Cianobactérias


eixense

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Tenho uma praga de Cianobactérias num dos meus aquários, já li imensa coisa sobre elas e como as extinguir mas queria que alguém que já tenha passado pelo mesmo partilhe a sua experiência na sua eliminação.

 

Cumprimentos

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tive ciano no meu aquario durante 6 meses.A 1ª coisa que fiz foi o black out de 4 dias com o aquario completamente tapado,passado 2 semanas comecei a ve-las de novo,fiz mais 3 blackouts num espaço de 3 meses mas voltavam sempre.

A seguir usei um anti algas quimico que se diz acabar com elas (algae stop da equo) e realmente matava as ciano quando aplicado localmente mas punha de um lado apareciam noutro e como contem biocide não faz muito bem às plantas.

Chegou uma altura em que tudo estava coberto com cianos e todas as plantas ou estavam mortas ou pra la caminhavam resolvi usar o ESE 500 que é o antibiotico de eritromicina, fiz um tratamento de 5 dias e até hoje passados 3 meses nada de cianos mas tudo tem um preço e as bacterias boas tambem morreram o que fez que houvesse um pico de amonia no aqua e agora as algas são outras :(

Apenas quis deixar aqui o meu testemunho (um novato nestas andanças dos plantados)

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois um anti-algas não faz grande coisa porque as ciano não são algas.

 

quanto ao uso de antibióticos eu sou 100% contra. Não vou voltar a falar da necessidade de reduzirmos o uso de antibióticos no meio ambiente.

 

Os black out resultam. Se as cianos voltam foi porque não resolveste o problema na sua raíz (falta de nitratos, falta de limpeza do aquário, etc.).

 

E há mais.... o antibiótico que usaste matou toda a tua colónia de bactérias. Não foi só as ciano...

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei qual a causa para o aparecimento das cianos mas quando apareceram para alem dos blackouts comecei a fertilizar com nitratos (até ai só fertilizava com micros por não ter nem co2 nem luz forte),aumentei a circulação com uma bomba,liguei mais um filtro e troquei as lampadas usadas por novas mas voltavam sempre.

 

Tinha o aquario completamente verde não sabia o que fazer mais por isso como ultima alternativa usei o antibiótico, que matou tudo o que era bacterias e apesar das tpas não consegui evitar um pico de amónia.Durante o pico o meu peixe mais antigo um Ancistrus sp femea com uns 10 anos morreu debaixo do tronco onde ficava só dei por isso uns dias mais tarde piorando mais a situação.

 

Agora as algas são outras,spirogyra,bba e filamentosas .

 

Não foi minha intenção dar maus conselhos mas sim partilhar a minha aventura com as cianos.

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pela ajuda! Decidi fazer um Black out de 4 dias e as cianos desapareceram todas, agora a duvida com que fiquei é como fertilizo com nitratos?! Tenho de evitar ao máximo fertilizantes e químicos pois o aqua é para colocar camarões.

 

Tinha o aquario completamente verde não sabia o que fazer mais por isso como ultima alternativa usei o antibiótico, que matou tudo o que era bacterias e apesar das tpas não consegui evitar um pico de amónia.Durante o pico o meu peixe mais antigo um Ancistrus sp femea com uns 10 anos morreu debaixo do tronco onde ficava só dei por isso uns dias mais tarde piorando mais a situação.

 

 

Pois o antibiótico mata o bom e o mau, e as bactérias do filtro também morreram, o que fez com que a amónia aumentasse.

 

Cumprimentos

 

Valter Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não sei qual a causa para o aparecimento das cianos mas quando apareceram para alem dos blackouts comecei a fertilizar com nitratos (até ai só fertilizava com micros por não ter nem co2 nem luz forte),aumentei a circulação com uma bomba,liguei mais um filtro e troquei as lampadas usadas por novas mas voltavam sempre.

 

Tinha o aquario completamente verde não sabia o que fazer mais por isso como ultima alternativa usei o antibiótico, que matou tudo o que era bacterias e apesar das tpas não consegui evitar um pico de amónia.Durante o pico o meu peixe mais antigo um Ancistrus sp femea com uns 10 anos morreu debaixo do tronco onde ficava só dei por isso uns dias mais tarde piorando mais a situação.

 

Agora as algas são outras,spirogyra,bba e filamentosas .

 

Não foi minha intenção dar maus conselhos mas sim partilhar a minha aventura com as cianos.

 

Cumps.

 

Um belo exemplo para não usar os antibióticos.

 

 

 

Boas,

 

Obrigado a todos pela ajuda! Decidi fazer um Black out de 4 dias e as cianos desapareceram todas, agora a duvida com que fiquei é como fertilizo com nitratos?! Tenho de evitar ao máximo fertilizantes e químicos pois o aqua é para colocar camarões.

 

Esquece lá isso dos camarões e fertiliza. Arranja um fertilizante completo tipo o TPN+ (agora mudou de nome). Os camarões não vão ter problemas ;)

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais