Mini Reef - Agora com fotos


ncruz

Recommended Posts

Boas,

 

tinha um projecto para um aquario de 450L mas ficou adiado por um anito. Assim resolvi iniciar na proxima semana o seguinte aqua:

 

Aquario 60x40x30

Especies pretendidas: corais moles (ex: anemona) + alguns peixes

 

Iluminação: Hipotese 1 - 1xhqi 70W - aqui arranjo um bom preço comprando numa casa de electricidade. Que cuidados devo ter na compra, ou compro uma normar e acrescento um filtro UV?

Hipotese 2 - 1x 80 T5

Movimentação:1500l/h

Escumador: RED Sea Air-Lift for 60 ou equivalente

Filtro: Arranjo um fluval 103 (carvão activado) barato, faz sentido ter este filtro?

Areão: 4 cm Argamax

Rocha: 12KG

 

Duranto o ciclo inicial basta ter uma simples lampada flurescente?

 

 

Gostava de concelhos/criticas para comprar o material em falta ainda este Fim de Semana.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminação: Hipotese 1 - 1xhqi 70W - aqui arranjo um bom preço comprando numa casa de electricidade. Que cuidados devo ter na compra, ou compro uma normar e acrescento um filtro UV?
Podes fazer isso e depois comprar uma lâmpada já com UV block e com uma temperatura de cor mais adequada aos corais.
Hipotese 2 - 1x 80 T5

Atenção que estas lâmpadas já são muito compridas. Uma alternativa é colocares várias mais pequenas.

Filtro: Arranjo um fluval 103 (carvão activado) barato, faz sentido ter este filtro?
Só se for para emergências e casos pontuais em que pretendes remover algum químico ou carga orgânica excessiva.
Duranto o ciclo inicial basta ter uma simples lampada flurescente?

Sim, desde que não existam seres vivos dependentes de muita iluminação.

Boa sorte

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Podes adicionar a equipa de limpeza uma semana depois de lá meteres a Rocha Viva. Tens é que providenciar alimento aos gajos.

 

1 par de ermitas

3 nassarius

1 turbo

 

Seria uma boa equipa para o começo.

 

Dá uma vista de olhos no meu antigo sistema que era desse tamanho para teres umas ideias

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=10042

 

Abraço

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito fixe o teu aquario, já tinha tido a oportunidade de o ver, ajudou a decidir avançar com o minireef :D

 

Qual a calha que usas-te? Nunca sentiste a necessidade de alterar a ilumincação por causa dos corais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ncruz.

 

A calha que utilizei foi uma Jebo 2x36 Watts PowerCompact com lâmpadas daylight/actinicas de 10.000k.

 

Tendo em conta os corais que tinha, nunca senti necessidade de mudar. Estas calhas são muito boas para este tipo de sistemas pequenos...

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaram-me de usar rocha sintética a substituir rocha viva.  

 

Qual a vossa opinião?

A melhor possível 8)

 

Tens de ter mais paciência, claro está, até ela se tornar viva, mas saber esperar é uma virtude e em salgados é mais que isso ainda. :lol:

 

Eu colocaria nesse aquário 13 Kg de keramik e 7 Kg de viva.

 

O resto parece-me bem e os mestes que escreveram antes de mim já disseram tudo :shock:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei já conhecem mas anda por aí uma alternativa espectacular e bem melhor na minha opinião à rocha sintética (reefkeramic), chama-se rocha morta e é rocha viva colectada e tratada.

 

No post do Rui Ferreira de Almeida (Oceanário ou talvez não) podem ver essa rocha.

 

Quanto a mim a Reefkeramic em comparação nem para colonizar de algas serve :D ...especialmente com este novo tipo de rocha.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho quase todo o material comprado, só falta mesmo chegar o aquario :D

 

O setup sofreu algumas alterações a nivel de escumador e rocha que espero não vir a arrepender-me.

 

Só falta comprar a rocha viva, estava a pensar em comprar rocha já maturada, alguem quer vender ou sabe de alguem que queira vender cerca de 8kg. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma DSB realmente eficaz, aponta para mais perto do dobro dessa altura. Espero é que tenhas capacidade para povoar bastante bem essa DSB, caso contrário será melhor esquecê-la.

Tens aqui um calculador para saberes a quantidade de areia para a DSB.

http://www.reefcentral.com/calc/SandBed.php

Boa sorte

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda falando em iluminação...

Tal como o ncruz também estou a iniciar-me nos salgados, tenho um aquário de 240l com as seguintes medidas 120*40*50 onde pretendo manter alguns peixitos e uns LPS :arrow: , que tipo de iluminação devo optar?

4x80 t5 (embora não saiba que medida têm nem que balastros precisam estas lâmpadas)???

 

PS-ncruz, desculpa por utilizar o teu post :lol: :D :arrow:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto é o que estou a pensar fazer para o aquario de 60x40x40 usando uma calha de aluminio:

 

calha5mn.jpg

 

Estive a ver os preços das peças em separado e acho que vale a pena arriscar o DIY :D

 

Assim vou arrancar o aquario com uma simples lampada, penso que não vou projudicar o aqua em nada banana rock

 

Comentários ou sugestões da ideia?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

 

em vez de estar aqui a mostrar fotos do aquario já pronto venho aqui colocar um pequeno desabafo :?

 

Tive azar no aquario que comprei ou então à pessoa que comprei, pois chegou com colagens duvidosas e vidros desalinhados e com espaços entre eles :shock:

 

Tenho tentado reforçar o aquario e resolvi seguir em frente mesmo não sendo o aquario que idealizei. Mas devido à falta da resolução do problema por parte do vendedor tenho que arriscar

 

Desculpem o desabafo, mas também pode servir de ajuda/aviso no caso de pensarem comprar aquario nas mesmas condições.

 

Espero que o proximo post (daqui a uma semana) já seja então com as fotos do aqua montado

 

Cumprimentos,

Nuno Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

fianalmente venho partilhar fotos do inicio de vida (longa espero eu :sbSourire ) do meu nanoreef.

 

Aquia está a montagem inicial:

 

p10100012sv.jpg

p10100022kj.jpg

p10100017dx.jpg

p10100041oc.jpg

p10100058ip.jpg

p10100065wc.jpg

 

No dia seguinte, impaciente é claro, fui a correr comprar a rocha viva, e este para já é o aspecto final do aqua:

 

p10100089zz.jpg

p10100078ss.jpg

p10100098oo.jpg

 

Tive que tirar alguam da rocha que já tinha comprado pois já estava achar o aqua muito cheio :icon_cry:

 

Peço os vossos comentários quanto ao aspecto inicial

 

1abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ncruz.

 

Na minha opinião devias tentar dispôr as rochas mais aproximadas do vidro da frente do lado esquerdo e um pouco mais para trás no lado direito.

 

Com esse layout parece-me dificil a colocação de corais em algumas das rochas e não te esqueças que as peças inteiras ou mudas geralmente vêm com rocha viva na base o que às vezes pode ser um problema para os colocar.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, então como sugerido aqui está o novo layout do meu aqua:

 

panoramica7rl.jpg

 

Está fixe assim?

 

Aproveito para mostrar em mais promenor alguns dos "seres vivos" que por cá apareceram:

 

povni4zo.jpg

 

Podem dizer-me do que se trata?

 

1abraço

 

Nuno Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parecem aptasias, mas uma foto melhor tiraria todas as dúvidas. Pode ser também uma sabela e aí não tens de te preocupar...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não me parece ser aiptasias! A do lado direito não é, isso tenho a certeza, mais me parece uma um fan worm, mas a da esquerda não consigo identificar bem, mas também não me parece ser aiptasia! Uma foto melhor seria uma ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, o da direita pelo que me disseram deve ser um espirografo.

 

Os da esquerda tentei tirar uma melhor foto:

 

p10100058py.jpg

 

 

Desculpem tantas duvidas mas também reparei agora nestes tubos:

 

p10100075ja.jpg

Serão worms ou aiptasias?

 

Obrigado,

Nuno Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O que dizes ser tubos, não te preocupes, são fan worms. São pequenos organismos inofensivos! Quando estão com a coroa de fora filtrão a água e extraem alimento, nada de mau.

Quanto ao outro organismo não consigo identificar, a 2ª foto está desfocada e não consigo identificar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

mais uma vez quero partilhar o crescimento do meu nano com o pessoal.

 

Neste momento já tem mais alguma vida (caracois, eremitas, xenias)

 

Vista geral do aqua:

 

geral2xt.jpg

 

Um dos ermitas com uma xenia branca que ainda tem que estar presa com um alfinete: :icon_cry:

 

ermitaxenia3tx.jpg

 

E uma pequena colonia de xenias castanhas:

xenias3nj.jpg

 

 

Como sempre, qualquer critica será bem recebida :sbSourire

 

1abraço,

Nuno Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.