durante 3-4 anos e depois falamos. ;)

 

"Tu plantas anubias em silica?" Huh...anubias não se plantam... Atam-se a troncos ou rochas...

 

"Nós podemos tratar a areia silica como um substracto, embora inerte. Desta forma, não deixa de ser substracto." Até a podes tratar por "tu" ou "João" não é substrato de nada.

 

Mas estamos a desviar-nos do tema. Pesquisa pela mistura do manado com aquasoil ou passa pela ADA e escolhe pela palete variada de cores disponiveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belos tempos que este forum teve...

 

O teu tom de arrogante e de sabe tudo não é benéfico para o forum, mas isto são outra conversas.

 

Eu aceito a tua opinião assim como tu devias aceitar a minha, em vez de a ridicularizares. Se entras por esse caminho, dificilmente vais ter uma conversa saudável com quem quer que seja, a não ser que seja uma pessoa que não perceba minimamente do que está a falar contigo e aceite tudo.

 

E vamos ficar por aqui, pelo menos da minha parte.

 

Em relação ao tópico,a minha opinião final: um bom substracto JBL manado ou Aquabasis em conjunto com silica (dependendo da montagem que queiras fazer, por exemplo montagem em Triangulo ou em U fica engraçado com silica).

Editado por Black Dragon

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda, Hoje também tive na aquahobby e já me decidi pelo jbl aquabasis e manado...sábado vi haver trabalho! Sent from my iPad using Tapatalk HD

Fizeste muito bem, boa sorte com a montagem. Depois mostra o trabalho ao pessoal.

 

Abraço

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem acho que fizeste boa opção.

 

Mas futuramente para quem ler este tópico, fica a informação de que manter areia silica durante 3-4 anos num aquario com rochas não vai alterar a tonalidade da areia.

Pode alterar ou não, mas isso tem a ver com o Black Dragon explicou acerca do "aquario equilibrado".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem acho que fizeste boa opção.

 

Mas futuramente para quem ler este tópico, fica a informação de que manter areia silica durante 3-4 anos num aquario com rochas não vai alterar a tonalidade da areia.

Pode alterar ou não, mas isso tem a ver com o Black Dragon explicou acerca do "aquario equilibrado".

Nem mais ;)

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais